Pesquisar no blog

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A ARMADURA DE DEUS


Texto Bíblico: Efésios 6: 13-18

“Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo”.
 
Estamos envolvidos em uma luta espiritual, e o grande objetivo dos nossos opositores é abalar nossa confiança em Deus. Eles tentam, de todas as formas, nos desviar do Caminho da Verdade e da Vida, que é Jesus Cristo.

O que se houve ultimamente é que a cada dia que passa está mais difícil viver. Problemas e mais problemas têm desestruturado vidas e famílias, afastando-as de Deus. Temos sido bombardeados pelos nossos oponentes o tempo todo. E eles não brincam em serviço.

Mas Deus já sabia que tudo isso iria acontecer conosco, e então, deixou uma ferramenta para nos protegermos desses terríveis ataques. Ele nos deixou a sua armadura. É ela que nos faz capazes de sobreviver e continuar a caminhada rumo ao céu.

Talvez você esteja perguntando: como faço para usar essa armadura? Vou mostrar a você como eu tenho feito:

Senhor, eu me fortaleço em ti, e me revisto do poder da tua Palavra.

Extraio minha força de ti, Senhor, pois de mim mesmo nada sou e nada posso.

Reconheço que não estou lutando contra a carne e o sangue ou com oponentes físicos, mas contra os poderes do mal, contra os espíritos malignos que são os governantes das trevas, contra as forças espirituais da maldade nas regiões celestiais.

Portanto, me revisto de toda a armadura que tu preparaste para mim; a armadura de um soldado fortemente armado, para que eu possa, com êxito, permanecer firme contra todas as estratégias e maquinações do diabo. Para que, vindo o dia mau, eu as possa resistir firmemente em meu lugar.

Ajusto o cinto da verdade em volta dos meus lombos. Tu me santificas na verdade; a tua Palavra é a verdade. Nela tenho todas as armas poderosas em ti para derrubar as fortalezas inimigas.

Ponho a couraça da justiça, integridade, retidão moral e posição correta em Deus. O inimigo não tem reivindicações sobre mim, pois estou em Cristo e nenhuma condenação há para mim. Sou justiça de Deus, em Cristo Jesus.

Calço os meus pés na preparação, para enfrentar o inimigo com firme estabilidade, agilidade e a prontidão produzida pelas Boas Novas do Evangelho da Paz. Tenho paz contigo, Senhor, e sou conservado em perfeita paz porque a minha mente está firme em ti, porque confio em ti. A tua paz, que excede todo o entendimento humano, guarda o meu coração e pensamentos em Cristo, meu Senhor, e tenho paz com todos os homens. Levanto-me, sobretudo, cobrindo-me com o escudo da fé salvadora, com o qual poderei apagar todos os mísseis incendiários do maligno.

Ando por fé e não por vistas, e, por ela, triunfo sobre o inimigo.

Tomo também o capacete da salvação, firmando-me nos pensamentos, sentimentos e propósitos do teu coração. Tomo a tua Palavra e com ela, pela confissão dos meus lábios, despedaço as setas inimigas. Pela tua Palavra e o sangue do Cordeiro, sou mais que vencedor.

Oro em todo o tempo, em toda ocasião, no Espírito, com toda maneira de oração e súplica. Permaneço alerta e vigilante com firme propósito e perseverança, intercedendo em favor de todo o povo de Deus.

Meu poder, habilidade e suficiência vêm de ti. Tu mesmo me tens qualificado como ministro e despenseiro de uma nova aliança: da salvação através de Cristo, não da letra, mas do Espírito que vivifica. Amém!

É assim que me posiciono diante das ameaças, armadilhas e ataques dos meus opositores.

Para mim, não há outra forma de me revestir da armadura de Deus senão declarando a Sua palavra sobre a minha vida. Quando confessamos a palavra de Deus, nos apropriamos das bênçãos que ele nos promete através dela.

Graças te dou, meu Deus, pela tua armadura que me equipa e me protege para os confrontos com Satanás e seus comandados.
 
Pense: Você tem se protegido para enfrentar as lutas diárias, ou tem confiado em suas próprias forças?

João Filho

LUZ DO MUNDO


Texto Bíblico: João 12:46

“Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.”

Quase todos já passaram pela experiência de chegar em casa, à noite, e não ter luz. Quando isso aconteceu comigo fiquei com medo. Depois entrei lentamente tateando pra não tropeçar e cair, logo procurei algo que pudesse trazer um pouco de luz. Como é ruim ficar no escuro!

E na vida também é assim. Quantos andam tropeçando e caindo porque não conhecem a luz. O mundo é escuro e precisa de luz, “a luz do mundo”, que é Jesus Cristo.

É como se antes de conhecermos a Cristo vivêssemos dentro de uma sala escura, mas com a porta destrancada, só depende de nós empurrá-la e deixar que a luz entre e tenhamos os olhos abertos para os propósitos de Deus. Ele deseja que nossos caminhos sejam planos e iluminados.

“Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará na escuridão , pelo contrario, terá luz da vida”, Jo 8:12.

Pense: Qual é sua escolha: viver na escuridão ou na luz de Cristo?

Cristiane De B. Santos

GENEROSIDADE


Texto Bíblico: Filipenses 2:4

“Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.”

Como é bom ser generoso, a bíblia diz que devemos ajudar ao necessitado. É tão triste quando vemos pessoas precisando de ajuda e não fazemos nada; todos os dias temos a oportunidade de fazer o bem.

Muitas vezes não queremos envolver com o problema dos outros, pois isso pode gastar alguns minutos ou horas do nosso dia. Cuidar dos interesses dos outros requer investimento. Quando falamos nesse assunto, começamos a pensar no risco desse investimento.

Devemos aprender com Jesus e também com apóstolo Paulo, que não tiveram medo de investir no interesse dos outros.

“Assim como também eu procuro, em tudo, ser agradável a todos, não buscando o meu próprio interesse, mas o de muitos, para que sejam salvos.”

Salvador Araújo

EVANGELISMO


Texto Bíblico: Marcos 16:15

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.”

Às vezes temos coragem de sentar-nos ao lado de uma pessoa no ônibus, na fila do banco, e conversamos sobre qualquer assunto, mas não falamos de Jesus para elas. Muitas vezes as pessoas vêm até nós conduzidos pelo Espírito Santo e nós relutamos e não pregamos o amor de Jesus.

Deus requer tão pouco de nós, apenas que através de nossas vidas, outras possam ser alcançadas. Precisamos semear a boa palavra, em Romanos 10:14 diz: Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão se não há quem pregue?

É simplesmente isso! É a única coisa que precisamos, a seara é grande e poucos são os ceifeiros… Precisamos nos preocupar com as almas que estão se perdendo. Jesus estava preocupado, e rogava ao Pai, para enviar ceifeiros.

Muitos poderão ser salvos se alguém tão somente lhes falar de Jesus.

As dificuldades não são suficientes para nos impedir de pregar o evangelho, pois o evangelho não está sujeito à dificuldade, nem a luta, nem as coisas deste mundo. Nada, absolutamente nada é capaz de impedir o evangelho, pois ele é o poder de Deus para salvação das pessoas.

A única forma das pessoas crerem que o evangelho é a manifestação do poder de Deus e verdadeiro é irmos até as ultimas consequências por causa do Evangelho. Mesmo estando em guerras pregando a paz de Cristo, que excede todo o entendimento. Mesmo em dor pregando a cura, mesmo cansado pregando o descanso em Cristo, mesmo preso, mas livre em Cristo.

“PREGAR O EVANGELHO É UMA QUESTÃO DE DECISÃO”


Raíla Andrade

AS PROMESSAS DE DEUS PARA SUA VIDA!


Texto Bíblico: Gênesis 12:1

“Ora, disse Deus a Abrão: Sai da terra, da tua parentela e da casa de seu pai e vai para a terra que te mostrarei.”

DEUS nos criou a sua imagem e semelhança, somos feitos para adorá-lo. Desde a antiguidade ELE nunca deixou o seu povo desamparado, sempre cumpriu as promessas feitas ao povo.

E com a gente não é diferente. DEUS nos prometeu o seu filho pela segunda vez, a primeira foi para que ele morresse em nosso favor, numa cruz ele se entregou para nos salvar de todo pecado, grande foi o preço que ELE pagou por nós! A segunda promessa foi que ELE voltaria para nos buscar, buscar os filhos teus para estar com ele na mansão celestial... E a bíblia relata muitas outras promessas que iram se cumprir em nossa vidas, basta nós querermos e também sermos fieis ao Senhor que todas as promessas DELE irão se cumprir em nossas vidas.

Que Deus possa abençoar a todos nós!

Lucas Mendes de Oliveira

A ESCOLHA


Texto Bíblico: Mateus 22:14

“Pois muitos são chamados, mas poucos são os escolhidos.”

A maioria das pessoas está tão cega pelas ilusões deste mundo, que não quer enxergar o amor de Deus. Algumas delas terão que morrer para poder viver, e outras desejarão a morte e não a acharão!!! "Naqueles dias os homens buscarão a morte, e de modo algum a acharão; e desejarão morrer, e a morte fugirá deles", Apocalipse 9:6.

Muitos são chamados, mas rejeitam o chamado de nosso Deus. Ele não faz acepção de pessoas, mas apenas se dispõe a ajudar seus escolhidos, lhes sustentando e capacitando para fazerem sua vontade durante a vida aqui na terra.

Deus escolhe aqueles que têm o coração aberto para que ele os use como um canal para alcançar aqueles que estão mais distantes do evangelho, de sua Palavra e de seu Caminho. Estes recebem o chamado, o convite do Senhor que está aberto para que venham e sejam salvos, para que se unam à família de Deus.

E o convite do Senhor é este: "Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e torne para o Senhor nosso Deus que é misericordioso em perdoar".

Pense: Você é um escolhido de Deus? Tem atendido ao seu chamado? Coloque-se a disposição de Deus e sinta o seu amor que é grande e infinito.

Sheila Oliveira Dujardin Badauy

O QUE FAZER QUANDO LHE FALTAM FORÇAS


Texto Bíblico: Isaías 40:29-31
 
“Ele fortalece o cansado e dá grande vigor ao que está sem forças. Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças.”

Quantas vezes nos sentimos impotentes e tão cansados! Uma das coisas mais maravilhosas a respeito de Deus é que Ele compartilha de sua pessoa conosco. Ele nos dá uma porção de tudo o que é. Chega até a compartilhar seu poder e nos dá um meio de fazer e de ser o que não poderíamos “por conta própria”. Deus nos ama o suficiente para nos proteger com sua força. Para ser mais forte onde somos mais fracos. Por causa de Deus, você nunca precisa sentir-se impotente, não importa o que esteja acontecendo em sua vida. Para obter essa força e esse poder devemos esperar nEle. Não o controlamos. Ele é quem tem o poder e o controla. Ele o concede segundo a sua vontade. Esperar não significa ficar ocioso. Ainda que ao buscar a Deus em oração estejamos em desespero, a espera no Senhor tranquiliza-nos a alma. Descobrimos paz em meio ao conflito. A espera no Senhor deve ser feita em louvor e adoração. Significa concentrar-se e meditar sobre a grandeza de Deus, louvá-lo por ser quem é, e por tudo o que Ele fez. É achegar-se a Deus e dizer-lhe quanto nós o reverenciamos. É louvá-lo por ser nosso Senhor todo poderoso. É assim que podemos correr sem nos cansar. Enquanto o fizermos, Ele nos levantará.
 
Reflita: A força e o poder de Deus podem transformar nossa vida e a dos que estão ao nosso redor.

Arlete Costa Ribeiro Barbosa

SANTIFICAÇÃO


Texto Bíblico: I Pedro 1:16

“Sede santos porque Eu sou santo.”
 
Tornar-se santo é ação. No versículo, o verbo está no imperativo. Trata-se de uma ordem. Ser santo é adquirir uma vida de renúncia das coisas que desagradam a Deus; separar-se do mundo, do materialismo exacerbado; é elevar-se espiritualmente; alcançar “a medida da estatura completa de Cristo”, como diz o apóstolo Paulo na carta aos efésios.

Entretanto, isto não é um processo fácil. Não se trata de uma simples declaração. Não é também um ato unilateral, embora tenhamos que nos esforçar. O que nos conforta nesta caminhada é a presença divina de Jesus nos ajudando, pois Ele quer que sejamos santos assim como Ele é.

A santificação é imprescindível, não podemos abrir mão dela, sob prejuízo de não gozar da presença de Deus. No livro de Hebreus, temos uma declaração importante e muito mais do que isto, pois é outro imperativo para a vida cristã: “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” Hb. 12:14.

Então, para gozarmos da presença do Senhor em todos os momentos da nossa vida, precisamos trilhar o caminho da santificação. É um processo de crescimento, de lutas, de renúncias. É um abandono do mundo, embora inserido nele. É amar intensamente o mundo espiritual, sem se ausentar da humanidade. É não amar o presente século, mas ter compaixão das pessoas que encontram-se oprimidas, escravizadas pelo pecado que cega, aliena e provoca a morte espiritual.

A Bíblia está repleta de heróis da fé. Pessoas que viveram na presença de Deus. Porém, viveram como nós, tiveram as mesmas dificuldades, trabalharam, enfrentaram as mesmas lutas que travamos no dia a dia. Lutaram para sobreviver, ganhar o pão de cada dia; encararam provações de toda a sorte; sofreram perseguições, mas resistiram bravamente porque enxergavam além; a visão que transcende o natural e vislumbra a glória de Deus. Pessoas que viviam piedosamente, porque primeiramente tiveram um encontro com Deus, se renderam ao propósito divino, se esvaziaram de ambições terrenas e assim foram instrumentalizados para grandes obras.

O amor divino em nossos corações se exterioriza em favor dos outros. Amamos o próximo e nos condoemos com a situação pecaminosa em que o mundo se debate. A oração sacerdotal de Cristo, enquanto intercedia por nós diante de Deus é que não sejamos tirados do mundo, mas que sejamos livres do mal. Santificar é fugir da aparência do mal; ser extremamente crítico quanto às ciladas do inimigo.

Ser santo, portanto, não é viver uma vida de aparência. Ser santo não é tornar-se um semi-deus e postar-se num panteão (templo que os Gregos e os Romanos consagravam a todos os deuses) para ser visto e admirado. Não é preciso também o reconhecimento humano; muito pelo contrário, os primeiros pais da Igreja e muitos outros que testemunharam de Jesus foram duramente reprimidos pela sociedade. Estes não pediram nenhuma glória, nenhum reconhecimento, pois conquistaram o maior galardão, pois, tornaram-se cidadãos do céu.

Ser santo é ser dedicado a Deus. É aprender com Ele na experiência diária, abstendo-se de coisas que não edificam. É crescer em maturidade cristã, no amor fraternal, na compaixão pelo perdido. É desejar ardentemente a paz, aquela que procede de Deus e conforta os nossos corações.

Isto é para todos. É a vontade de Deus para o homem. Ele quer nos proporcionar o melhor.

"Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós” Js. 3:5.

Marco Antônio


(Tema inspirado em devocional do “Pão Diário” - 2011
“Santidade” Marcos Passig)