Pesquisar no blog

segunda-feira, 4 de julho de 2011

VAIDADES DA VIDA

Texto Bíblico: Eclesiastes 12:12,13 e 5:18,19 


“E, demais disto, filho meu, atenta: não há limite para fazer livros, e o muito estudar é enfado da carne. De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.” (Ec 12:12,13) 

Nesta vida terrena muitas são as coisas que fazemos pensando em ter um futuro próspero, com fartura e realização dos sonhos. E para alcançarmos isso, os estudos e o trabalho são os que têm uma maior relevância. Deus é quem nos capacita para tal, de forma que também o honremos nessas atividades que tomam maior parte dos nossos dias. No entanto, diante da ambição por se alcançar mais e mais, podemos transformar isso em algo que nos afaste de Deus. E notável que quando dedicamos demais a tais coisas não temos tempo e nem ânimo para se dedicar a outras coisas importantes da vida, principalmente em relação á vida espiritual. Deus nos concede todas as condições necessárias para o nosso sucesso, mas ao invés de reconhecermos isso, nos submetemos a um esforço máximo sem reconhecer que nada disso adiantará se não estivermos fazendo conforme a vontade de Deus. Deixamos apenas o resto do nosso tempo, motivação e ânimo para reconhecer a grandeza de Deus em nossas vidas, e ás vezes, nem isso. O mundo profissional, intelectual exige o máximo das pessoas, mas não é isso que Deus quer de seus filhos. Ele quer que busquemos primeiramente o reino dEle e a sua justiça, e tudo mais nos será acrescentado (Mt 6:33). Isso não quer dizer que devemos deixar os estudos e trabalho, ou fazê-los de maneira negligente porque Deus quer que o honremos através disso também. A questão é que deixamos com que as exigências e pressões do mundo nos dominem. Desta forma, agimos como se o nosso esforço fosse o suficiente para ser um vencedor e não é assim, só com a capacitação que vêm de Deus conseguimos realmente a vitória.

Aqueles que se entregam inteiramente aos livros e trabalho se tornam bem sucedidos, recebem a recompensa do esforço através das riquezas e conhecimentos obtidos, no entanto, suas vidas se resumem àquilo. Tais pessoas não possuem amizades verdadeiras, uma família bem estruturada, alegria de se viver senão naquilo em que se dedicam tanto. Deus não quer esse vazio para nossa vida, quer preencher toda a nossa vida com seu Amor incondicional e imensurável, concedendo a alegria de viver o plano maravilhoso que ele preparou especialmente para cada um de nós. Já pensou em quantas pessoas, situações e oportunidades concedidas por Deus você pode ter perdido durante a vida por se preocupar tanto com o futuro e o cumprimento de suas obrigações? Não perca tempo se preocupando com o que tem que fazer daqui a um tempo, simplesmente faça o que você puder buscando sempre a vontade de Deus para sua vida. Com certeza a vida que Deus tem preparado para você vai muito além do que você conseguirá somente com seu próprio esforço. 

Reflita: Confie em Deus porque a Ele pertence o seu amanhã. Faça hoje o que está em seu alcance, o que não conseguir fazer entregue ao Senhor, pois Ele te suprirá conforme a sua necessidade. Quando nos preocupamos com o futuro deixamos de viver a alegria do presente.

"Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono." (Salmos 127:2)

Isabella Sarom

Nenhum comentário:

Postar um comentário