Pesquisar no blog

segunda-feira, 4 de julho de 2011

BENEFÍCIOS DA PALAVRA DE DEUS


Texto Bíblico: I Pedro 1:3; 23

“Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.” I Pe 1:23 


Conhecer e viver a Palavra de Deus nos proporciona riqueza espiritual.  Paulo na segunda carta a Timóteo, já declarava: “Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” II Tm 3: 16-17. No versículo 15, do mesmo capítulo, o apóstolo Paulo, aconselhando o jovem Timóteo, afirma que o conhecimento das sagradas letras pode proporcionar a verdadeira sabedoria, aquela que aponta para a salvação pela fé. Assim, destacamos alguns benefícios concedidos aos que se esforçam em conhecer e obedecer a Palavra de Deus.

1.  As Escrituras concedem vida: O texto básico da primeira carta de Pedro confirma esta verdade. A palavra-chave neste texto é “regeneração”, e esta se dá pela Palavra de Deus, que é viva e permanente. O poder da Palavra é comparado a uma semente incorruptível, sem falhas, eficiente. Assim, ela produz vida nova, transformação total. O poder renovador da Escritura é realçado no livro do profeta Isaías, numa declaração do próprio Criador: “Assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo que a enviei”.

2.  As Escrituras produzem crescimento: É importante destacar o texto de I Pe. 2:2: “Desejai ardentemente, como meninos recém-nascidos, o puro leite espiritual, para por ele crescerdes para a salvação”. Carecemos de alimentos para o nosso desenvolvimento físico. Do mesmo modo, para um adequado desenvolvimento espiritual, a Palavra de Deus é imprescindível. Assim, da mesma forma que o alimento muda de acordo com o nosso crescimento, nosso espírito, irá requerer alimentos cada vez mais sólidos. No início somos como bebês recém-nascidos que precisam de “mamadeira”, leite puro. À medida que crescemos, iremos requerer alimentos mais sólidos, refeições bíblicas diárias. Uma dieta rigorosa para que não nos tornemos raquíticos, enfraquecidos na fé. Isto se relaciona com o terceiro ponto que ora descrevemos:

3.  As Escrituras conduzem à maturidade: Não seremos bebês para sempre. A infância passa num processo natural de amadurecimento. O mesmo ocorre com os cristãos. Deus não fica satisfeito com crentes imaturos. O autor do livro de Hebreus enfrentou problemas com cristãos imaturos. Reparem o texto: Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento. Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.” Hb. 5: 12-14.

4.  As Escrituras oferecem orientação: É bastante providencial o texto Salmo 119, verso 105: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho”. A palavra de Deus nos oferece orientação para o nosso viver diário, para que não sejamos cegos, caindo em ciladas preparadas por Satanás. A palavra de Deus afasta as névoas da dúvida. Ela é a nossa bússola, nosso norte. Num mundo de trevas, governado por Satanás, precisamos da luz oriunda das Escrituras, pois nossa visão é turva e assim estamos sujeitos a tropeços. No Evangelho de João temos uma declaração de Jesus: “Se alguém andar de dia, não tropeça, pois vê a luz deste mundo”.

5.  As Escrituras dão estabilidade: Estamos falando de segurança espiritual; confiança; fundamentação segura. Um crente estável não se abala. O evangelista Mateus registra a história das duas casas erguidas sobre dois diferentes fundamentos: “Portanto todo aquele que ouve estas minhas palavras e as pratica, será semelhante ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. Desceu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa; contudo, ela não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. Aquele que ouve estas minhas palavras, mas não as cumpre, será comparado ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. Desceu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos, e deram contra aquela casa, e ela caiu, e foi grande a sua queda”. Mt 7:14-17. A palavra de Deus fornece estabilidade espiritual. Tempestades certamente ocorrerão; não estamos isentos delas. O importante é resistir e sobreviver às intempéries. Sairemos ilesos se o nosso fundamento estiver sobre a rocha.

6.  As Escrituras geram pureza: Novamente recorreremos ao Salmo 119. O versículo 11 diz: “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”. A palavra de Deus é preciosa, é algo muito especial, de grande valor. Tamanho tesouro deve estar guardado em nossos corações. Neste lugar especial, ela poderá produzir frutos e nos afastamos do pecado, pois agradaremos a Deus. A palavra de Deus confronta o pecado, mas só poderá agir com eficiência em nossas vidas se estiver depositada em nossos corações e assim ela poderá limpar toda impureza.

7.  As Escrituras concedem a vitória: Na registro de Mateus 4, temos o episódio da tentação de Jesus. Ele enfrentou Satanás e obteve vitória citando as Escrituras. Por três vezes ele foi vitorioso. Jesus nos dá o exemplo de como derrotarmos o inimigo, mas para usarmos adequadamente a palavra de Deus, precisamos conhecê-la e ter destreza no seu manuseio. Citando-a com sabedoria enfraqueceremos Satanás e ele fugirá de nós. Paulo na segunda carta aos Coríntios, capítulo 10 escreve: Pois embora andando na carne, não militamos segundo a carne. As armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus, para destruição das fortalezas.” (v. 3,4).

8.  As Escrituras trazem bênçãos: O Salmo 19, verso 7 declara: “A lei do Senhor é perfeita e refrigera a alma, o testemunho é fiel e dá sabedoria aos simples”. O verso 8 expressa: Os preceitos do Senhor são retos, e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro , e alumia os olhos”. São inúmeras as bênçãos proporcionadas pela palavra de Deus. Entretanto, é preciso conhecê-la, amá-la, usá-la com sabedoria. Ela oferece longevidade: O temor do Senhor é limpo, e permanece para sempre (v. 9a). Ela é perfeita: As ordenanças do Senhor são verdadeiras, e inteiramente justas (v. 9b). As Escrituras não contêm erros e nem enganos.

Existem outros benefícios, mas destacamos os mais importantes. Desfrutar deles implica em investir na palavra de Deus; conhecê-la; amá-la. Assim, seremos crentes com uma vida alicerçada em forte fundamento. O Salmo 119 elogia a palavra de Deus. Que possamos lê-lo invocando a ação do Espírito Santo para iluminar os nossos olhos e abrir os nossos corações, refletindo no recado de Deus para você. 

Marco Antônio 
Devocional baseada no livro “Discipulado Espiritual Dinâmico” de Tony Evans
– A recompensa das Escrituras

Nenhum comentário:

Postar um comentário