Pesquisar no blog

terça-feira, 19 de outubro de 2010

ABRINDO OS MEUS TESOUROS


Texto Bíblico: Mt 2:11

“E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e,
prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros,
ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.”

Quando Deus nos fez, Ele nos deu várias características que nos fazem únicas. Talentos naturais, dons espirituais, características físicas e várias outras coisas que nos tornam muito especiais! Eu considero esse conjunto como o nosso tesouro.

Não é sem motivo que Deus nos fez tão diferentes uns dos outros.

Cada um de nós tem um papel específico no reino e na história da redenção. Só que nada podemos fazer ou desfrutar enquanto não entregarmos nossos tesouros ao Rei. Se você não ofertar sua vida ao Senhor, jamais poderá desfrutar de uma vida cristã plena!

Reflita: Deus está esperando você recolocar sua vida no altar. Ele te espera para, através de você, fazer algo maravilhoso em muitas vidas! Abra seus tesouros ao Senhor!

Antônio Henrique

ESPERANÇA


Texto Bíblico: 2 Sm 22:4-7

“Invoco ao Senhor, digno de ser louvado,
e serei salvo dos meus inimigos.
Porque ondas de morte me cercaram,
torrentes de impiedade me impuseram terror,
cadeias infernais me cingiram e tramas de morte me surpreenderam.
Na minha angústia invoquei o Senhor, clamei a meu Deus,
e ele, do seu templo, ouviu a minha voz,
e o meu clamor chegou aos seus ouvidos.”

Em determinadas situações é tão difícil reconhecer a grandeza de Deus e adorá-lo, mas adorar ao Senhor nos eleva. Mesmo quando o desespero e as aflições tomam conta de nós é quando um raio de luz divina nos atinge por meio do louvor e fortalece a nossa fé, o nosso amor e a nossa esperança, e somos capacitados a passar pelas lutas.

A bíblia está repleta de orações de louvor feitas durante os períodos de maior sofrimento, como o de Paulo e Silas, que cantavam louvores depois de serem surrados e presos em um tronco, no fundo de uma cela (At 16:19-25). Como Davi, em meio a tantas perseguições e sofrimentos, louvava ao Senhor de todo o coração (Sl 56). Como Ana, que, mesmo amargurada, reconheceu o poder do Senhor dos exércitos e colocou toda sua esperança no Deus da sua salvação (1 Sm 1:11).

Então, adore!

“Pois a adoração dá frutos de alegria em tempos de luto,
coragem em dias de desalento, segurança na solidão e paz em meio aos conflitos.”

Cristiane de Brito Santos

VIDA OU MORTE


Texto Bíblico: Dt 30:11-20


Os que O odeiam amam a morte, mas os que O amam ganham a vida.

O que é vida? E o que é morte?

Segundo o dicionário, vida é existência, ocupação, alimentação, sustento, progresso e entusiasmo. De acordo com a bíblia, o manancial da vida está no Senhor (Sl 36:9). Achando o Senhor acharemos a vida, e alcançaremos a ajuda do Senhor (Pv 8:35). O Senhor é quem nos mostra o caminho da vida e, junto a Ele, existe sempre a mais profunda alegria (Sl 16:11). Para alcançar a vida eterna (salvação), é necessário aceitar a Jesus Cristo, que Deus enviou à terra, como único salvador (Jo 17:3).

Conforme o dicionário, morte é fim de existência, destruição, é perdição. À medida que na bíblia os que odeiam a Deus amam a morte (Pv 8:36), os que pecam receberão a morte (Rm 5:12). Os que mentem e enganam fazem um trato com a morte (Is 28:15). A morte é comparada com a riqueza falsa e com o ímpio arrogante que não descansa (Hb 2:5).

Mas, temos esperança naquele que nos escolheu e chamou para andar no seu caminho: DEUS. O nosso Deus é um Deus que salva, que é soberano, ele é o Senhor que nos livra da morte (Sl 68:20).

Portanto, para termos vida eterna precisamos obedecer as leis e mandamentos que o Senhor nos ensina, amar a Deus e seguir o caminho traçado por ele.

“Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” (Rm 10:13)

Jéssica G. Brito Santos (13anos)

IMENSURÁVEL AMOR!


Texto Bíblico: Romanos 8:31-39


“Quem nos separará do amor de Cristo?”

“Quem há de culpar e acusar os eleitos do Senhor?
Quem há de acusá-los?
Pode alguém os separar do amor de Cristo?

Serão os problemas e as suas aflições diárias?
Serão os mensageiros enviados por nosso inimigo para tirá-los a paz?
Ou acaso serão os anjos da morte e seus filhos das trevas?

Quem há de causar algum mal ou dolo ao filho do Senhor sem a sua permissão?
Existe alguém capaz de tocar um ungido do Senhor sem que Ele o permita?
Acaso seria a morte como última opção?

Quem seria capaz de tal feito?
Quem se nem a morte e o inimigo de nossas almas não são capazes de tal coisa?
Quem, o que, ou quando seria?

Quem?
Algo ou alguém?
Ninguém, ninguém, ninguém, ninguém... e muito menos nada!

Acaso existiu, existe ou existirá alguém de maior amor que o nosso Deus?
Alguém que realizou, realiza ou realizará feitos maiores que os seus?
Nada, nada, nada, nada... e muito menos alguém!

Nem em todas as estrelas do universo com toda a sua infinitude...
Nem em todas as galáxias com seus planetas existentes...
Não existe nada e nem ninguém comparável ao nosso Deus e ao seu imensurável amor!

“E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós.
Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus,
e Deus, nele.”
1 João 4:16

Henrique Gabriel

CONFIANÇA


Texto Bíblico: Salmos 121


O texto diz que Deus está atento a tudo que acontece com o ser humano, que ele não deixa passar nada desapercebido. Que ele é tudo à nossa volta. Qualquer que seja a profissão que você vai abraçar, para onde quer que seja transferido, quem quer que seja a pessoa com quem vai se casar, você não precisa se preocupar nem temer. Lembre que Deus está sempre com você. O ser humano costuma ficar inseguro, ora mas não confia totalmente, a mente fica ali, martelando o tempo todo: será que vou conseguir? será que vou receber a graça? E, deixando se levar por esses pensamentos, acaba destruindo ou desfazendo toda a oração feita à Deus. Nós precisamos orar com fé e confiar no Senhor, porque o mais ele fará, se for da vontade dele e nosso merecimento naquela hora, pois nem tudo que pedimos, recebemos. Porque muitas vezes, o Senhor não atende logo porque não estamos preparados para receber.

Pense: Você tem feito por onde merecer todas as graças pedidas a Deus? Você acha que é necessário tudo o que tem pedido a ele?

Reflita: Parte inferior do formulário

Tenha fé e confiança no Senhor, ele estará o tempo todo te guardando.

“Aonde você for, estará sempre protegido por Deus.”

Sheila O. Dujardin Badauy

REPUTAÇÃO X CARÁTER


Texto Bíblico: Ef. 4:17-24


Ele tinha onze nos e, cada oportunidade que surgia, ia pescar no cais próximo ao chalé da família, numa ilha que ficava em meio a um lago.
A temporada de pesca só começaria no dia seguinte, mas pai e filho saíram no fim da tarde para pegar apenas peixes cuja captura ainda estava liberada. O menino amarrou uma isca e começou a praticar arremessos, provocando ondulações coloridas na água.
Quando o caniço vergou, ele soube que havia algo enorme do outro lado da linha. O pai olhava com admiração, enquanto o garoto habilmente, e com muito cuidado erguia o peixe exausto da água. Era o maior que já tinha visto, porém sua pesca estava proibida até o dia seguinte.
O garoto e o pai olharam para o peixe tão bonito. O pai, então, acendeu um fósforo e olhou para o relógio. Eram dez da noite, faltavam apenas duas horas para a abertura da temporada. Em seguida, olhou para o peixe e depois para o menino, dizendo: - Você tem que devolvê-lo, filho! - Mas, pai... Reclamou o menino. - Você pega outro depois, filho. - Não tão grande quanto este, choramingou a criança.
O garoto olhou em volta do lago. Não havia outros pescadores ou embarcações à vista. Voltou novamente o olhar para o pai. Mesmo sem ninguém por perto, sabia, pela firmeza em sua voz, que a decisão era inegociável. Devagar, tirou o anzol da boca do enorme peixe e o devolveu à água. O peixe movimentou rapidamente o corpo e desapareceu. E, naquele momento o menino teve certeza de que jamais veria um peixe tão grande.
Isso aconteceu há trinta e quatro anos, Hoje, o garoto é um arquiteto bem-sucedido. O chalé continua lá, na ilha em meio ao lago, e ele leva seus filhos para pescar no mesmo cais. Sua intuição estava correta. Nunca mais conseguiu pescar um peixe tão maravilhoso como aquele.
Porém, sempre vê o mesmo peixe repetidamente todas as vezes que depara com uma questão de ética. Porque, como o pai lhe ensinou, ética é simplesmente uma questão de certo e de errado. (James P. Lenfestey)

Quero usar essa estória para falar sobre REPUTAÇÃO e CARÁTER. No lugar da palavra “ÉTICA” podemos colocar a palavra “CARÁTER”. E o que Deus nos ensina é que, CARÁTER é simplesmente uma questão de agir corretamente, independente das circunstâncias em que nos encontramos.

Agir corretamente quando se está sendo observado pode ser, em algumas vezes, somente por questão de REPUTAÇÃO, pois nesses momentos queremos apenas passar uma boa imagem a nosso respeito. Estamos preocupados com o que as pessoas vão pensar de nós.

Agir corretamente mesmo quando ninguém está nos observando é pura e simplesmente uma questão de CARÁTER, pois fazemos o que sabemos que é certo.

Caráter vem do verbo grego "charaktér" que significa entalhar, cunhar e, também, conjunto das qualidades (boas ou más) de um indivíduo, e que lhe determinam a conduta e a concepção moral. Entendemos assim, que nossa alma pode ser moldada através das atitudes e escolhas que fazemos durante nossa vida. Através da nossa conduta nossa mente pode ser bem talhada (bom caráter) e mal talhada (mau caráter).

Infelizmente, vivemos numa sociedade na qual o que mais importa é a nossa REPUTAÇÃO. Tomamos decisões e temos atitudes baseados em “o que vão pensar de mim?”, mas, não estamos tão preocupados com “o que Deus vai pensar de mim?”, ou seja, com o CARÁTER. O que os outros pensam a nosso respeito não deve importar tanto, pois eles se preocupam mais em nos julgar do que em nos conhecer, não é verdade?

Nosso alvo é sermos como Jesus, termos o caráter de Cristo. “Aquele que diz que permanece Nele, esse deve também andar assim como Ele andou” (1º Jo 2:6).

Não podemos nos conformar e agir segundo pensamento da sociedade, mas sim segundo os princípios da palavra de Deus, deixando de lado a REPUTAÇÃO e buscando a formação de um CARÁTER aprovado pelo nosso Pai.

Precisamos aprender a “devolver o peixe à água”. E só vamos aprender a fazer isso quando deixarmos que nosso CARÁTER seja forjado por Deus, quando formos transformados a imagem de Cristo e quando decidirmos agir de forma correta independentemente da situação, posição e circunstâncias em que estivermos.

"Preocupe-se mais com seu caráter, do que com sua reputação, pois o caráter é aquilo que você realmente é, enquanto a reputação é apenas o que os outros pensam que você é!" (John Wooden)

Pense: Como você tem agido quando ninguém está te observando? Qual é o tipo do caráter que tem sido formado em você?

Reflita: A reputação é o que os homens dizem de você junto à sua sepultura; O caráter é o que os anjos dizem de você diante do trono de Deus.

João Filho

OLHOS ILUMINADOS


Texto bíblico: Lucas 11:33-36


A modernidade trouxe consigo extrema rapidez de trocas de informações através dos meios de comunicação. Tornou-se muito fácil ver o que acontece pelo mundo, sem censura podemos acessar diversas fotos, cenas, vídeos de violência, tragédia, tortura, pornografia, terror...sem dificuldades. O diabo sabe aproveitar estas oportunidades para destruir as pessoas. E a maneira mais fácil de disseminar essa podridão visual é entremeá-la no lazer- filmes, seriados, programações da TV, revistas, livros, jogos- para tornar aceita pelos espectadores. E a maioria assiste estas coisas inconscientes do mal que estão trazendo para suas vidas. Quantos perdem a paz do sono por conta de uma cena de terror, ou se tornam indiferentes ao sofrimento do outro por se acostumarem com tanta violência, ou se tornam promíscuos por influência da sensualidade e sexo explícito presentes nas mais variadas formas de entretenimento.

Em meio a tudo isto o cristão precisa ter cautela. Jesus disse por parábola “Os olhos iluminam todo o corpo” (v.34), por isso o que vemos é de extrema importância para a própria vida. Entenda que o que você escolhe ver interfere para o bem ou mal de todo o seu corpo. Ninguém te obriga a ver algo que não quer ou pelo menos sabe que não deve olhar, isto está TOTALMENTE sob seu controle.

Infelizmente, muitos não dão o devido valor a esta instrução do Senhor Jesus. Acham que “não tem nada a ver”, caretice, radicalismo. Mas a verdade é que o perigo não se resume em uma “olhadinha”- o que vemos fica gravado na mente e pode influenciar nossas palavras e atitudes. O exemplo de Davi mostra bem este perigo, em II Samuel 11 relata que Davi cometeu adultério e matou o marido da mulher que ele OLHOU tomando banho, pecados com consequências terríveis que começaram pelo OLHAR. Por ser um homem segundo o coração de Deus talvez ele não imaginasse que uma “olhadinha” pudesse trazer tanto estrago para a vida dele. E a Palavra de Deus alerta: “Aquele, pois, que pensa estar em pé cuidado pra que não caia. Não sobrevêm tentação que não seja humana; mas Deus é fiel e não permite que sejais tentados além de vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar” I Co 10:12,13.

Então, se o que você vê é bom, resultará em bons pensamentos e influência positiva, e todo o seu corpo será iluminado. A Palavra de Deus instrui em que devemos pensar: “Tudo que é verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável, de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” Fp 4:8

Repare bem o que você tem escolhido ver. Se não é bom, feche os olhos pra essas coisas para que não tornem sua vida em trevas por te levarem a pecar.

Pense: O cristão precisa resplandecer a luz de Cristo no mundo. Como poderá iluminar se o próprio corpo estiver na escuridão?

Tomemos a atitude arrependida e compromissada de Davi como bom exemplo:
“Não porei coisa injusta diante dos meus olhos...” Sl 101:3

Isabella Sarom

EXALTANDO A DEUS


Texto Bíblico: Salmos 145:1

Uma vida espiritual de sucesso é marcada pela exaltação que tributamos ao Senhor! Muito embora os homens busquem se exaltar, nós bem sabemos que somente o Pai Celestial merece toda glória e todo louvor.

A Bíblia nos convida a exaltar o Senhor por diversas razões: por Ele ser Senhor, nossa força e cântico (Ex 15:2); por Ele ter nos exaltado (Sl 30:1); devemos exaltá-lo na congregação do povo e na assembleia dos justos (Sl 107:32). A revelação bíblica enfatiza que devemos insistir em exaltar o Pai. Você tem feito isso?

Quando exaltamos a Deus, humilhamos a nós mesmos! Desinchamos nosso ego; aceitamos a humildade e as coisas simples. Reconhecemos nossa pequenez ante as questões elementares da vida e encontramos, em Deus, a força que precisamos para vencer!

Reflita: O Pai te convida a exaltá-lo! Ele te diz: “Eu exalto aqueles que me exaltam! Quero fazer você brilhar no lugar que lhe plantei, mas só farei isso quando você reconhecer que Sou Eu, e não você, a causa de todo o seu sucesso”.

Tu és o meu Deus, e eu te louvarei; tu és o meu Deus, e eu te exaltarei.
Salmos 118:28

Raíla Vieira de Andrade

DISCIPLINA ESPIRITUAL


Texto Bíblico: 2 Timóteo 2:4-5

“Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida,
porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou.
Igualmente, o atleta não é coroado se não lutar segundo as normas”.

O crescimento espiritual se dá a partir da disciplina espiritual. O primeiro chamado que recebemos de Deus através do Espírito Santo é para a salvação. Quando atendemos a esse chamado, estamos nos alistando no exército de Deus e, como soldados arregimentados, temos que nos disciplinar. A disciplina espiritual resultante da obediência e fé produz muitas bênçãos (Hebreus 12.11). Ela é essencial para a libertação do poder do pecado e para a obediência à vontade de Deus. Não é possível caminhar com Cristo, crescer na fé ou receber recompensas celestiais prometidas àqueles que praticam diligentemente a disciplina espiritual sem praticá-la. Em 1 Pedro 1:11, Pedro encoraja os crentes a serem diligentes na “vida cristã” lembrando das recompensas generosas ao final da jornada.

Refletindo sobra a vida de Daniel e seus amigos, em Daniel 1:8 – 16 e 6.10, vemos que eram inteligentes, de boa aparência, estudados e competentes. Daniel poderia se sentir o máximo. No entanto, ele tinha um objetivo – agradar a Deus. Era habituado, ou seja, disciplinado em orar e agradecer a Deus três vezes ao dia e alimentar-se saudavelmente. Foi um instrumento de honra e glória a Deus perante o rei Dario. Por causa da disciplina na alimentação, Daniel, Azarias, Misael e Hananias foram grandemente abençoados por Deus. O Rei Nabucodonosor achou-os ...”dez vezes mais doutos do que todos os magos e encantadores que havia em todo o seu reino”.

Na maioria das vezes a nossa disciplina, em várias áreas de nossa vida, depende da cobrança e da vigilância de alguém. Temos horários e tarefas a cumprir na escola, no trabalho e em casa. Mas, e a disciplina espiritual, quem cobra ou quem vigia. O Espírito Santo, que nos assiste em nossa fraqueza, há de nos ajudar para que possamos crescer na graça e no conhecimento de Deus, através da leitura da Bíblia, da oração e da prática da vida cristã.

Arlete Costa Ribeiro Barbosa

PODE SER LEVE


Texto Bíblico: Hebreus 10

“Sendo assim, aproximemo-nos de Deus
com o coração sincero e com plena convicção de fé,
tendo os corações aspergidos
para nos purificar de uma consciência culpada
e tendo nossos corpos lavados com água pura.”
(Hebreus. 10:22)

“Sofrimento obtido após reavaliação de um comportamento passado tido como reprovável por si mesmo. A base deste sentimento é a frustração causada pela distância entre o que não fomos e a imagem daquilo que achamos que deveríamos ter sido.” Wikipedia

Temos acima a descrição de sentimento de culpa. O apóstolo Paulo sabia muito bem o que era esse sentimento --- “Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo.”, Rm 7:19. Sabemos muito bem o que é carregar um fardo de culpa. E muitos o fazem. Muitos mesmo. A balconista da padaria, o motorista do ônibus, a faxineira da empresa, seu chefe, você, eu... vamos vivendo levando uma mala de remorso pra onde quer que formos. E a culpa é algo que nos consome, que nos tira o sono, nos cansa os ossos, Davi também experimentou a culpa, em Salmos 51:3, ele diz ao Senhor que reconhece as suas transgressões e o seu pecado sempre o persegue.

Alguns viajam, outros estouram o cartão de crédito, uns se afogam no alcoolismo e nas drogas, outros se entregam aos prazeres desse mundo, outros se jogam no trabalho... tudo isso pra tentar esquecer, mas não adianta pois a culpa vai até você.

Então, o que fazemos para ficarmos livres desse peso? O céu é para os inocentes, e estamos longe disso. Para chegarmos a Deus, precisamos ser justos, mas não há um justo sequer (Rm 3:10).

Eu conheço um lugar onde podemos trocar nossa mala pesada de culpa por uma bem leve.

“A vereda da justiça é uma trilha estreita, sinuosa, subindo um monte íngrime. No cume do monte há uma cruz. Ao pé da cruz estão os fardos. Incontáveis fardos cheios de inumeráveis pecados. O calvário é um monte composto de culpas. Gostaria de levar a sua pra lá também?” Max Lucado

Somos injustos, mas pela fé, somos justificados por Cristo e por meio de sua morte, podemos nos chegar até Deus. (1 Pedro 3:18)

E aí? Qual será a sua escolha? Levar essa mala pesada, ou passar pela vereda da justiça, estreita e íngreme, chegar até a cruz, confessar suas culpas, uma por uma e deixar, de uma vez por todas, de andar encurvado pelas estradas largas da vida?

Jesus diz: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim que sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” Mateus 11: 28-30

Se você deseja andar de cabeça erguida vá até Ele, Jesus te ama e está te esperando. Mesmo que não seja a primeira vez que você vá a Ele confessar o mesmo pecado. Vá assim mesmo. Não deixe que a vergonha e a culpa fiquem tão pesados que te paralizem, pois Deus te espera na obra, Deus tem um chamado pra você e pra isso você precisa estar livre. Não deixe pra amanhã, Jesus te espera HOJE, AGORA!

Devocional baseada no livro “Aliviando a Bagagem” de Max Lucado.
 
Juliana Ribeiro Barbosa

DESVENDA MEUS OLHOS PARA QUE EU VEJA AS TUAS MARAVILHAS



Texto Bíblico: Salmos 119:17-24


O Salmo 119 proclama a superioridade, a excelência da lei do Senhor. A Palavra do Senhor é perfeita e sendo suprema ela traz felicidade para todos aqueles que a observam.

Reparem no versículo 105 deste texto e vejam a confirmação: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho”.

Luz significa discernimento, conhecimento. Representa também conforto, alento, calor, esperança. Observem a clareza e a beleza literária apresentada pelo versículo 7 do Salmo 19: “A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices”.

O Salmo 119 engrandece e honra a Palavra do Senhor em vários aspectos:

a) Ela é eterna: v. 89;

b) Ela é perfeita; completa; sem adendos: v. 96;

c) Atesta a fidelidade e a soberania de Deus: v. 90;

d) Concede sabedoria ao homem: v. 98.

Enfim, são tantas as qualidades e benefícios da Palavra de Deus, que tornaria esta devocional imensa. Talvez seja por essa razão que o Salmo 119 seja tão extenso, o que não significa que esta reflexão também seja.

A excelência da Palavra se consuma para nós sua observação, no estudo diário, na busca orientada pelo coração (v. 2). A oração recorrente do salmista dirigida ao Senhor é: “Desvenda os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei”. A lei é perfeita, mas o nosso intelecto, nossa percepção inúmeras vezes é incapaz de assimilar a sua imensa riqueza. O pleno conhecimento da Palavra e também o desfrute de todos os seus benefícios só pode ser alcançado quando tivermos esta visão diferenciada, resultante de um coração humilde, quebrantado, um terreno pronto para receber a boa semente.

Ler a Bíblia não é somente um exercício mental, mas envolve o coração, põe em exercício a nossa fé, a nossa confiança no Deus provedor; no Deus que nos concede a verdadeira sabedoria, o alimento necessário para nossas almas.

Reflita: A consideração que temos para com a Palavra revela o nível de comunhão que temos com Deus. É importante o tempo diário de meditação, pois só assim nossa fé se desenvolverá. Lembremos: “Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra”.

“Olhar é ler a Bíblia com a mente e o coração,
é como olhar o céu numa noite estrelada;
quanto mais se observa, mais se descobre.”
Luz diária

Marco Antônio Ribeiro da Cruz

COMO A CASA SOBRE A ROCHA...


Texto Bíblico: Lucas 6:46-49

“Todo aquele que vem a mim,
e ouve as minhas palavras, e as pratica,
eu vos mostrarei a quem é semelhante.
É semelhante a um homem que,
edificando uma casa, cavou,
abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha;
e, vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa
e não a pôde abalar,
por ter sido bem construída.” (Lucas 6:47,48)

Este texto trata de dois fundamentos. O primeiro, em que Deus compara aquele que ouve e pratica as Suas palavras, como o homem que edificou a casa sobre a rocha e veio a tempestade e não a abalou, e esta se manteve firme e, o segundo, aquele que ouve mas não pratica, sendo como o homem que construiu a casa sobre a terra sem alicerces, e vindo a tempestade ela desabou, indo a ruína.

Como estas casas, assim também, é nossa vida. Ouvir apenas a palavra de Deus não basta, devemos colocá-la em prática, pois se na bíblia Deus ordena a amar nosso próximo como a nós mesmos e eu não sou capaz de liberar perdão e nem mesmo de ajudar aquele que me pede um pedaço de pão, não sigo os mandamentos de Cristo, não possuo uma vida de santidade e entrega total ao Pai, me torno como uma casa sobre a areia que a qualquer momento e sobre qualquer circunstância de dificuldades e provações pode fraquejar e se distanciar da presença de Deus. Porém, aquele que ouve e pratica os mandamentos do Senhor: “Filho meu, atenta para as minhas palavras; aos meus ensinamentos inclina os ouvidos.” (PV. 4:20), que vive segundo a palavra de Deus: “Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.” (PV. 4:27), não será abalado por tempestades ou tormentas, porque sua vida está firme na rocha, que é Jesus Cristo, e nada pode abalar.

Pense: Quando vamos ao litoral percebemos que, em alguns locais, existe uma grande quantidade de rochas, algumas precipitam da terra para o mar. Chamamos de zona dos costões. Nesses costões, existe uma variedade enorme de criaturas que sobrevivem pelo movimento das marés. Dentre estas criaturas, temos uma que é muito apreciada na culinária; trata-se de um molusco, que tem o nome comum de mexilhão. Ele se alimenta filtrando a água do mar, retirando dela os nutrientes. Estas criaturas estão presas na rocha, ainda que estejam horas submersas, ainda que sofrendo intempéries, com o constante bater das ondas sobre a rocha e, às vezes, até mesmo, com intensas torrentes. Existe uma ciência que se chama Bioengenharia. Esta ciência estuda uma maneira de aplicar o que os organismos possuem. No caso do mexilhão, ela vem pesquisando e tentando sintetizar o tipo de cola que os mexilhões usam para se fixarem na rocha. Mesmo submersos na água e sofrendo todo tipo de intempéries, continuam presos a rocha. Que tipo de cola é esta? Eles acreditam que, no momento que conseguirem sintetizar esta cola, descobrirão uma das colas mais eficazes e poderosas da indústria, principalmente para a indústria naval; tal cola poderia fixar aço com aço sem precisar soldar, evitando assim rupturas inesperadas nos cascos dos navios. Em figura, somos como estes mexilhões. Se estamos presos na rocha, nada pode nos afetar, sejam as ondas da vida, sejam as torrentes ou qualquer outra coisa, pois o que nos mantém colados na rocha é o Espírito Santo. Se um mexilhão cresce fora da rocha, por exemplo, no metal das embarcações, este mexilhão se torna venenoso. Fora de Cristo não podemos alimentar a ninguém, não temos como transmitir a vida do Senhor para outros. Somente em Cristo temos segurança; graças ao Pai por Cristo ser a nossa rocha inabalável. (Celso Machado)

Reflita: “Filho meu, nao te esqueças dos meus ensinos, e o teu coração guarde os meus mandamentos; porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz.” Pv. 3: 1-2

Hélia Mendes de Oliveira

A IMPORTÂNCIA DE UM BOM CONSELHO


Texto Bíblico: I Samuel 27: 5

“Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte.
Mesmo no riso o coração pode sofrer, e a alegria pode terminar em tristeza”. (Pv. 14:12,13)

Você já observou que gostamos daqueles que se compadecem e evitamos aqueles que corrigem. Contudo, é de correção e direção que precisamos.

Li uma história muito interessante que me fez refletir sobre a importância de um bom conselho. “Em um triatlo, depois de nadar 2Km e pedalar 90Km de bicicleta, não me restava muito energia para os 21Km de corrida. Nem para o companheiro que corria ao meu lado. Perguntei-lhe como ele estava se saindo e logo me arrependi de ter feito a pergunta. Ele tinha muitas reclamações.

- Isso é muito cansativo. Participar desta corrida foi uma perda de tempo.

Por isso, me afastei dele, porque se o ouvisse por muito tempo, começaria a concordar com ele. Alcancei uma vovó de 66 anos de idade. Seu tom era exatamente o oposto.

– Você vai terminar – ela incentivou. – Está quente, mas, pelo menos, não está chovendo. Um passo de cada vez... Não se esqueça de se hidratar... Fique por perto.” (Max Lucado)

Qual dos dois descreve o conselho que você procura? ”Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos quando há muitos conselheiros” (Pv. 15: 22).

Reflita: Se você está confuso, desafiado, com medo, desanimado, cansado... Converse com Deus. Ele te dará o melhor conselho. E colocará no seu caminho pessoas para ajudá-lo e aconselhá-lo prudentemente.

Pense: Como agir nos momentos difíceis, cansativos, decisivos e desesperançados?

Davi era exemplo da terapia do céu para dias difíceis. A primeira vez que enfrentou os filisteus no deserto, “ele perguntou ao SENHOR” (1 Samuel 23:2). Quando se sentiu pequeno diante de seu inimigo, “Davi consultou o SENHOR” (23:4). Quando foi atacado pelos amalequitas, “ele perguntou ao SENHOR” (30:8). Confuso acerca do que fazer depois da morte de Saul, “Davi perguntou ao SENHOR” (2 Samuel 2:1). Quando coroado rei e perseguido pelos filisteus, “Davi perguntou ao SENHOR” (5:19). Davi tinha o número do telefone de Deus armazenado para discagem rápida.

Mas, um dia Davi, conversa consigo mesmo. Ele nem busca a orientação de seus conselheiros (Samuel, Jônatas). Neste dia, Davi consulta Davi. Infeliz escolha! Veja o conselho que ele dá para si mesmo: “Algum dia serei morto por Saul” (1 Samuel 27:1). Davi, em meio à onda de cansaço, pressiona a tecla “pause” de seus pensamentos bons e se entrega ao desespero. Fugindo da perseguição de Saul, Davi bandeia-se para as mãos do inimigo. Ele leva seus homens para a terra dos ídolos e falsos deuses e levanta sua tenda no quintal dos filisteus. Esconder-se de Saul, trouxe a Davi um alívio temporário. Mas, as coisas só pioraram.

Não devemos agir como Davi agiu naquele momento em busca de solução. Ele não orou a Deus. Negligenciou o bom conselho. Faça o contrário: seja rápido para orar. “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e Eu lhes darei descanso” (Mt 1:28). Aprenda com o erro de Davi. Da próxima vez em que você perder a vontade de continuar, procure um bom conselho.

Fabiana Moraes Pereira

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

VONTADE DE DEUS


Texto Bíblico: João 14:27

“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo.
Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.”

Quero destacar uma das virtudes mais poderosas que é essencial para descobrirmos qual é a vontade de Deus: A Paz.

Dicionário Michaelis define paz com sendo: Estado de um país que não está em guerra; tranquilidade pública. Repouso, silêncio. Tranquilidade da Alma. União, concórdia nas famílias. Sossego.

A paz é uma virtude muito difícil de encontrar nos dias atuais, pois há tantas guerras, destruições, discórdias, ofensas, ira, etc. Problemas como estes, às vezes, tão perto de nós ou até mesmo dentro de nós. Assim, cada vez mais nos distanciamos de Deus e de entender Sua vontade.

Como encontrar tranquilidade na nossa alma? Como ter sossego diante de tantos problemas que passamos no nosso dia a dia?

Deus nos conforta dizendo:
“Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” João 16:33

Tenha fé, pois Deus está conosco. Com Paz dentro de nós, seguiremos.

Pedro Humberto