Pesquisar no blog

terça-feira, 19 de outubro de 2010

REPUTAÇÃO X CARÁTER


Texto Bíblico: Ef. 4:17-24


Ele tinha onze nos e, cada oportunidade que surgia, ia pescar no cais próximo ao chalé da família, numa ilha que ficava em meio a um lago.
A temporada de pesca só começaria no dia seguinte, mas pai e filho saíram no fim da tarde para pegar apenas peixes cuja captura ainda estava liberada. O menino amarrou uma isca e começou a praticar arremessos, provocando ondulações coloridas na água.
Quando o caniço vergou, ele soube que havia algo enorme do outro lado da linha. O pai olhava com admiração, enquanto o garoto habilmente, e com muito cuidado erguia o peixe exausto da água. Era o maior que já tinha visto, porém sua pesca estava proibida até o dia seguinte.
O garoto e o pai olharam para o peixe tão bonito. O pai, então, acendeu um fósforo e olhou para o relógio. Eram dez da noite, faltavam apenas duas horas para a abertura da temporada. Em seguida, olhou para o peixe e depois para o menino, dizendo: - Você tem que devolvê-lo, filho! - Mas, pai... Reclamou o menino. - Você pega outro depois, filho. - Não tão grande quanto este, choramingou a criança.
O garoto olhou em volta do lago. Não havia outros pescadores ou embarcações à vista. Voltou novamente o olhar para o pai. Mesmo sem ninguém por perto, sabia, pela firmeza em sua voz, que a decisão era inegociável. Devagar, tirou o anzol da boca do enorme peixe e o devolveu à água. O peixe movimentou rapidamente o corpo e desapareceu. E, naquele momento o menino teve certeza de que jamais veria um peixe tão grande.
Isso aconteceu há trinta e quatro anos, Hoje, o garoto é um arquiteto bem-sucedido. O chalé continua lá, na ilha em meio ao lago, e ele leva seus filhos para pescar no mesmo cais. Sua intuição estava correta. Nunca mais conseguiu pescar um peixe tão maravilhoso como aquele.
Porém, sempre vê o mesmo peixe repetidamente todas as vezes que depara com uma questão de ética. Porque, como o pai lhe ensinou, ética é simplesmente uma questão de certo e de errado. (James P. Lenfestey)

Quero usar essa estória para falar sobre REPUTAÇÃO e CARÁTER. No lugar da palavra “ÉTICA” podemos colocar a palavra “CARÁTER”. E o que Deus nos ensina é que, CARÁTER é simplesmente uma questão de agir corretamente, independente das circunstâncias em que nos encontramos.

Agir corretamente quando se está sendo observado pode ser, em algumas vezes, somente por questão de REPUTAÇÃO, pois nesses momentos queremos apenas passar uma boa imagem a nosso respeito. Estamos preocupados com o que as pessoas vão pensar de nós.

Agir corretamente mesmo quando ninguém está nos observando é pura e simplesmente uma questão de CARÁTER, pois fazemos o que sabemos que é certo.

Caráter vem do verbo grego "charaktér" que significa entalhar, cunhar e, também, conjunto das qualidades (boas ou más) de um indivíduo, e que lhe determinam a conduta e a concepção moral. Entendemos assim, que nossa alma pode ser moldada através das atitudes e escolhas que fazemos durante nossa vida. Através da nossa conduta nossa mente pode ser bem talhada (bom caráter) e mal talhada (mau caráter).

Infelizmente, vivemos numa sociedade na qual o que mais importa é a nossa REPUTAÇÃO. Tomamos decisões e temos atitudes baseados em “o que vão pensar de mim?”, mas, não estamos tão preocupados com “o que Deus vai pensar de mim?”, ou seja, com o CARÁTER. O que os outros pensam a nosso respeito não deve importar tanto, pois eles se preocupam mais em nos julgar do que em nos conhecer, não é verdade?

Nosso alvo é sermos como Jesus, termos o caráter de Cristo. “Aquele que diz que permanece Nele, esse deve também andar assim como Ele andou” (1º Jo 2:6).

Não podemos nos conformar e agir segundo pensamento da sociedade, mas sim segundo os princípios da palavra de Deus, deixando de lado a REPUTAÇÃO e buscando a formação de um CARÁTER aprovado pelo nosso Pai.

Precisamos aprender a “devolver o peixe à água”. E só vamos aprender a fazer isso quando deixarmos que nosso CARÁTER seja forjado por Deus, quando formos transformados a imagem de Cristo e quando decidirmos agir de forma correta independentemente da situação, posição e circunstâncias em que estivermos.

"Preocupe-se mais com seu caráter, do que com sua reputação, pois o caráter é aquilo que você realmente é, enquanto a reputação é apenas o que os outros pensam que você é!" (John Wooden)

Pense: Como você tem agido quando ninguém está te observando? Qual é o tipo do caráter que tem sido formado em você?

Reflita: A reputação é o que os homens dizem de você junto à sua sepultura; O caráter é o que os anjos dizem de você diante do trono de Deus.

João Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário