Pesquisar no blog

terça-feira, 19 de outubro de 2010

DESVENDA MEUS OLHOS PARA QUE EU VEJA AS TUAS MARAVILHAS



Texto Bíblico: Salmos 119:17-24


O Salmo 119 proclama a superioridade, a excelência da lei do Senhor. A Palavra do Senhor é perfeita e sendo suprema ela traz felicidade para todos aqueles que a observam.

Reparem no versículo 105 deste texto e vejam a confirmação: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho”.

Luz significa discernimento, conhecimento. Representa também conforto, alento, calor, esperança. Observem a clareza e a beleza literária apresentada pelo versículo 7 do Salmo 19: “A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices”.

O Salmo 119 engrandece e honra a Palavra do Senhor em vários aspectos:

a) Ela é eterna: v. 89;

b) Ela é perfeita; completa; sem adendos: v. 96;

c) Atesta a fidelidade e a soberania de Deus: v. 90;

d) Concede sabedoria ao homem: v. 98.

Enfim, são tantas as qualidades e benefícios da Palavra de Deus, que tornaria esta devocional imensa. Talvez seja por essa razão que o Salmo 119 seja tão extenso, o que não significa que esta reflexão também seja.

A excelência da Palavra se consuma para nós sua observação, no estudo diário, na busca orientada pelo coração (v. 2). A oração recorrente do salmista dirigida ao Senhor é: “Desvenda os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei”. A lei é perfeita, mas o nosso intelecto, nossa percepção inúmeras vezes é incapaz de assimilar a sua imensa riqueza. O pleno conhecimento da Palavra e também o desfrute de todos os seus benefícios só pode ser alcançado quando tivermos esta visão diferenciada, resultante de um coração humilde, quebrantado, um terreno pronto para receber a boa semente.

Ler a Bíblia não é somente um exercício mental, mas envolve o coração, põe em exercício a nossa fé, a nossa confiança no Deus provedor; no Deus que nos concede a verdadeira sabedoria, o alimento necessário para nossas almas.

Reflita: A consideração que temos para com a Palavra revela o nível de comunhão que temos com Deus. É importante o tempo diário de meditação, pois só assim nossa fé se desenvolverá. Lembremos: “Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra”.

“Olhar é ler a Bíblia com a mente e o coração,
é como olhar o céu numa noite estrelada;
quanto mais se observa, mais se descobre.”
Luz diária

Marco Antônio Ribeiro da Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário