Pesquisar no blog

sábado, 2 de outubro de 2010

AMEM SEUS INIMIGOS


Texto Bíblico: Mateus 5: 43;48


Amar a quem nos ama é muito fácil, declarar amor, manifestá-lo àqueles que estão ali do seu lado todo o tempo; esposo,filhos,etc. Agora quando não gostamos de alguém, vemos defeito em tudo que essa pessoa faz, declaramos guerra, não conseguimos nem ver muitas vezes a luz que essa pessoa irradia, não olhamos nem no rosto dessa pessoa. É a essa pessoa que devemos declarar amor, ao nosso inimigo, pois Deus não faz diferença entre os seres humanos, Deus ama a todos sem exceção. Nós seremos recompensados é pelo reconhecimento desse inimigo como irmão, por esse amor dedicado a ele.
Pense: Você tem demonstrado amor ao seu inimigo? Você tem feito amizades ou deixado inimizades por onde passa, vale a pena você amar o seu próximo como a ti mesmo?
Reflita: Nós como todo ser humano, queremos sempre o melhor, o mais bonito, o mais caro, tudo que é de primeira linha e não reparamos muitas vezes, quando vamos doar ou comprar algo para alguém, nós procuramos o mais barato, nem preocupamos com a qualidade.
E seu Pai que vê o que é feito em segredo, o recompensará”. (Mateus 6:4)
Sheila Oliveira Dujardin Badauy

LOUVAI A DEUS EM QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA



Texto Bíblico: Atos 16: 19-34

Durante a vida enfrentamos diversas situações de injustiça que geram muitas reclamações. De fato, não são experiências agradáveis, desejáveis, mas ninguém está isento de enfrentá-las, Jesus alertou sobre isso: Tenho dito isto pra que tenham paz em mim; no mundo passareis por aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” (João 16: 33)
No entanto as murmurações demonstram ingratidão a Deus por tantas outras coisas imerecidas que recebemos Dele. Por isso o louvor e a gratidão a Deus devem ser manifestados em todo tempo. “Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo, daí graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”( 1 Ts 5 : 16-18 ).
Paulo e Silas são exemplos de adoradores gratos ao Senhor. Eram homens fiéis a Deus que foram açoitados e presos por libertarem, em nome de Jesus, uma jovem que estava possessa por um espírito maligno. (At 16: 16-19). Pense em como estaria nesta situação, cumprindo com a obra de Deus e sendo punido de maneira tão dolorosa! Eles tiveram motivos pra reclamar ou não?
No entanto, Paulo e Silas tinham o entendimento de que o importante era cumprir a obra do Senhor e se não fosse pela misericórdia Dele, eles nem existiriam. Então eles, mesmo presos e feridos não deram lugar pra reclamação ou rebeldia, pelo contrário, oravam e cantavam louvores a Deus e todos que lá estavam ouviam. (v.25). E não tardou a recompensa por tamanha fidelidade e gratidão, sobreveio um terremoto que abriu as portas das cadeias e não fugiram os presos (v.26-28). E através disso o carcereiro e toda sua família puderam conhecer do amor de Jesus Cristo e foram salvos.(v.29-34)

Reflita: Será que você não tem deixado de ser ou receber grande bênção por reclamar?Não há muito mais motivos pra louvar e agradecer a Deus por sua vida?

Este é o dia que o Senhor fez; alegremos e regozijemos nele.”(Sl 118:24)

Isabella Sarom

MEU BOM PASTOR


Texto Bíblico: Salmo 23


“O Senhor é o nosso Deus. Ele nos fez e somos dele;
somos o seu povo, e rebanho do seu pastoreio”. (Salmos 100:3)

“Ovelhas são animais mansos, sem garras ou chifres, incapazes de se defender. Morrem mansamente nos dentes dos lobos. E dizem que nem mesmo balem. Morrem silenciosamente. Essa é a razão por que é preciso que haja pastores que as protejam. O pastor traz na mão o cajado, arma para a defesa do seu rebanho. E quando tudo está tranquilo, as ovelhas pastando, os lobos mantidos à distância pelo pastor, ele pode se dedicar a tocar a sua flauta. “Ainda quando eu andar pelo vale onde a morte está à espreita, não temerei mal algum; a tua vara e o teu cajado me defendem e consolam... (Salmo 23)“ Rubem Alves

Ah como Davi foi feliz em nos comparar às ovelhas, realmente somos como elas, pois como o apóstolo Paulo diz em Efésios 6: 12, “não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniquidade nas regiões celestes.” E contra esses inimigos estamos totalmente indefesos. Porém não precisamos temer, temos um Pastor, um Bom Pastor que deu sua vida por nós.

Reflita: Leia o Salmo 23 e observe todas as promessas que o Senhor te faz e, em sua oração agradeça ao seu Bom Pastor, todo cuidado, carinho e amor que Ele te dispensa, por te livrar de todo mal e por Ele ter dado a sua vida por você.

Jesus, o Bom Pastor, cuida de mim!!!

Juliana Ribeiro Barbosa

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

DEUS É O NOSSO PAI POR EXCELÊNCIA


Texto Bíblico: Colossenses 1: 13,14


“Não há obstáculo no mundo que um pai não enfrente para redimir um filho.
Nenhum esforço é demasiado para um pai,
que fará o que for possível para estar com seus filhos”. (Max Lucado)

O mesmo acontece com Deus. Ele não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, para redimir (resgatar, salvar) os que estavam sob a lei (pecado), para que recebêssemos a adoção de filhos. Assim, não somos mais escravos, mas filhos de Deus; e por sermos filhos, Deus também nos tornou herdeiros. Deus tomou essa decisão SIMPLESMENTE POR NOS AMAR INCONDICIONALMENTE.

Esse era o nosso histórico: Estávamos enlameados e infectados pelo pecado. Sentenciados à morte. Aprisionados nos prazeres carnais (na libertinagem, na sensualidade, nas bebedeiras, orgias e farras, e na idolatria repugnante). E Deus como Pai por Excelência (amoroso, misericordioso, justo, fiel, compassivo, bondoso, piedoso, benigno...) nos tomou nos braços como crianças de colo, nos lavou com todo carinho retirando toda a crosta do pecado, tratou as nossas feridas, penteou nossos cabelos, cortou as nossas unhas, afagou o nossos rostos, nos alimentou, nos velou quando dormíamos, nos ensinou os primeiros passos, e a levantar quando nos desequilibravámos... Enfim, esse é o nosso Deus, o nosso Pai. Ele fez todas essas coisas e continua fazendo. Ele diariamente está segurando as nossas mãos, nos direcionando para o Seu caminho. Ele é o nosso amparo, escudo, socorro presente na adversidade e refúgio. Como as aves dão proteção aos filhotes com suas asas, assim o SENHOR nos protege a vida e nos livra das mãos dos ímpios. E como Ele cuidou e cuida de nós. Ele quer cuidar de VOCÊ. Deus te ama incondicionalmete.

Reflita: Se você está cansado, desanimado, sobrecarregado, angustiado, ferido e quer receber esse cuidado e amor de Deus: Receba Jesus Cristo como o seu Salvador. Peça ao SENHOR que o “lave de toda a culpa e o purifique do pecado”. (Salmos 51 2)

Fabiana Moraes Pereira

A FORÇA VEM DE ONDE?

 

Texto: Provérbios 24: 10

“Se te mostrares fraco no dia da angústia. A tua força é pequena”.

São tantas lutas que passamos na nossa vida. Às vezes pensamos que não vamos dar conta de vencer as dificuldades. Afinal, onde está a nossa força para lutar e vencer? Está em nós mesmos?

Ao analisarmos o texto bíblico na parte que diz “se te mostrares fraco”, podemos entender que é uma simples decisão nossa de querer ser fraco ou não. Muitas pessoas pensam que para conseguirem ser fortes, Deus vai abrir uma “nuvem de benevolência” do céu e derramar força sobre elas. Mas não é bem assim.

De acordo com o dicionário Michaelis, a palavra FORÇA significa: Toda causa capaz de produzir ou acelerar movimentos, oferecer resistência aos deslocamentos; Potência, agente, ação, causa que gera movimentos; Autoridade, poder; etc. Contudo, entendo que para sermos fortes, temos que nos movimentar, agir de acordo com a Vontade de Deus! “Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder”. (Efésios 6:10)

É Deus quem nos da vida e consequentemente vem á força de presente. Mas se ficarmos estagnados esperando acontecer as coisas em nosso redor, não saberemos nunca o que é ser forte.

“O Senhor prova o justo, mas o ímpio e a quem ama a injustiça, a sua alma odeia.” (Salmos 11:5)

Reflita: Sabemos que quem conhece a Deus tem discernimento do que é certo e do que é errado. Então, se quisermos ser fortes e vencer as dificuldades, vamos nos movimentar, aproveitar o grande dom da vida que nosso Senhor nos deu e trilhar o caminho certo.

Pedro Humberto

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

SEDE DE DEUS


Texto Bíblico: Salmos 42:2a

Todos nós sabemos que, para vivermos, precisamos de água. Por mais que bebamos de fontes como: sucos, refrigerantes, chás, etc... só saciamos a sede do nosso corpo com água pura.

Assim como o corpo anseia por água, a nossa alma anseia por Deus.

Hoje em dia, existem muitas fontes nas quais o homem tem procurado beber e saciar a sede da sua alma. Entretanto, a sede da nossa alma só é saciada quando bebemos da água viva, que é Jesus!

Só Jesus é a fonte de água viva. E o melhor: essa Fonte é totalmente acessível. Não precisamos pagar nada por ela. A qualquer momento podemos beber dela, pois Jesus sempre está de braços abertos para nos receber.

Todas as fontes que o mundo oferece não podem saciar a sede da alma, pois são fontes finitas. Somente Jesus é fonte infinita e inesgotável de água viva, porque Ele é eterno.

Precisamos beber dessa fonte todos os dias. Ela é capaz de nos dar uma nova natureza. Somente ela cura as feridas da alma. Ela lava o nosso interior e transforma nossa vida.

Em João 4.13 e 14, Jesus afirma: Quem beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.

Pense: Em qual fonte você tem buscado saciar a sede da sua alma?

Reflita: Se a sua vida está sem sentido, Deus quer mudar a sua sorte. Basta que você beba dEle e Ele te dará vida, e vida em abundância.

João Filho

terça-feira, 28 de setembro de 2010

BUSCANDO A DEUS


Texto Bíblico: Filipenses 4: 6-7

“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo,
porém, sejam conhecidas, diante de Deus,
as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graça.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento,
guardará o vosso coração e a vossa mente em cristo Jesus.”

Segundo o dicionário, petição é o meio pelo qual se pleiteia direitos perante a justiça. É o instrumento utilizado pelo advogado para obter uma decisão judicial que satisfaça o interesse de seus clientes.

Quem de nós não possui um direito a ser buscado? Ou, quantos de nós temos passado por momentos em que decisões precisam ser tomadas e, que ao invés de irmos a Deus em oração, corremos de um lado para o outro, em desespero, falando com um e com outro, sem que haja solução? Mas a Deus, que é capaz de nos dar êxito, muitas vezes, deixamos por último. “Agora, pois, ó Deus nosso, ouve a oração do teu servo, e as súplicas, e sobre o teu santuário assolado faze resplandecer o teu rosto, por amor do senhor.” (Daniel 9: 17)

Por causa disso vivemos com medo, nos tornamos pessoas ansiosas, nos estressamos, e até perdemos o sono. Existem muitas pessoas que hoje vivem sob o poder de remédios, para relaxar e para dormir. Porque será? A Bíblia nos manda não andar ansiosos por coisa alguma. (Fp. 4: 6).

Pense: Você tem buscado a Deus em primeiro lugar?

Reflita: “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6: 33)

“Eu, porém, faço a minha oração a ti, SENHOR, num tempo aceitável;
ó Deus, ouve-me segundo a grandeza da tua misericórdia,
segundo a verdade da tua salvação”. (Salmos 69: 13)

Raíla Vieira de Andrade

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

SOMENTE POR TE AMAR


Texto Bíblico: João 4: 23 e 34/ Mateus 7: 9-11

Fiz uma viagem de 10 dias e não levei minha filha, Maria Paula, de 9 anos. Entrávamos em contato por telefone todos os dias, até mais de uma vez por dia. Lembro-me que ela me pediu pra levar uma lembrancinha no primeiro dia em que viajei e em todos os demais dias ela não tocou no assunto. Nas ligações seguintes, falamos sobre o que fizemos durante o dia e o quanto nós nos amávamos, e que estávamos sentindo falta uma da outra. Um dia antes da volta, liguei para ela e perguntei o que ela gostaria de ganhar de presente. Ela me disse. E fui correndo comprar o melhor que havia na loja para presentear uma filha tão amorosa!!!
Jesus diz em Mateus 7 que nós que somos maus sabemos dar bons presentes aos nossos filhos, quanto mais nosso Pai que é Bom, não saberá dar bons presentes aos que o pedirem?
O apóstolo Paulo, em Filipenses 4: 6 nos diz que não devemos andar ansiosos, mas levar todos os nossos pedidos a Deus em oração e súplicas e com ações de graças. Ele é o nosso Deus, tudo o que temos vem dEle, e é a Ele que temos que pedir. Porém, o que tem acontecido conosco? Só nos achegamos a Deus para pedir? O que tem nos atraído à presença do nosso Pai? Somente ter as nossas vontades atendidas? O salmista nos diz: "Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração!" (Sl 37:4). Quando chegará o dia em que iremos nos agradar? Que estaremos satisfeitos com o que o Senhor tem nos dado? Pois, se estamos respirando agora e se estamos lendo essa devocional, é dádiva dEle!!!

Reflita: Eu, como mãe, humana e falha, conheço as necessidades da minha filha e sei que é a mim que ela vem quando precisa ou quer algo, e fico feliz em atendê-la. Mas, é muito bom quando ela me recebe em casa com um abraço, me dizendo o quanto me ama e pedindo para ficar pertinho de mim. Quantos momentos, temos passado na presença do nosso Eterno Pai, tão Bondoso, tão Maravilhoso, tão Santo e Perfeito, somente porque o amamos, sem pedir nada, só adorando?


“É assim que eu quero te adorar. 
Chorando aos teus pés. Prostrado em teu altar
É assim que eu quero te adorar. Querendo estar contigo
SOMENTE POR TE AMAR, SENHOR!
(Eyshila)


Juliana Ribeiro Barbosa

ESSÊNCIA DA ADORAÇÃO


Texto Bíblico: Gênesis 22: 2

Então disse Deus: Tome seu filho, Isaque, a quem você ama, e vá para a região de Moriá. Sacrifique-o ali como holocausto...”
               
ABRAÃO descobriu que a essência da adoração estava em render-se às reivindicações divinas em vida. Abraão julgou Isaque como sendo seu, esquecendo por um breve tempo que a criança era um presente de Deus e que seu Pai Celestial tinha o direito de reivindicá-lo. Tudo o que temos e tudo o que somos foram comprados por alto preço (1 Coríntios 6.20).
Precisamos nos dispor a devolver “nossos amados Isaques” ao Senhor. Tudo que nos for precioso deve ser colocado no altar de Deus, como um sacrifício para o cumprimento de Seus propósitos.
Abraão descobriu através desta experiência a natureza do seu Senhor. Ele aprendeu que Deus não pede o que nos é mais querido e preciso porque precisa, mas porque Ele pediu que o patriarca oferecesse um sacrifício não para explorar a emoção de um homem velho, para simplesmente matar um jovem Isaque, ou qualquer outro tipo de sadismo. Seu propósito, ao pedir tal sacrifício foi garantir a Abraão que ele era um Deus amoroso, digno de toda confiança. Abraão podia confiar a vida de Isaque nas mãos do Senhor e descansar.
É por meio das provas que aprendemos que Deus é fiel e que sempre tem o nosso bem-estar em mente. Descobrimos que adoração não é apenas o que acontece aos domingos na igreja, ou nos encontros de louvor, mas ela envolve uma rendição às reivindicações de Deus em relação ao que é mais precioso em nossas vidas. Também descobrimos um pouco mais sobre a natureza do Pai, Sua bondade, fidelidade e eterno amor por nós.

Pense: Devemos pedir ao Senhor que nos dê Espírito sensível para que possamos descobrir as riquezas que Ele tem para aqueles que O prioriza.


Cristiane de B. Santos