Pesquisar no blog

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

ANDAR EM SANTIDADE E EM UNIDADE


Texto Bíblico: Hebreus 12:14

“Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor.”


É possível andar com Deus na face da Terra: Santo, separado, consagrado, curado e quebrantado. Um verdadeiro adorador de Deus. “Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem,” 1 Pedro 1:15. “Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade.” 1 Tessalonicenses 4:7. E não se pode andar sozinho. Para se andar em Santidade tem que se andar em Unidade. Unidade significa ser junto, se tornar um e ter o mesmo pensamento. “O Deus que concede perseverança e ânimo dê-lhes um espírito de unidade, segundo Cristo Jesus, para que com um só coração e uma só boca vocês glorifiquem ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.” Romanos 15:5,6. Um dos segredos de êxito na vida é em não andar sozinho. E Deus leva tão sério a Unidade, que expulsou Lúcifer da sua presença, destituindo-o do seu cargo. A essência de Deus não está na divisão! A igreja (corpo de Cristo) é comparada ao corpo humano. Cada parte tem diferentes funções, mas em suas diferenças devem trabalhar juntos (unidos). E como membros do Corpo de Cristo, temos a responsabilidade individualizada de manter a unidade do Espírito. O Espírito Santo nos guia, mas devemos estar dispostos a ser guiados e a fazer nossa parte para manter a paz. “Como prisioneiro no Senhor, rogo-lhes que vivam de maneira digna da vocação que receberam. Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor. Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos.” Efésios 4:1-6.
Há dois tipos de unidades:

1. Dentro da vontade de Deus que gera VISÃO - A verdadeira unidade começa na sua família, para depois sermos um como igreja e ganharmos muitas almas. "Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles, para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.” João 17:20-23.

2. Fora da vontade de Deus que gera DIVISÃO - Acarreta impedimento da expansão do Reino de Deus. Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: "Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e uma casa dividida contra si mesma cairá.” Lucas 11:17.

Reflita: Para alcançarmos a unidade do Espírito, precisamos entender que não devemos andar em dissensão (diversidade de opiniões) na igreja, mas sim em concordância. “Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo suplico a todos vocês que concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês, e, sim, que todos estejam unidos num só pensamento e num só parecer.” 1 Coríntios 1: 10. Para isso, temos que ter transparência no que se pensa (há que haver uma concordância entre aquilo que sai de nós e aquilo que está dentro de nós), disposição em discutir um assunto (com abertura de mente e disposição em ouvir o outro lado e conviver com o outro) e unidade de pensamento e parecer. “Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união! É como óleo precioso derramado sobre a cabeça, que desce pela barba, a barba de Arão, até a gola das suas vestes. É como o orvalho do Hermom quando desce sobre os montes de Sião. Ali o Senhor concede a bênção da vida para sempre.” Salmos 133:1-3.
 
Pense: Andar em unidade, nos leva a um estado de semelhança em tudo. Conduzindo-nos a um discipulado mais intenso um a um, que trás direção e principalmente proteção.
 
“Um por todos e todos por um!” Os Três Mosqueteiros - Alexandre Dumas.
 
Obrigada Deus pelos os amigos que o Senhor me presenteou! Como eu tenho aprendido de Ti através deles! Obrigada pelo teu Espírito Santo que me consola e me ensina a andar em Teus caminhos! Amém.

“É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!” Eclesiastes 4:9-10.


Fabiana Moraes Pereira

GRAÇA


Texto Bíblico: I Coríntios 1:3

“A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.”
 
Essa era uma saudação comum de Paulo, sempre que ele escrevia uma carta.

Mas, o que significa graça e, por quê graça não pode faltar no ambiente da nossa casa, da nossa família, dos nossos relacionamentos?

“Um homem comprou um carro novo para a família. Em certo dia que ele saiu sem o carro, ao voltar, ele foi surpreendido ao ver o seu carro, o qual ele pagou caro por ele, todo riscado. O seu filho pequeno fez do carro um quadro de escrever e desenhar. Esse homem e sua esposa ficaram literalmente fora de si. Perderam completamente o controle e, dominados por um sentimento de ira, pegaram o filho e começaram a bater em suas mãozinhas. Bateram tanto que as mãos do menino foram deformadas. À noite, ao perceberem a loucura que tinham feito, levaram o filho para o hospital, onde inventaram uma estória. Os médicos fizeram tudo para salvar as mãos e a vida do menino, porém era tarde demais. Para salvar a vida do menino foi necessário amputar as suas mãos. Após a cirurgia, os pais foram ao hospital a fim de visitar o filho e, quando eles entraram no quarto, o filho levantou os dois braços sem as mãos e disse: papai e mamãe, não riscarei mais o carro de vocês, agora vocês podem devolver minhas mãozinhas?.”

Diante disso, o pai saiu correndo, pegou o seu revólver e deu cabo de sua vida, suicidou-se. A mãe sofreu um distúrbio psíquico e foi parar num hospital psiquiátrico.

O que faltou na casa desse garotinho que riscou o carro de seu pai? Faltou GRAÇA.

Algo de grande importância que não pode faltar em nossas famílias, em nossos relacionamentos, é a GRAÇA.

Se desejamos ter uma família abençoada, bem sucedida, devemos construir um ambiente marcado e permeado pela graça.

- Graça é um favor imerecido.

- Graça é dar algo de valor a quem não merece, mas precisa.

- Graça é tratar as pessoas melhor do que elas merecem.

- Graça é tratar as pessoas melhor do que nós esperamos ser tratados.

- Graça é não desistir daqueles que desistem de nós.

- Graça é ser grato apesar da ingratidão das pessoas.

- Graça é dar amor ao que não merece ser amado.

- Graça é servir aos inimigos.

- Graça é abençoar a quem nos amaldiçoa.

- Graça é falar bem de quem fala mal da gente.

- Graça é orar pelos que nos perseguem.

- Graça é vencer o mal com golpes de bondade.

- Graça é perdoar mesmo quando esse perdão não é solicitado.

- Graça é se importar com aqueles que não se importam com você.

Quando falta graça amamos as coisas e usamos as pessoas. Podemos ver isso no exemplo do filho pródigo. Quando ele volta à sua casa, o seu pai não perguntou a ele pelo dinheiro desperdiçado. O que mais importava para o pai não eram as coisas e nem o dinheiro, mas sim, a presença do seu filho.

“Certa vez uma mulher ganhou de presente do marido um carro. Ela havia acabado de tirar a habilitação. Mesmo sem ter muita experiência no trânsito, ela resolveu dar uma volta no carro novo. Para sua infelicidade, no primeiro semáforo aconteceu um acidente, envolvendo-a. Assim que ela sentiu o impacto na lateral do seu carro, ela gritou: Meu marido!!! Meu marido vai brigar muito comigo. Mas, para sua surpresa, quando abriu a carteira para tirar o documento e entregar ao policial, ela encontrou um bilhete do seu marido dizendo: querida, em caso de acidente, não se preocupe. Eu amo mais você do que o carro que te dei”.

É isso que acontece onde reina a graça de Deus no coração das pessoas.

Enquanto houver graça, nós vamos usar as coisas e amar as pessoas, independentemente do que tenha acontecido.

Que neste novo ano, possamos dar mais importância às pessoas do que em coisas materiais, pois elas podem ser consertadas, mas uma pessoa não.

Que a graça de Deus reine em nossos corações, em nossas casas, em nossas famílias e em nossos relacionamentos!
 
Pense: Como vai a sua família? Que lugar ela ocupa em sua lista de prioridades? Qual o investimento que você tem feito na sua edificação? Que nota Deus daria para a sua família hoje?
 
“A graça transforma leões em cordeiros, lobos em ovelhas, monstros em homens e homens em anjos.”

João Filho

LIVRA-NOS DE NÓS MESMOS


Texto Bíblico: Romanos 7 :15-19
 
“Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto. Ora, se faço o que não quero, consinto com a lei que é boa. Neste caso, quem faz isto já não sou eu, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não o efetuá-lo. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço.”
 
Quem nunca reparou o quanto é fácil para nós humanos fazermos o que é errado? E o quanto é difícil para nós fazermos o correto? Cristo mesmo disse: larga é a porta que conduz ao inferno. Quão difícil para nós é passar pela porta estreita que nos conduz a salvação e quão fácil é passarmos pela porta larga que nos leva ao inferno.

Paulo, nesta carta aos romanos, fala sobre isso, e ele dá graças a Deus por Jesus Cristo que livra o nosso corpo miserável da morte. Porque se não fosse por Cristo, o nosso merecimento seria a morte, pois dentro de nós não existe nada que seja bom, mas somente maldade e pecado.

Infelizmente isso é realidade. E felizmente sem Deus não existe nada de bom. Sem Deus não existe amor, porque Ele é o amor e a fonte de toda bondade que existe no mundo.

Felizmente nós sabemos que sem Deus nada existe nada de bom. Às vezes vejo atitudes de pessoas na televisão ou até no dia a dia, e vejo frequentemente pessoas dizendo: você viu o quanto aquela pessoa é uma pessoa boa? Você viu o que ela fez? Nem Cristo enquanto estava habitando como homem entre nós aceitou ser chamado de bom. (Lucas 18:18-19) Cristo mesmo sendo humano não foi somente bom, foi o melhor, mas pela sua submissão e respeito ao Pai, se manteve humilde na sua natureza humana, como todos nós deveríamos ser.

Enquanto Cristo manteve essa postura exemplar de humildade, o ser humano tem mantido sua postura rebelde, soberba, de nariz empinado e dona do seu próprio nariz. Postura essa que têm causado o seu sofrimento e a sua autodestruição. (1 Coríntios 10:12)

Se nem Cristo com todo o seu poder e autoridade aceitou ser chamado de bom enquanto homem, quanto mais a nós!

O que temos feito para merecer tudo o que temos?

O que temos feito para merecer tudo o que ganhamos?

O que temos feito para receber tudo o que recebemos?

Presentes, riquezas, carros, bons salários... por mais que achemos que os temos por merecê-los, por mais que tenhamos algum mérito, Deus não nos dá por mérito, mas sim por amor.

Como seres humanos, por mais “bons” ou “merecedores” que sejamos, nós somos pecadores, falhos, fracos, miseráveis e mais alguns milhares de adjetivos.

“Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte? Graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor...” Romanos 7:24-25.

Graças ao nosso Senhor Jesus, deixamos de ser nada para ser algo, e não apenas algo, mas alguém muito importante para nosso Deus.

Não deixe o inimigo fazer com que você se torne inimigo de Deus, pois Deus quer você como alguém tão importante para Ele como um filho. Ele quer cuidar de você com todo o amor Dele de uma maneira especial e única!

Mas para isso Ele deseja que você dê a Ele todo o seu coração. Ele quer fazer morada em você. Ele quer viver dentro de você de tal maneira, que as suas atitudes e a sua vida possam “transpirar” parte do seu amor e da bondade. E aí sim, você poderá ser menos ruim e menos pequeno do que você já é, e dar bons frutos para Deus, e quem sabe poderá ser chamado de uma pessoa realmente boa aos olhos de Deus!

Este é meu desejo para nós neste novo ano! Que o Senhor nos abençoe!

Feliz 2011 a todos!

“Eu sou a videira, vós os ramos. Quem permanecer em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” João 15: 5
 
Henrique Gabriel

BONDADE DIVINA


Texto Bíblico: Êxodo 33:19

Porém Ele disse: Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti, e proclamarei o nome do SENHOR diante de ti; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem eu me compadecer.

Faze-me ouvir a tua benignidade pela manhã, pois em ti confio; faze-me saber o caminho que devo seguir, porque a ti levanto a minha alma.

Não te lembres dos pecados da minha mocidade, nem das minhas transgressões; mas segundo a tua misericórdia, lembra-te de mim, por tua bondade, SENHOR. Salmos 25:7

Oh! quão grande é a tua bondade, que guardaste para os que te temem, a qual operaste para aqueles que em ti confiam na presença dos filhos dos homens! Salmos 31:19

Louvem ao SENHOR pela sua bondade, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens. Salmos 107:8

Louvem ao SENHOR pela sua bondade, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens. Salmos 107:15

Louvem ao SENHOR pela sua bondade, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens. Salmos 107:21

Louvem ao SENHOR pela sua bondade, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens. Salmos 107:31

A multidão dos homens apregoa a sua própria bondade, porém o homem fidedigno quem o achará? Provérbios 20:6

Na pureza, na ciência, na longanimidade, na benignidade, no Espírito Santo, no amor não fingido, 2 Coríntios 6:6

Deus, em sua infinita bondade, não nos diferencia de ninguém. Ele nos cobre com seu manto de amor. Nós somos pequenos perante a bondade de Deus. Ele é soberano, misericordioso, sua bondade dura eternamente e incondicionalmente. Ele dá o sol para justos e injustos. Ele não tem distinção de cor, raça ou crença. Sua bondade permanece, embora nós, na maioria das vezes, não a merecemos.

Reflita: Acredite na bondade essencial das pessoas com quem você lida no seu cotidiano. Se algumas pessoas apresentarem um aspecto desagradável, tome a iniciativa de contemplar somente as partes positivas delas, acreditando que elas são filhas de Deus, assim como você.

Sheila Oliveira Dujardin Badauy

AQUI


Texto Bíblico: 2 Coríntios 2:14
 
Aqui me deito/Aqui me levanto.
Aqui sonho/Aqui vivo a realidade.

Aqui choro/Aqui me alegro.

Aqui passo fome/Aqui tenho banquete.

Aqui passo frio/Aqui sou aquecida(o).

Aqui me entristeço/Aqui me traz felicidade.

Aqui sinto vazio/Aqui sinto acolhida(o).

Aqui fico cansada(o) /Aqui vivo como criança.

Aqui me decepciono/Aqui ergo a cabeça.

Aqui tenho cicatrizes/Aqui sou restaurada(o).

Aqui eu posso passar por tudo.
 
Estou sujeita a tudo que acontece neste mundo, mas tenho uma certeza em tudo isso – Deus está comigo a cada instante, me segurando, me ajudando, me protegendo, me guiando, pois em tudo que acontece me aproximo mais da sua presença, da sua Palavra, nada que acontece comigo é em vão, tanto em tristeza ou em felicidade, sempre tem algo bom ou ruim. Porém, tudo tem um propósito de Deus. Ele quer que o busquemos a todo momento, por isso passamos por provações e lutas. Não adianta somente Deus estar ao nosso lado nós também devemos estar ao lado de dEle. Caminhe com Deus e vencerá todas as barreiras!
 
“O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita”
Salmos 121:5

Tayene de Sena Ferreira

A VERDADEIRA LIBERDADE


Texto Bíblico: Isaías 61:1b
 
“Enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a por em liberdade os algemados.”
 
Deus não gosta de prisioneiros. Por isso ele nos deu o livre arbítrio, mas nós sempre escolhemos estar aprisionados por alguma coisa. Nos acorrentamos na ansiedade e estresse porque desejamos aceitação , status e posses, nas doenças da alma que nos inibem e amarram, nas influências sociais e religiosas que criam em nós hábitos que dificilmente nos deixarão, e muitos outros.

As prisões são domínio de Satanás, e ele vem governando no decorrer dos tempos. Mas Deus deseja profundamente trazer libertação para todos; todos os dias ele estende sua mão e nos diz: Filho, só eu posso libertá-lo. Mas a liberdade jamais pode ser forçada, ela é um processo de Crescimento, a verdade era libertá-lo, e a verdade tem nome.

Deus quer que entendamos que tudo tem a ver com Jesus, que a liberdade é um processo que acontece dentro de um relacionamento com ele. “O Senhor é o Espírito, e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.” 2 Co 3:17.
 
Pense: Cristo morreu pelos pecadores. Ele vive no coração dos redimidos, e ele guia a vida diária de todos os crentes no sentido mais pleno. A morte de Cristo significa vida e liberdade para todos aqueles que aceitaram o seu presente. (Rhonda H. Kelley)

 
Cristianne de B. Santos