Pesquisar no blog

segunda-feira, 4 de julho de 2011

BEM x MAL


Texto Bíblico: 1 Tessalonicenses 5:21-22


“...mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom. Afastem-se de toda forma de mal.”

A bíblia diz que devemos examinar tudo o que é bom e tudo o que é ruim.

Examinar não é o mais difícil, o difícil é evitar o mal e ficar somente com o bem.

Até porque a natureza do ser humano é pecaminosa, por isso temos muito mais facilidade em escolher o mal e deixar o bem de lado. Devemos estar sempre com Deus e vigilantes para fazer escolhas que agradam o coração de Deus.

Com Deus estaremos do lado bom, e se deslizarmos, é só pedir perdão a Ele, pois Ele sempre é fiel e justo para nos perdoar.


Letícia Leal, 12 anos

O PODER DO LOUVOR

Texto Bíblico: Salmos 150:6

“Todo ser que respira louve ao Senhor. Aleluia!” 

“Aleluia” significa Louvado seja Deus, e esta é uma palavra que pode ser compreendida por vários idiomas. Esta palavra é utilizada em cultos e em orações pela maioria dos cristãos.

Todo cristão pode aprender a louvar a Deus em qualquer circunstância, em qualquer hora e em qualquer lugar. Em todo o tempo, como diz Davi no Salmo 113:3 “Do nascimento do sol até ao ocaso, louvado seja o nome do Senhor.” E até mesmo como Paulo e Silas, quando estiveram na prisão e louvaram a Deus à meia noite. Ou na luta, como fez Josafá ao conduzir o povo de Judá, reunindo-os para louvar antes de guerrear (II Cr 20), ou na alegria, quando Maria recebera a notícia de que estaria grávida do Salvador. Também pode ser no templo ou até mesmo no seu quarto em secreto. O que importa é crer que quando abrimos a nossa boca e começamos a declarar os atributos de Deus e a dar a devida glória a Ele, grandes coisas acontecem tanto no plano físico quanto no plano espiritual.

Ah, se soubéssemos do real poder do louvor abriríamos mais a nossa boca para louvar e bendizer a Deus, ao invés de abri-la para murmurar... quanto desperdício!!! O louvor é uma das armas mais poderosas contra Satanás, juntamente com a oração e a leitura das Escrituras Sagradas.

Um louvor verdadeiro deve ser sincero mesmo que nos encontremos abatidos, desanimados ou em grande provação, pois ele produz vitórias. Deus habita no meio do louvor, podendo curar, libertar, restaurar e transformar vidas através dele. Devemos louvá-Lo sempre!

O louvor ao Senhor é uma ordenança deixada a nós, sendo assim uma grande alegria e um privilégio de toda a criação, pois a Palavra de Deus é clara ao dizer: “Todo ser que respira louve ao Senhor. Aleluia!” E você, já louvou a Ele hoje?


Raquel S. da Mata Faleiro

TEIMOSIA x DESOBEDIÊNCIA

Texto Bíblico: Lucas 6:46 


“Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?” 


Nós, seres humanos, temos uma natureza complicada demais. No texto acima, vemos o Senhor chamar nossa atenção porque não fazemos o que Ele manda. Às vezes, somos assim exortados. Contudo, isto seria desnecessário se simplesmente obedecêssemos. Mas a nossa natureza carnal nos leva para outros caminhos nos tornando teimosos e desobedientes, pagando assim o preço.


A bíblia nos conta a história de Abraão que andou nos caminhos de Deus, obedecendo-O (Gênesis 12:4-9). O exemplo de Abraão serve para que reflitamos como temos agido na igreja, em nosso lar, na escola, no trabalho, etc. Como servos, precisamos procurar viver o que a Palavra de Deus nos ensina, deixando a teimosia e obedecendo as lideranças constituídas por Deus. 

Quanto a vós outros, servos, obedecei a vosso Senhor segundo a carne com temor e tremor na sinceridade do vosso coração como a Cristo. (Efésios 6:5).

Marielle Bragança, 13 anos

VAIDADES DA VIDA

Texto Bíblico: Eclesiastes 12:12,13 e 5:18,19 


“E, demais disto, filho meu, atenta: não há limite para fazer livros, e o muito estudar é enfado da carne. De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.” (Ec 12:12,13) 

Nesta vida terrena muitas são as coisas que fazemos pensando em ter um futuro próspero, com fartura e realização dos sonhos. E para alcançarmos isso, os estudos e o trabalho são os que têm uma maior relevância. Deus é quem nos capacita para tal, de forma que também o honremos nessas atividades que tomam maior parte dos nossos dias. No entanto, diante da ambição por se alcançar mais e mais, podemos transformar isso em algo que nos afaste de Deus. E notável que quando dedicamos demais a tais coisas não temos tempo e nem ânimo para se dedicar a outras coisas importantes da vida, principalmente em relação á vida espiritual. Deus nos concede todas as condições necessárias para o nosso sucesso, mas ao invés de reconhecermos isso, nos submetemos a um esforço máximo sem reconhecer que nada disso adiantará se não estivermos fazendo conforme a vontade de Deus. Deixamos apenas o resto do nosso tempo, motivação e ânimo para reconhecer a grandeza de Deus em nossas vidas, e ás vezes, nem isso. O mundo profissional, intelectual exige o máximo das pessoas, mas não é isso que Deus quer de seus filhos. Ele quer que busquemos primeiramente o reino dEle e a sua justiça, e tudo mais nos será acrescentado (Mt 6:33). Isso não quer dizer que devemos deixar os estudos e trabalho, ou fazê-los de maneira negligente porque Deus quer que o honremos através disso também. A questão é que deixamos com que as exigências e pressões do mundo nos dominem. Desta forma, agimos como se o nosso esforço fosse o suficiente para ser um vencedor e não é assim, só com a capacitação que vêm de Deus conseguimos realmente a vitória.

Aqueles que se entregam inteiramente aos livros e trabalho se tornam bem sucedidos, recebem a recompensa do esforço através das riquezas e conhecimentos obtidos, no entanto, suas vidas se resumem àquilo. Tais pessoas não possuem amizades verdadeiras, uma família bem estruturada, alegria de se viver senão naquilo em que se dedicam tanto. Deus não quer esse vazio para nossa vida, quer preencher toda a nossa vida com seu Amor incondicional e imensurável, concedendo a alegria de viver o plano maravilhoso que ele preparou especialmente para cada um de nós. Já pensou em quantas pessoas, situações e oportunidades concedidas por Deus você pode ter perdido durante a vida por se preocupar tanto com o futuro e o cumprimento de suas obrigações? Não perca tempo se preocupando com o que tem que fazer daqui a um tempo, simplesmente faça o que você puder buscando sempre a vontade de Deus para sua vida. Com certeza a vida que Deus tem preparado para você vai muito além do que você conseguirá somente com seu próprio esforço. 

Reflita: Confie em Deus porque a Ele pertence o seu amanhã. Faça hoje o que está em seu alcance, o que não conseguir fazer entregue ao Senhor, pois Ele te suprirá conforme a sua necessidade. Quando nos preocupamos com o futuro deixamos de viver a alegria do presente.

"Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono." (Salmos 127:2)

Isabella Sarom

SEMPRE AO SEU LADO

Texto Bíblico: Salmos 77:11-12 

“Recordarei os feitos do Senhor, recordarei teus antigos milagres. Meditarei em todas as tuas obras e considerarei todos os teus feitos”. 

Por que, às vezes, não conseguimos sentir a presença de Deus ao nosso lado? Este é um mistério sem resposta.

Muitas são as qualidades ou características de Deus: amoroso, forte, infalível, corajoso, eterno, companheiro, etc. Mesmo com todas essas qualidades, por vezes, esquecemos do Seu imenso amor e nos sentimos só. Esquecemos que quando estamos em uma situação que era difícil e se torna possível, foi Deus que veio ao nosso favor transformando tudo para o nosso bem.

Em meio aos desertos, temos por costume dizer que Deus nos abandonou. Porém, não percebemos quantas vezes O abandonamos; e ainda assim exigimos suas bênçãos. Apesar de sermos falhos, Deus sempre está ao nosso lado, disposto a nos perdoar e nos revelar quão grande é o seu amor.

Nossa fé não pode ser orientada pelo que vemos e sentimos, mas deve se basear no fato concreto e histórico de que Deus agiu e continua agindo em nosso favor.

Quando você pensar que Deus não está ao seu lado, lembre-se o que Jesus fez pela humanidade na Cruz e da promessa de que Ele estaria com você até o fim. 

Mesmo quando não sinto a presença de Deus, Ele está ao meu lado.


Jéssica Gabriella, 13 anos

BENEFÍCIOS DA PALAVRA DE DEUS


Texto Bíblico: I Pedro 1:3; 23

“Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.” I Pe 1:23 


Conhecer e viver a Palavra de Deus nos proporciona riqueza espiritual.  Paulo na segunda carta a Timóteo, já declarava: “Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” II Tm 3: 16-17. No versículo 15, do mesmo capítulo, o apóstolo Paulo, aconselhando o jovem Timóteo, afirma que o conhecimento das sagradas letras pode proporcionar a verdadeira sabedoria, aquela que aponta para a salvação pela fé. Assim, destacamos alguns benefícios concedidos aos que se esforçam em conhecer e obedecer a Palavra de Deus.

1.  As Escrituras concedem vida: O texto básico da primeira carta de Pedro confirma esta verdade. A palavra-chave neste texto é “regeneração”, e esta se dá pela Palavra de Deus, que é viva e permanente. O poder da Palavra é comparado a uma semente incorruptível, sem falhas, eficiente. Assim, ela produz vida nova, transformação total. O poder renovador da Escritura é realçado no livro do profeta Isaías, numa declaração do próprio Criador: “Assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo que a enviei”.

2.  As Escrituras produzem crescimento: É importante destacar o texto de I Pe. 2:2: “Desejai ardentemente, como meninos recém-nascidos, o puro leite espiritual, para por ele crescerdes para a salvação”. Carecemos de alimentos para o nosso desenvolvimento físico. Do mesmo modo, para um adequado desenvolvimento espiritual, a Palavra de Deus é imprescindível. Assim, da mesma forma que o alimento muda de acordo com o nosso crescimento, nosso espírito, irá requerer alimentos cada vez mais sólidos. No início somos como bebês recém-nascidos que precisam de “mamadeira”, leite puro. À medida que crescemos, iremos requerer alimentos mais sólidos, refeições bíblicas diárias. Uma dieta rigorosa para que não nos tornemos raquíticos, enfraquecidos na fé. Isto se relaciona com o terceiro ponto que ora descrevemos:

3.  As Escrituras conduzem à maturidade: Não seremos bebês para sempre. A infância passa num processo natural de amadurecimento. O mesmo ocorre com os cristãos. Deus não fica satisfeito com crentes imaturos. O autor do livro de Hebreus enfrentou problemas com cristãos imaturos. Reparem o texto: Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento. Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.” Hb. 5: 12-14.

4.  As Escrituras oferecem orientação: É bastante providencial o texto Salmo 119, verso 105: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho”. A palavra de Deus nos oferece orientação para o nosso viver diário, para que não sejamos cegos, caindo em ciladas preparadas por Satanás. A palavra de Deus afasta as névoas da dúvida. Ela é a nossa bússola, nosso norte. Num mundo de trevas, governado por Satanás, precisamos da luz oriunda das Escrituras, pois nossa visão é turva e assim estamos sujeitos a tropeços. No Evangelho de João temos uma declaração de Jesus: “Se alguém andar de dia, não tropeça, pois vê a luz deste mundo”.

5.  As Escrituras dão estabilidade: Estamos falando de segurança espiritual; confiança; fundamentação segura. Um crente estável não se abala. O evangelista Mateus registra a história das duas casas erguidas sobre dois diferentes fundamentos: “Portanto todo aquele que ouve estas minhas palavras e as pratica, será semelhante ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. Desceu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa; contudo, ela não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. Aquele que ouve estas minhas palavras, mas não as cumpre, será comparado ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. Desceu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos, e deram contra aquela casa, e ela caiu, e foi grande a sua queda”. Mt 7:14-17. A palavra de Deus fornece estabilidade espiritual. Tempestades certamente ocorrerão; não estamos isentos delas. O importante é resistir e sobreviver às intempéries. Sairemos ilesos se o nosso fundamento estiver sobre a rocha.

6.  As Escrituras geram pureza: Novamente recorreremos ao Salmo 119. O versículo 11 diz: “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”. A palavra de Deus é preciosa, é algo muito especial, de grande valor. Tamanho tesouro deve estar guardado em nossos corações. Neste lugar especial, ela poderá produzir frutos e nos afastamos do pecado, pois agradaremos a Deus. A palavra de Deus confronta o pecado, mas só poderá agir com eficiência em nossas vidas se estiver depositada em nossos corações e assim ela poderá limpar toda impureza.

7.  As Escrituras concedem a vitória: Na registro de Mateus 4, temos o episódio da tentação de Jesus. Ele enfrentou Satanás e obteve vitória citando as Escrituras. Por três vezes ele foi vitorioso. Jesus nos dá o exemplo de como derrotarmos o inimigo, mas para usarmos adequadamente a palavra de Deus, precisamos conhecê-la e ter destreza no seu manuseio. Citando-a com sabedoria enfraqueceremos Satanás e ele fugirá de nós. Paulo na segunda carta aos Coríntios, capítulo 10 escreve: Pois embora andando na carne, não militamos segundo a carne. As armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus, para destruição das fortalezas.” (v. 3,4).

8.  As Escrituras trazem bênçãos: O Salmo 19, verso 7 declara: “A lei do Senhor é perfeita e refrigera a alma, o testemunho é fiel e dá sabedoria aos simples”. O verso 8 expressa: Os preceitos do Senhor são retos, e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro , e alumia os olhos”. São inúmeras as bênçãos proporcionadas pela palavra de Deus. Entretanto, é preciso conhecê-la, amá-la, usá-la com sabedoria. Ela oferece longevidade: O temor do Senhor é limpo, e permanece para sempre (v. 9a). Ela é perfeita: As ordenanças do Senhor são verdadeiras, e inteiramente justas (v. 9b). As Escrituras não contêm erros e nem enganos.

Existem outros benefícios, mas destacamos os mais importantes. Desfrutar deles implica em investir na palavra de Deus; conhecê-la; amá-la. Assim, seremos crentes com uma vida alicerçada em forte fundamento. O Salmo 119 elogia a palavra de Deus. Que possamos lê-lo invocando a ação do Espírito Santo para iluminar os nossos olhos e abrir os nossos corações, refletindo no recado de Deus para você. 

Marco Antônio 
Devocional baseada no livro “Discipulado Espiritual Dinâmico” de Tony Evans
– A recompensa das Escrituras

A SUA PRESENÇA É O MELHOR LUGAR

Texto Bíblico: Salmos 131:2
“Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma: como criança que ao ser amamentada se aquieta nos braços de sua mãe; como essa criança é a minha alma para contigo”. 

Na presença de Deus somos livres para ser quem somos. Davi experimentou essa amizade, ele não tinha medo de abrir seu coração e mostrar quem ele era; se sentia como uma criança sendo amamentada no colo se sua mãe.

Vocês já observaram a expressão de uma criança recém-amamentada? Ela geralmente está relaxada, tranquila e satisfeita e quase sempre pega no sono. Davi vê Deus como essa mãe que proporciona ao seu filho tudo aquilo que ele necessita, não só um alimento físico, mas tem tempo para permanecer com seu filho no colo, e assim ambos experimentam um tempo de plena satisfação na presença um do outro.

Como Davi, devemos procurar essa liberdade de mostrar o que há em nossos corações para o Senhor, e assim não mais desejaremos as “coisas grandes e maravilhosas demais”, (V1), mas, sim, o Deus grandioso e maravilhoso.


Cristiane de Brito

A ESSÊNCIA DO AMOR

Texto Bíblico: I Coríntios 13:1-7
O amor verdadeiro é o que provém de Deus, porque Ele é amor. E isto ele provou a toda humanidade corrompida pelo pecado através do sacrifício de Jesus na cruz, nos dando a chance de vivermos com Ele. O amor não é um sentimento que parte do ser humano, mas é algo que é refletido de Deus, e o que Ele nos ensina é que devemos amar ao nosso próximo com esse amor que ele dispensou sobre nós. Se não conhecermos a Deus, buscando obedecer aos seus ensinos, jamais seremos capazes de amar verdadeiramente porque o amor que provém de Deus tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta (v.7). Para nós pecadores é fácil amar aqueles que nos fazem o bem, e até mesmo esses, em algumas circunstâncias podemos dizer que não amamos mais por conta de algum problema ou atitude que não nos agradou. Por isso é que não somos capazes de amar por nós mesmos, dependemos da Fonte de amor que é o Senhor!
Amar a Deus consiste em querer e buscar obedecer ao que ele nos ensina através de sua Palavra. E amar ao próximo consiste em conhecer a Deus e querer demonstrar esse sentimento a outra pessoa, seja em atitude ou palavra. E a Palavra de Deus é bem clara: Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.” I Jo 4:20
Somos capazes de amar alguém e a Deus apenas porque Ele nos amou primeiro (I Jo 4:19). O mundo diz que ama através de tantas canções e poesias que falam de amor, que tocam o coração de tantas pessoas, mas que na verdade alimenta a ilusão de um sentimento de paixão erroneamente chamado de amor, algo humano que em nada se assemelha ao Amor verdadeiro.
Pense: Como você tem buscado cultivar o amor pelas pessoas? A única fonte de amor é Deus, busque conhecê-lo e obedecê-lo e só assim serás capaz de demonstrar verdadeiramente esse sentimento, seja amor fraternal, maternal, paternal ou o amor entre um homem e uma mulher. 
Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.” I João 4: 7,8
 Isabella Sarom

LOUVOR A DEUS

Texto Bíblico: Salmos 150:2

“Louvem o Senhor pelas coisas maravilhosas que tem feito. Louvem a sua imensa grandeza”. 
 
Tudo o que tem vida louve ao Senhor!
 
É bom louvar a Deus, pois Ele tem cuidado de nós e faz o impossível em nós. Quando colocamos nossa vida em sua presença Deus está com os braços abertos para nos abençoar; Ele acalma o nosso ser. É só adoramos o verdadeiro louvor. Pois Eles está a procura de verdadeiros adoradores que adorem em espírito e em verdade.
 
Quando louvamos a Deus, Ele nos purifica, alegra o nosso coração tirando toda tristeza, curando enfermidades da nossa alma e nos faz sentir bem.
Exemplo disso é o Rei Saul. A bíblia diz que um espírito maligno vinha sobre ele, a única coisa que expulsava esse espírito era o louvor, e ele pediu para que encontrasse alguém que soubesse tocar harpa. Chamaram, então, o filho de Jessé. Quando ele começava a tocar, o espírito maligno ia embora e o rei sentia alívio. Ele tornou-se seu escudeiro, e depois o seu sucessor no trono, o rei Davi, o homem segundo o coração de Deus, um verdadeiro adorador.
“Por isso, por meio de Jesus Cristo, ofereçamos sempre louvor a Deus.Esse louvor é o sacrifício que apresentamos, a oferta que é dada por lábios que confessam a sua fé.” Hebreus 13:15 
Salvador Araujo

VIVER COM ORDEM

Texto Bíblico: Provérbios 10:23

"Para o tolo, o cometer desordem é divertimento; mas para o homem entendido é o ter sabedoria."
É preciso haver ordem em nossa vida. Ordem é lei, é precisão, é repetição. Não se observa ordem naquilo que ocorre apenas uma vez. Por isso, não devemos temer nem nos fartar com as repetições. Devemos viver o dia-a-dia de modo metódico e organizado, obedecendo às leis de Deus. Nessa hora, conseguiremos adentrar no Reino de Deus de forma mais segura. Quando a vida de um indivíduo perde a ordem e deixa de ser metódica e organizada, ele se distancia de Deus. Ele oculta Deus e se corrompe, confundindo desmazelo com liberdade, buscando o belo no ócio, e tendo a ilusão de que desordem seja diversidade. Não há progresso no desmazelo, no ócio, na desordem,  mas numa vida ordenada, porque é a auto-realização da vontade divina, a manifestação da Alegria de Deus. 
Reflita: Se Deus é Amor, Paz, Alegria, porque nos desorganizamos, desobedecemos as leis de Deus, principalmente nós que somos cristãos e temos a Bíblia como Regra de Prática e Fé? 
“Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos.” 1 Coríntios 14:33     

Sheila Oliveira Dujardin Badauy

domingo, 3 de julho de 2011

PENSAMENTOS A RESPEITO DA VIDA...

Texto Bíblico: Eclesiastes 7:29  
“Tudo o que aprendi resume nisto: Deus nos fez simples e direitos, mas nós complicamos tudo.” 
Pensar na vida é uma das coisas que mais fazemos e às vezes até sem perceber. Ansiedade? Impaciência? Comodidade? Correria? Planos? Os pensamentos de Salomão são ótimos exemplos para nós em todos os aspectos:
·        O nome limpo vale mais do que o perfume mais caro;
·        Quem só pensa em se divertir é tolo; quem é sábio pensa também na morte;
·        É melhor ouvir a repreensão de um sábio do que escutar elogios de um tolo;
·        Quando o sábio usa a violência, ele se torna tolo;
·        Controle sempre seu gênio; é tolice alimentar o ódio;
·        Nunca pergunte: “Por que será que antigamente tudo era melhor?” Essa pergunta não é inteligente;
·        A sabedoria é melhor do que o dinheiro;
·        Quando as coisas correrem bem, fique contente; quando as dificuldades chegarem, lembre disto: é Deus quem manda tanto a felicidade como as dificuldades e, a gente nunca sabe o que vai acontecer amanhã;
·        Se você temer a Deus, terá sucesso em tudo;
·        A sabedoria pode fazer mais por uma pessoa do que dez prefeitos juntos podem fazer por uma cidade;
·        Não existe no mundo alguém que faça sempre o que é direito e nunca erre;
Pode-se continuar a lista de pensamentos de Salomão sobre a vida que será difícil encontrar um fim. Muitas pessoas querem refletir sobre a vida sem buscar sabedoria, mas está bem claro que quem não busca ser sábio, torna-se tolo. Não adianta tentar achar uma solução se não tememos a Deus.
Porque “para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Se você conhece o Deus Santo, então você tem compreensão das coisas.” (Pv 9:10)

Pedro Humberto
Oficina G3 - Onde está?

O VALOR DE UMA VIDA

Texto bíblico: 1 Pedro 1:18,19 
“Para Deus as coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver, transmitida por seus antepassados, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito”. 
Você sabe quanto vale a sua vida?Qual o valor da vida? E da vida de seus familiares, amigos, colegas e vizinhos?
Nossa vida não pode ser vendida em troca dos valores deste mundo. Exemplos: ouro, prata, fama e prestígio. Pois, os valores do mundo não são comparáveis com o valor de uma vida. Os valores do mundo sofrem mudanças, como o sobe e desce de uma bolsa de valores ou como a integração de novas ideias que desvalorizam as já ultrapassadas.
Mesmo que para o ser humano, o valor de uma vida seja desprezível, nossa alma tem um valor imenso para Deus. O maior exemplo disso foi o preço pago lá na cruz. O preço da vida de seu próprio filho, Jesus Cristo.
Deus valoriza tanto uma vida que o maior desejo de dEle é a salvação de todas as pessoas. Pois, Deus não se alegra quando um ímpio perece. Pelo contrário, oferece oportunidades para que todos alcancem a salvação “Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Ao contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento.” (2 Pe. 3:9). 
Reflita: “Enquanto vemos a cada dia o valor da vida humana ser depreciada pelo próprio ser humano, Deus deseja usar Seu povo na Terra para salvar o que está perdido. No mundo existe milhares de jovens nas drogas, homens e mulheres sem esperança, crianças vazias de carinho e amor, adolescentes sem perspectiva de vida; e todos precisam saber que alguém morreu por eles. E quem irá anunciar uma notícia tão maravilhosa como esta? Você e eu. Precisamos urgentemente ouvir o clamor que vem das ruas e atender ao chamado de Deus: “… Quem enviarei? Quem irá por nós?...” (Is. 6:8). Diga sim à Deus, e use seus dons e talentos para falar as pessoas que alguém as ama. E esta pessoa é Jesus Cristo.” (Ministérios com propósitos - com adaptações). 
José Neto

O AMOR

Texto Bíblico: Salmos 136:1 

“Dêem graças ao Senhor, porque ele é bom. O seu amor dura para sempre!”

Quem seria capaz de medir o amor de Deus para conosco? Quantos seriam capazes de dar o próprio filho para morrer numa cruz por nós? Assim como diz o versículo, devemos dar graças a Deus porque ele é bom e o seu amor durará para sempre! Deus tem um amor infinito para conosco a ponto de dar seu Filho para morrer por nós numa cruz.
Nos dias de hoje, temos visto a grande ausência do amor. Reportagens mostram filhos matando pais, pais matando filhos, homens matando crianças inocentes, etc. Isso tudo é o reflexo de uma sociedade que tem crescido sem a importância do amor, sem a figura da família, sem o amor pelo próximo. No livro de Mateus 24:12-13 diz o seguinte: “Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará, mas aquele que perseverar até o fim será salvo.”
      O amor de muitos tem se esfriado e em alguns já não existe mais. Porém, até o final dos tempos o amor ainda será maior, ele nunca perecerá. Assim permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.” (I Coríntios 13:13). Mesmo em uma época em que o amor se esfriou, precisamos lembrar que ele é maior, e que Deus tem um amor infinito para conosco. E que, aqueles que mesmo em meio a lutas e tragédias, mesmo vivendo em um mundo corrompido e repleto de maldade, mantiverem e perseverarem no amor para com o próximo, estes serão salvos.

Bruna Menezes, 15 anos