Pesquisar no blog

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

FIDELIDADE DE DEUS


Texto Bíblico: 2 Tessalonicenses 3:3


“Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno.”
 
O Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa define fidelidade como:

• Qualidade de fiel; lealdade.

• Constância, firmeza, nas afeições, nos sentimentos; perseverança.

• Observância rigorosa da verdade; exatidão.
 
Quando o mar contrário está, as circunstâncias não são favoráveis, o dia amanhece sombrio - semelhante a um pesadelo que desejamos desesperadamente acordar, quando o leão nos ataca, os inimigos nos cercam desejando a nossa humilhação e morte, nesses momentos, como é árduo nos mantermos fiéis a Deus, nas suas promessas e Palavras. Mas, a fidelidade do nosso Deus é incomparável e imensurável.
 
A vida de Sansão é um dos inúmeros exemplos bíblicos para crermos na fidelidade do nosso Deus. Sansão foi escolhido por Deus desde o ventre materno. Um dia, um anjo apareceu aos pais dele e lhes disse que teriam um filho, o qual seria consagrado ao Senhor desde o ventre. Sansão era nazireu, que significa consagrado. De acordo com o livro de Números 6:1-7, três coisas eram proibidas ao nazireu: comer e/ou beber qualquer produto procedente da uva (não podia tomar vinho que significava prazer e deleite carnais), cortar os cabelos (para o nazireu o cabelo comprido era o sinal mais evidente de sua consagração, porque expressava sua submissão e obediência) e tocar em cadáveres (o pior inimigo de Deus é a morte).
 
O autor de Juízes diz que o Espírito do Senhor começou a agir em Sansão “apossou-se de Sansão” (Jz 13:25; 14:6; 15:16) levando-o a grandes feitos e vitórias sobre os filisteus. Mas um dia, ele não resistiu a uma das seduções de Satanás. O diabo é tão astuto que não nos conduz diretamente ao pecado. Ele nos convence de que não há nada de errado em fazer tal coisa, em passar todos os dias no caminho perigoso, em olhar. A tática do diabo para seduzir Sansão entre as vinhas não obteve êxito. Da mesma forma, a artimanha para fazê-lo tocar no cadáver do leão também não surtiu o efeito desejado. Por último, o inimigo usou uma mulher para induzi-lo a cortar os cabelos. E quando, enfim, os cabelos de Sansão foram cortados ele perdeu todas as forças e foi entregue por Dalila aos filisteus. Levado para o cárcere, furaram-lhe os olhos e obrigaram-no a rodar um moinho (Jz 16:19-21).
 
Sansão quebrou sua consagração à Deus, depositando sua confiança e fidelidade em uma mulher.
 
As consequências imediatas da consagração quebrada são estas:
 
• Perdemos o poder para vencer o pecado e subjugar o inimigo.

• Perdemos a liberdade conquistada em Cristo. Por causa do pecado muitos que outrora foram libertos vivem agora debaixo das cadeias do diabo.

• Perdemos a visão, o discernimento e a sensibilidade espiritual.

• Perdemos a direção espiritual. Por causa das cadeias espirituais que nos prendem passamos a andar em círculos.
 
Mas, graças a Deus por sua fidelidade sobre nossas vidas. Através dela, Sansão obteve uma segunda chance.
 
Antes de obtermos uma segunda chance, precisamos dar os seguintes passos:
 
• Deixar o cabelo crescer de novo. Isso implica abandonar o pecado e restaurar a nossa consagração a Deus.

• Clamar ao Senhor. No cárcere, Sansão clamou ao Senhor. E quando o fez, reconheceu que Deus era Senhor e que a força de que precisava só poderia vir dele (Jz 16:28).

• Exterminar os inimigos que nos aprisionavam. Após ter clamado ao Senhor, Sansão abraçou-se com as duas colunas que sustentavam a casa e fez força sobre elas. E a casa caiu sobre ele e sobre os filisteus, matando-os. E foram mais que Sansão matou, ao morrer, do que os que ele matara em vida (Jz 16:29-30).
 
Reflita: Ninguém é semelhante ao nosso Deus. Ele é poderoso, e comprometido em sua fidelidade. Amado(a), o poder de Deus se manifesta através da nossa fraqueza, quando reconhecemos a nossa total dependência, submissão e obediência a ele. Confie e espere somente no SENHOR. Ele nunca erra, e tem propósito para todas as coisas. Agradeça a Ele por tudo.

Cantarei para sempre o amor do Senhor; com minha boca anunciarei a tua fidelidade por todas as gerações. Salmos 89:1

Fabiana Moraes Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário