Pesquisar no blog

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

A BONDADE CONTAGIANTE



Texto Bíblico: I João 4:11


Imagine um robusto jovem chamado “João”, com seus vinte e poucos anos, cheio de sonhos e ideais, que se alistou na 2ª Guerra Mundial, com um uniforme novinho e um coração revolucionário e esperançoso. Mas, que se tornou um condenado à morte numa cela fria, depois que fora capturado pelos japoneses (meses de trabalho pesado na selva, surras diárias e a morte lenta provocada pela fome). A morte é um alívio pra ele.

Mas então, algo maravilhoso acontece. Dois novos prisioneiros, ainda animados pela esperança, são transferidos para o campo. Embora também estejam doentes e fracos, eles atentam para cuidar de vidas. Compartilham suas refeições escassas e voluntariam-se para trabalhos no lugar dos outros prisioneiros mais debilitados. Limpam as úlceras de “João” e massageiam-lhe as pernas atrofiadas. Dão nele o primeiro banho em seis semanas. A força de “João” aos poucos volta e, com ela, a sua dignidade.

A bondade desses homens é contagiante. E “João” começa a tratar dos doentes e a dividir suas porções de comida. Outros soldados fazem o mesmo. Com o passar do tempo, o clima do campo acalma-se e clareia. A Renúncia toma o lugar do egoísmo. A Humildade toma o lugar do Orgulho. O Amor toma o lugar do Ódio. A morte se torna VIDA em Jesus Cristo.

No momento em que li essa história, indaguei: E o que isso tem haver comigo? Eu não vou para nenhum campo de prisioneiros de guerra.... Então, Deus trouxe ao meu coração a seguinte fórmula: (Renúncia + Humildade + Amor) = Bondade Contagiante.

E é isso que Deus quer que façamos: Que contagiemos as pessoas com Sua bondade para que o ambiente seja transformado (trabalho, universidade, cursinhos preparatórios e principalmente o nosso Lar).

1)Renúncia – Abrir mão. Abdicar. Rejeitar os pronomes possessivos (meu curso, minhas coisas, meus sonhos, minha coca-cola, meu danoninho. Quero que as coisas sejam do meu jeito e no meu tempo). “Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a Tua.”(Lucas 22:42)

2)Humildade – Respeitar, sujeitar, submeter. “Em favor dos Reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito.”(I Timóteo 2:2). Aqueles dois soldados respeitaram “João”, porque “somos a imagem de Deus”(Gênesis 1:26).

3)Amor – Quando queremos o bem de outra pessoa. Quando assumimos a culpa de algo que não fizemos em favor de outro. “Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados. Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros.”(I João 4:10-11).

Pense: Sabe aqueles momentos lameados, tristes, desesperadores, duvidosos, sombrios, em que a morte passa a ser um alívio, em que não temos mais forças para recomeçarmos? Pois é. É exatamente nesses momentos que um diamante brilha no meio da lama, um camarada reparte coisas, um soldado (amigo) se preocupa, uma pessoa surge no nosso caminho dizendo que “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.”(Salmo 46:1).

Reflita: Que possamos ser esse diamante, esse camarada, esse soldado, essa pessoa contagiante da Bondade de Deus na vida das outras pessoas.

“Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade,
suportando-vos uns aos outros em amor.”(Efésios 4:2)
Amém!
Fabiana F. Moraes Pereira

Um comentário:

  1. Fabi, só posso dizer que amo vc e que Deus ainda fará grandes coisas em nosso meio!!! Super Beijo

    ResponderExcluir