Pesquisar no blog

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O DESEJO DE MUDAR


Texto Bíblico: Lucas 18:35-43

“O que você quer que eu lhe faça? "Senhor, eu quero ver", respondeu ele”

O desejo de mudar é uma grande prova de amor a Deus, amor para consigo mesmo e amor para com o próximo.

Mudar alguma coisa dentro de nós é sempre um desafio, pois mexe em áreas que, na maioria das vezes, não queremos que ninguém toque.

Mas, por que relutamos tanto quando se fala em mudança?

Vejamos a história do cego de Jericó, que, conforme relata a palavra de Deus, estava sentado à beira do caminho por onde Jesus iria passar. Ele estava à beira do caminho porque sofria de uma deficiência visual e então era colocado ali para pedir esmolas. Mas esse homem, não conformado com sua deficiência, queria ser curado, ou seja, queria uma grande mudança em uma área da sua vida. Então ele percebendo que Jesus estava se aproximando, e crendo no seu poder para curá-lo, começou a gritar: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim! Mas, os que estavam perto dele diziam para ele ficar quieto, porém ele gritava mais alto ainda: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim! Então Jesus o ouvindo, ordenou que o trouxessem a sua presença e perguntou a ele: o que queres que eu lhe faça? E o cego respondeu: eu quero ver. Jesus então disse: recupere a visão, a sua fé o curou.

Para que haja mudança verdadeira é necessário reconhecimento, autocrítica, renúncia, perseverança, disciplina e coragem. E tudo isso só é possível se houver humildade. E foram essas atitudes que aquele homem teve.

Para que ele alcançasse mudança em uma área da sua vida, precisou mexer em outra, não dando importância ao ser repreendido para não gritar (isso fala de não ter reputação). Quantas vezes queremos mudança, mas, na primeira barreira que nos deparamos, desistimos? Quantas vezes temos vergonha de “gritar” para mostrar nosso inconformismo com determinada situação?

Muitas vezes não alcançamos mudanças em nossas vidas por não reconhecermos que precisamos mudar. Só Deus é imutável! Nós, seres humanos, precisamos de mudanças. Precisamos nos avaliar e renunciar formas e pensamentos antigos que nos prendem e nos tornam deficientes. Precisamos ser corajosos e perseverantes e, agindo com humildade, conseguiremos mudar as áreas deficientes de nossas vidas.

Pense: Qual a área da sua vida que está precisando de uma grande mudança? Você está disposto a agir como o cego de Jericó para alcançar tal mudança?

Reflita: O comportamento e o estilo de vida de uma pessoa só mudam quando há mudança de mentalidade.

João Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário