Pesquisar no blog

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

DESENVOLVENDO A AMIZADE COM DEUS


Texto bíblico: Tiago 4:8a
 
Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.João 15:15

Será que somos amigos de Deus o quanto desejamos ser?

Bem, vamos primeiro ver o que significa amigo e amizade.

Amigo é: Que ou quem sente amizade por ou está ligado por uma afeição recíproca a.

Amizade é: Afeição recíproca entre dois entes.

Por essas definições podemos entender que amizade não é ter um relacionamento superficial. Amizade requer um relacionamento mais de perto, mais íntimo, mais profundo. Não existe a possibilidade de só recebermos, jamais oferecermos e ainda assim sermos realizados nesse sentimento. Amizade não nasce da noite para o dia. Ela é desenvolvida dia a dia e exige esforço de ambas as partes.

Se nós desejamos ter um vínculo mais profundo e íntimo com Deus devemos aprender a partilhar de forma honesta com ele os nossos sentimentos. Precisamos ter confiança nele, aprender a importar com aquilo que ele se importa e desejar a sua amizade mais do que qualquer outra coisa.

Para desenvolvermos uma amizade com Deus precisamos nos esforçar para:

1. Ser sinceros com Deus.

Deus não espera que você seja perfeito, mas sim, sincero. Se perfeição fosse um requisito para amizade com Deus, jamais poderíamos ser seus amigos. Vejamos alguns exemplos na bíblia de homens que foram sinceros e se tornaram amigos de Deus: Abraão questionou e desafiou a Deus quanto a destruição de Gomorra, negociando de cinquenta até a dez justos, (Gn. 18:23-33). Deus escutou a Davi quanto as muitas acusações de injustiça e abandono, (Sl. 13). Jó pôde expressar sua amargura durante a provação. No final Deus o defendeu e repreendeu seus amigos, (Jó. 42:7).

Infelizmente, temos a tendência de não usarmos de transparência em nossos relacionamentos, pensando que, agindo assim, podemos magoar ou sermos mal interpretados pela outra pessoa. Mas Deus pode lidar com este tipo de fraqueza da nossa parte se formos amigos dele, porque a verdadeira amizade é edificada na transparência. Veja a oração de Davi quando estava na caverna se escondendo de Saul, (Sl. 142:2-3).

2. Obedecer a Deus pela fé.

Todas as vezes que você confia na sabedoria de Deus e faz tudo o que Ele diz, mesmo sem compreender o que está fazendo, você aprofunda sua amizade com ele, (Jo. 15:14). Somos amigos de Deus, mas não somos seus iguais, Ele é o nosso Senhor amado. A obediência não pode ser por obrigação, medo ou imposição e, sim, por amor. Deus guarda um simples ato de obediência como se fosse um tesouro. Ele não quer sacrifício, sim obediência, (1 Sm. 15:22).

3. Valorizar o que Deus valoriza.

Muitas vezes queremos somente receber de Deus, achando que ele tem a obrigação de nos abençoar. Deus é bom e nos abençoa, mas quer que, em primeiro lugar, trabalhemos em prol do seu reino.

Sua amizade com Deus aumentará à medida que você se importar com as coisas dele, ou seja, com o seu reino. O apóstolo Paulo foi um grande exemplo de amigo de Deus. As prioridades de Deus eram suas prioridades, os desejos de Deus eram seus desejos. Davi se sentia da mesma forma, (Sl. 69:9). Davi desejou apaixonadamente ser amigo de Deus, ele usou palavras como: anelo, anseio, sede e fome. No Salmo 27:4, ele diz que o desejo dele era morar na casa de Deus. No Salmo 63:3, ele diz que o amor de Deus é melhor que a vida.

Pense: Você está tão perto de Deus o quanto deseja? Você está disposto a desenvolver uma amizade com Deus?

Reflita: Não existe nada melhor do que ser amigo de Deus.

João Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário