Pesquisar no blog

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

DONS


Texto Bíblico: I Timóteo 4: 11-16


(...)
“Minha esposa e eu estamos na casa dos 80 anos e começamos a perder a audição. Nossa perda auditiva levou-nos a algumas conversas engraçadas - e a outras não tão divertidas, especialmente quando estávamos em um grupo de pessoas. Por isso, decidimos avaliar nossa audição. Não ficamos surpresos ao descobrir que nós dois tínhamos perdido boa parte da nossa capacidade auditiva. Perguntamos o que aconteceria se prosseguíssemos do jeito que estávamos. O técnico explicou que a audição não é simplesmente uma questão da capacidade do ouvido em captar ondas sonoras. Ela envolve a mente e sua capacidade de interpretar sons diferentes.” (http://www.icplan.org)

Preste bastante atenção no depoimento lido, é de um senhor de mais ou menos 80 anos... É interessante notar que se ignorarmos a audição deficiente, a mente poderá se esquecer de como interpretar certos sons. Ao pensar nas palavras do técnico, pude fazer uma relação com o texto bíblico: “Não te faças negligente para com o dom que há em ti.” (I Tm. 4: 14a) Os dons do Espírito são como o dom da audição.

Deus concede a cada servo teu, dons para realizá-los aqui na Terra, como por exemplo, dons de apostolado, auxílio, cura, encorajamento, discipulado, evangelismo, dança, entre diversos outros. Mas infelizmente, muitas pessoas deixam o mundo sem ao menos saberem qual o dom que Deus as proporcionou. Isso é muito preocupante! E mais preocupante ainda são aqueles que negligenciam os dons dados por Deus, ou seja, não cumprem ou não realizam a vontade do Pai. Precisamos cumprir a palavra de Deus, precisamos agir, e deixar Deus agir em nossas vidas, para assim descobrirmos em qual ministério devemos trabalhar para a obra do Senhor.

Em Salmos 100:2 está escrito: “Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico.” É o desejo dado por Deus que nos motiva a fazer diferença num determinado ministério, sempre com alegria em realizar a tarefa que nos foi confiada. Quando você tem amor por uma determinada área de ministério, você estará mais motivado e entusiasmado para servir. Servindo na área da tua paixão, você estará mais apto a enfrentar os contratempos que sempre ocorrem, pois lidamos com pessoas, logo, sempre nos surpreendemos em alguma coisa, tanto para nossa alegria como para, em algumas vezes, nossa tristeza. Mas se desempenharmos bem nosso trabalho tendo como alvo principal Jesus Cristo, nada irá nos afligir.

Deus nos fez semelhante, mas não iguais. Deus nos fez, TODOS, à Sua imagem e semelhança, mas cada um com sua própria personalidade e livre arbítrio. Deus nos fez com uma raça, mas nos diferencia de tal modo que não existem duas pessoas exatamente iguais. Deus não nos designou para sermos todos iguais, a unidade não é alcançada por ser parecido, e sim quando temos um único propósito, que é o de glorificar a Deus e edificar aos outros.

Pense: Você já permitiu Deus mostrar-lhe qual o dom (ou quais os dons) que Ele tem pra você? Se já tem conhecimento sobre seu dom, tem cumprido a ordem de Deus, ou tem fugido das obras do Senhor? Você tem influenciado para o bem pessoas ao seu redor, através dos seus dons? Tem negligenciado o dom que Deus lhe concedeu, ou tem cumprido as promessas de Deus para sua vida?

Reflita: Os dons, assim como a audição deficiente, se negligenciados, eles logo escapam à nossa consciência. Não nos atrevamos a negligenciar os dons do Espírito e os hábitos do coração que os mantêm vivos em nossa vida: a oração, o estudo da bíblia... Eles nos auxiliam a apreciar a maravilha do nosso caminhar diário na fé. Se entregue totalmente a Deus. Se você tem dúvidas sobre seus dons, lembre-se: Deus não é dúvida, Deus é certeza, é paz. Por isso, deixe Ele mostrar pra você qual ministério tem para sua caminhada cristã!

Sarah Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário