Pesquisar no blog

sábado, 9 de outubro de 2010

CAMINHO DE APRESENTAÇÃO


Texto Bíblico: Atos 9: 1-28

Este homem é meu instrumento 
escolhido para levar o meu nome 
perante os gentios e seus reis, 
e perante o povo de Israel.”(Atos 9: 15)

Hoje, temos uma vida regrada pelo mundo pós-moderno – mudanças rápidas, conceitos materialistas e existencialistas, novidades. 24 horas são escassas para inúmeras atividades profissionais e acadêmicas, responsabilidades e compromissos. A rotina predomina: acordar, trabalhar, alimentar ou “comer” quando der, contas à pagar, estudos, retornar para casa,..o mundo gira e você não pode parar. Você lembra o que fez à dois dias atrás, passo a passo? Provavelmente não. Na maioria das atividades você se encontra no piloto automático. Você se torna cego e programável.
É evidente que para cumprir tais compromissos é necessário transitar por diversos caminhos diariamente. Mas um dia, por providência, será necessário passar por um caminho que mudará a sua história. Você enxergará um novo horizonte. Perceberá que desperdiça tempo precioso mais com razões, argumentações, ganância, religiosidade, tradições, perseguições, inveja, brigas, cobranças e orgulho, do que ganha tempo com momentos que realmente importam e se eternizam: brincar com os filhos, elogiar o seu cônjuge, dizer aos seus pais o quanto você os ama, valorizar o seu patrão ou seus funcionários, colocar a cabeça no travesseiro e repousar em paz, fazer amigos e investir tempo em Deus. O fardo da rotina, pesado e árduo, “será trocado por um leve e suave". (Mateus 11:30).

Mas você sabe que caminho é esse?
É o caminho de Damasco. É o caminho que mudou a vida de Saulo – apóstolo Paulo.
Passar por esse caminho é imprescindível. Continuar nele é opcional.
Mas antes de compreender esse caminho, vamos discorrer brevemente sobre a história de Paulo.
Paulo foi considerado como o grande apóstolo dos gentios. Nasceu em Tarso, cidade principal da Cilícia, e pertencia à tribo, de Benjamim. Seu nome em grego “Paulos” quer dizer pequeno. O nome judaico anterior era Saulo. Seus pais eram fiéis à lei mosaica. Teve que aprender um ofício, que no seu caso, foi o de fazedor de tendas, das que se usavam nas viagens. Foi educado em Jerusalém por um dos mais sábios e notáveis rabinos daquele tempo, Gamaliel. A seus pés o jovem Saulo recebeu as lições sobre os ensinos do Antigo Testamento, porém de acordo com as tradições de seus antepassados. Assim, pois, o futuro apóstolo tornou-se fariseu zeloso, disciplinado nas ideias religiosas e intelectuais de seu povo. Por este modo, as suas qualidades pessoais, o seu preparo intelectual, e, talvez ainda, as relações de família, preparavam-lhe posição de destaque na sociedade judaica. Aparece no cenário da história cristã, como presidente da execução de Estêvão, o primeiro mártir do Cristianismo. Saulo perseguia com ardor os primeiros cristãos. Não só desprezava o crucificado Messias, como considerava os seus discípulos um elemento perigoso, tanto para a religião como para o Estado.
Mas foi no caminho de Damasco que TUDO MUDOU.
Paulo e seus companheiros provavelmente iam a cavalo, como era costume nas viagens pelos caminhos desertos da Galiléia para a antiga cidade. Estavam perto da cidade. Era meio-dia, o sol ardente estava na sua direção. Inesperadamente uma luz vinda do céu, mais brilhante que a luz do sol caiu sobre eles, derrubando-os. Todos se ergueram, continuando Paulo prostrado por terra. Ouviu-se então uma voz que dizia em língua hebraica: "Saulo, Saulo, porque me persegues? Dura coisa é resistires contra o aguilhão (ponta de ferro da aguilhada - Vara comprida com ferrão na ponta, usada para tocar os bois). Respondeu ele então: "Quem és tu Senhor?" Ele respondeu: "Eu sou Jesus a quem tu persegues. Levanta-te e vai à cidade e aí se te dirá o que te convém fazer". Os companheiros que o seguiam ouviam a voz sem nada ver, nem entender. Paulo sentiu-se cego pelo intenso clarão da luz, e foi conduzido pela mão dos companheiros. Entrou em Damasco, hospedando-se na casa de Judas, onde permaneceu três dias sem vista e sem comer, nem beber, orando e meditando sobre a revelação que Deus lhe fizera.
Ao terceiro dia, o Senhor mandou a certo judeu convertido, chamado Ananias, que fosse ter com Paulo e impor-lhe as mãos para recobrar a vista. O Senhor garantiu a Ananias, o qual tinha receio de encontrar-se com o grande perseguidor, que este, quando em oração, já o tinha visto aproximar-se dele. Portanto, Ananias obedeceu. Paulo confessou a sua fé em Jesus, recobrou a vista, e recebeu o batismo; e daqui em diante, com a energia que o caracterizava, e com grande espanto dos judeus, começou a pregar nas sinagogas que Jesus era o Cristo, Filho do Deus vivo.
Paulo estava cego com o tradicionalismo, a religiosidade, as convicções que ele acreditava serem “verdadeiras” e as perseguições. Sua rotina o consumia a alma e tempo precioso. Mas quando ele passava pelo caminho de Damasco - lugar de apresentação que o levou à casa de Judas que foi o lugar de restauração, descobertas, conflitos internos, reconhecimento, transformação e paz – TUDO NOVO SE FEZ. Deus se apresenta a Paulo e lhe norteia o caminho que DEVE andar.

Reflita: Se você quer descanso, paz, refrigério, sabedoria para administrar o seu tempo, satisfação, alegria e ver com a óptica de Deus, então você precisa passar por esse caminho que te conduzirá à casa de Deus. E esse caminho é Jesus Cristo. Reconheça Jesus como o seu único e suficiente Salvador. E Deus determinará um novo tempo em sua vida.
Fabiana Moraes Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário