Pesquisar no blog

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

DOIS TIPOS DE CORAÇÃO


Texto Bíblico: Atos 13.22

Achei Davi...homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade”.
O profeta Samuel, em varias ocasiões, chamou a atenção de Saul por desobedecer a Deus. O rei Saul era cuidadoso em oferecer a Deus os sacrifícios por Ele ordenados, mas não cuidou do principal sacrifício – a obediência de um coração completamente dedicado a Deus (1 Samuel 15.22). Finalmente, depois de um ato sério de desobediência, Deus enviou Samuel a Saul para dizer: “Seu reino não subsistirá” e “O Senhor tem buscado para si mesmo um homem segundo o seu coração” (1 Samuel 13.14). O segredo de ser segundo o coração de Deus é cuidar do coração. Aqui temos evidenciado dois tipos de coração: o de Saul e o de Davi:
  • Em seu coração, Davi estava disposto a obedecer. Saul estava satisfeito com meros atos exteriores de sacrifício.
  • Davi serviu a Deus. Saul serviu a si mesmo e fez as coisas ao seu modo.
  • Davi estava preocupado em cumprir a vontade de Deus. Saul se importava apenas com sua própria vontade.
  • O coração de Davi estava centrado em Deus; o de Saul estava centrado nele mesmo.
  • Embora Davi não tivesse obedecido a Deus sempre, ele tinha o que era importante – um coração segundo Deus. Em marcante contraste, a devoção de Saul era impulsiva e esporádica.
  • Embora Davi fosse famoso por sua coragem física e por ser um guerreiro, ele era totalmente dependente de Deus, confiando nele e declarando repetidamente reconhecê-lo: “O Senhor é a fortaleza da minha vida” (Salmos 27.1). Saul, por outro lado, era orgulhoso: confiava em suas próprias habilidades, em sua própria sabedoria e julgamento, e em seu braço de carne e osso.
Deus deu a ambos os reis a oportunidade de conduzir a Israel, mas no fim, eles tomaram caminhos muito diferentes – Saul longe de Deus e Davi perto dele. O coração de Saul era indiferente à vontade de Deus; Davi, porém, foi obediente.

Para refletir: Se diligentemente cuidarmos de nosso coração e o guardarmos com Deus, então todos os assuntos, ações, entradas e saídas da vida serão tratados à maneira de Deus e esses caminhos nos conduzirão a uma vida de obediência.

Arlete Costa Ribeiro Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário