Pesquisar no blog

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

CONFIANÇA


Texto Bíblico: Gênesis 27


“Confie no Senhor de todo o seu coração
e não se apoie em seu próprio entendimento;
reconheça o Senhor em todos os seus caminhos,
e ele endireitará as suas veredas”. (Provérbios 3:5-6)


Este texto de Gênesis relata a história de dois irmãos, Esaú e Jacó, filhos de Isaque e Rebeca. O pai, Isaque, já não podendo ver e sabendo que a qualquer momento poderia morrer, chama seu filho Esaú, pede que ele vá ao campo, apanhe uma caça e prepare uma comida saborosa, para que assim, Isaque abençoe Esaú. Mas, Rebeca, a mãe, ouve e manda que Jacó leve dois bons cabritos para que ela prepare a comida e ele possa receber a benção no lugar de seu irmão Esaú. Assim aconteceu e, Jacó engana a seu pai, e recebe a benção que deveria ser de seu irmão.

Confiança é a esperança firme em alguém, o sentimento de segurança, de certeza, tranquilidade, dar confiança, dar importância a alguém. No momento em que Jacó chega a Isaque, ele coloca as vestes de seu irmão e, afirma que ele é realmente Esaú e, por não ter mais a visão, Isaque acredita, confia nas palavras de seu filho.

Assim, devemos ser pessoas que realmente tenhamos palavras firmes e certas, dignas de confiança. A confiança em alguém é como um cristal, depois que se perde ou quebra jamais terá o mesmo valor que possuía antes. Por isso, quando existem pessoas e amigos que confiam em você, faça o máximo para que esse relacionamento se mantenha, e não busque meios de enganar aos outros para obter o seu mérito ou alcançar aquilo que deseja (“Respondeu-lhe o pai: Veio teu irmão astuciosamente e tomo a tua benção.” Gn. 27:35), Jacó precisou fugir de seu irmão, pois ele despertou o ódio no coração de Esaú. Que nossas atitudes não levem a provocar a discórdia, nem a ira com o nosso próximo. Que os nossos corações jamais possam ser preenchidos por planos que prejudiquem a vida daquele que está ao nosso lado. Que a atitude de Jacó não esteja presente em nós, mas, que nossas palavras sejam de confiança e lealdade, para que assim a paz e a harmonia de Deus habitem em nós, e nossa vida seja o reflexo da graça do Pai.


"Portanto, volte para o seu Deus,
e pratique a lealdade e a justiça;
confie sempre no seu Deus". (Oséias 12.6)


Hélia Mendes de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário