Texto Bíblico: Gênesis 12: 1-3
“Disse o SENHOR a Abrão: ....Sê tu uma bênção:
abençoarei os que te abençoarem,
e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem;
em ti serão benditas todas as famílias da terra.” (Gn 12: 2-3)
Deus nos revela características que permitiram que Abrão, posteriormente Abraão (Gn 17: 5), tivesse um relacionamento tão íntimo com Deus, a ponto de abençoar ou amaldiçoar a Abraão equivalesse, com efeito, a abençoar ou amaldiçoar a Deus. É como se Deus dissesse: Mexeu com Abraão, mexeu comigo! Abraão, em contrapartida, acordava pensando em Deus, dormia pensando em Deus, realizava suas refeições pensando em Deus....TUDO era Deus. E com isso, Deus desenvolve em Abraão, 8 características que o levou a ser chamado Amigo de Deus:
1) Obediência – Deus chamou Abraão enquanto ele ainda estava em Ur dos caldeus (At 7: 2-3, Gn 11: 31) e reiterou o chamado quando Abraão estava em Harã (Gn 12: 1). Deus fez ordenança a Abraão por diversas vezes: Gn 12: 1 – “Sai da tua terra (Harã), da tua parentela (Ló) e da casa de teu pai (Terá) e vai para a terra que te mostrarei (Canaã).”, Gn 13: 17 – “Levanta-te, percorre essa terra no seu comprimento e na sua largura; porque eu ta darei.”, Gn 15: 9 – “Toma-me uma novilha, uma cabra e um cordeiro, cada qual de três anos, uma rola e um pombinho.”, Gn 17: 11-12 – “Circuncidareis a carne do vosso prepúcio...” Gn 22: 1-2 – “Deus põe Abraão à prova....Toma teu único filho,...oferece-o em holocausto.”
E em todas elas, prontificado, Abraão OBEDECEU: Gn 12: 4 e Gn 13: 9, Gn 13: 18, Gn 15: 10, Gn 17: 23-24 e Gn 21: 3, Gn 22: 3-10.
2) Altruísmo (amor ao próximo) – Abraão se preocupava com as outras pessoas. Gn 13: 8-9 – Disse Abrão a Ló: “Não haja contenda entre mim e ti... Aí está a terra inteira diante de você. Peço-te que escolha para onde queres ir...” e em Gn 18: 23-32 – Abraão suplica pela vida dos justos que moravam em Sodoma e Gomorra.
3) Coragem – Abraão escolheu seus homens mais dignos de confiança para uma importante missão que os levaria a uma jornada longa e difícil: resgatar seu sobrinho Ló. Gn 14: 14
4) Fidelidade – E de tudo lhe deu Abraão o dízimo - Gn 14: 18-20. Deu a Melquisedeque, rei de Jerusálem, sacerdote de Deus.
5) Lealdade - Abraão demonstrou sua total lealdade ao SENHOR e sua incorruptibilidade - Gn 14: 23.
6) Temor e Amor – Abraão temia e amava a Deus mais que a qualquer outro, pois estava disposto a Lhe oferecer seu único filho - Gn 22: 9.
7) Confiança – Abraão confiou no SENHOR, que Ele proveria o cordeiro e que Isaque voltaria com ele do local de sacrifício - Gn 22: 12-14.
8) Fé – Abraão creu, mesmo passados dez anos da promessa que o SENHOR lhe fizera, sem que ele tivesse filho – Gn 15: 1-6, e também, quando posto à prova, ofereceu Isaque, pois considerou que Deus era poderoso até para ressuscitá-lo – Hb 11: 17-19.
Com isso, Abraão é galardoado por Deus com Aliança perpétua que se estende a sua descendência – Gn 17: 2, e se torna amigo de Deus. Um amigo revela ao outro os desejos do seu coração – Gn 18: 17, II Cr 20: 7, Is 41: 8 e Tg 2: 23.
Reflita: Se você também quer ser chamado Amigo de Deus, decida por ter essas características, buscando a Deus em todos os momentos, sendo Ele o seu centro, o seu universo, o seu primeiro pensamento de manhã, o seu alimento, o seu confidente e o seu amparo.
Pense: Um verdadeiro amigo é sincero, partilha dificuldades, fala a verdade e alerta para perigos, é humilde, sempre tem uma palavra de ânimo e sempre faz o bem.
Você é amigo para alguém?
“O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade.” (Pr 17: 17)
Fabiana Moraes Pereira
THE ESSENCE OF GOD
ResponderExcluirThe "ESSENCE OF GOD" is composed of "FISICOU SPACE UNIVERSE" occupied by an "INTELLIGENCE" the highest degree of perfection, to give origin in time and space of all forms of "ENERGYES", jogging, from the atom, with its structures infinitesimal dimensions, until all the heavenly bodies that make up the cosmos in perfect harmony and balance in their movements, and the purity of their feelings of "LOVE" consisting of "piety", "JUSTICE" and "LOVE "gives us the existence of life
A ESSENCIA DE DEUS
A “ESSENCIA DE DEUS” é composta de: “ESPAÇO FISICOU DO UNIVERSO” ocupado por uma “INTELIGENCIA” do mais alto grau de perfeição, para dar a origem no tempo e no espaço de todas as formas de “ENERGIAS”, que movimentam, desde o átomo, com suas estruturas infinitesimais dimensões, até todos os corpos celestes, que compõe o Cosmo em perfeita harmonia e equilíbrio em seus movimentos, e a pureza de seus sentimentos de “AMOR” constituído de “PIEDADE”, “JUSTIÇA” e “AMOR”, nos dá a existência da vida