Pesquisar no blog

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

NUNCA É TARDE PARA SONHAR


Texto Bíblico: Joel 2:28

“E acontecerá, depois, derramarei o meu Espírito...e... vossos velhos sonharão...”.

Por que “velhos sonharão?” Por que não os jovens e ou as crianças?

Bem, crianças e jovens sonhar nos parece natural. É comum encontrar com uma criança e perguntar:

- “Qual é o seu sonho”? A resposta pode ser imediata:

- “Quero ser jogador de futebol, quero ser presidente da república, quero ser piloto de fórmula 1” ou outras coisas assim.

Até com os jovens é comum encontrá-los cheios de sonhos e projetos; mas com os velhos, ah! Eles nos diriam:

- “Uma boa aposentadoria, férias permanentes, sombra e água fresca, uma rede na varanda e uma TV com controle remoto para economizar minha energia”.

No entanto, sobrenaturalmente, algo tremendo vai acontecer, “... os vossos velhos sonharão”.

Nunca é tarde para sonhar! Não há limites para os sonhadores.

Para quem sonha o tempo e as circunstâncias não são empecilhos.

Quem sonha crê no milagre, não nas possibilidades. Por mais contraditórias que sejam as circunstâncias, ele sabe que o milagre vai acontecer. E se tardar a chegar, não tem problema, até os velhos sonharão!

Um dos homens do antigo testamento chamado Calebe foi um grande sonhador de Deus.

Ele tinha quarenta anos quando Moisés, servo do Senhor, lhe enviou de Cades-Barnéia para espiar a terra prometida. E ele trouxe uma resposta, como sentia no coração.

Mas seus irmãos, que subiram com ele, não persistiram. Ele, porém, perseverou em seguir ao Senhor seu Deus...

- “Agora, pois, o senhor me conservou em vida, como falou”;

E já agora tenho oitenta e cinco anos de idade. Ainda estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal ainda é agora, para a guerra, para sair e entrar.

Quanta coisa Calebe já havia enfrentado desde a saída do Egito, o calor do deserto, as provações, quantas experiências ele teria acumulado ao longo de tantas décadas. Seria coerente ouvir de seus lábios palavras tais como:

- Finalmente, uma boa aposentadoria, era tudo que eu precisava. Já trabalhei muito, mereço um bom descanso.

Férias, sombra e água fresca! Ninguém mais que Calebe merecia tudo isso. No entanto ele com sua alma juvenil levanta a voz e diz:

- “Ainda estou tão forte quanto a quarenta anos atrás”.

Isso é que é atitude de fazer inveja a qualquer jovem. Uns tentando se aposentar aos quarenta, outro com oitenta e cinco anos e preparado para encarar novos desafios.

Duas realidades são expostas aqui. Primeiro que é possível conquistar sonhos mesmo na velhice, e segundo, que na vida cristã não tem aposentadoria.
 
Reflita: Quando a velhice vier se espelhe em Cabele. Essa velhice não se limita só à idade, mas quando a falta de sonho, expectativa chegar lembre-se do grande herói da bíblia; nada de lamúrias, nada de “canseiras”. Que façamos parte da geração dos “filhos de Calebe!”. Afinal, Nunca é tarde para sonhar!
 
“Estou pronto para ir à guerra, dá-me este monte, terra de gigantes, com a ajuda do Senhor eu os expulsarei”. (Calebe)

Raíla Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário