Pesquisar no blog

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

MILAGRES – Deus e eu


Texto Bíblico: 2 Reis 4:2 e 7

“E Eliseu lhe disse: Que te hei de eu fazer? 
Declara-me que é o que tens em casa. 
E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, 
senão uma botija de azeite”.
“Então, veio ela e o fez saber ao homem de Deus; 
e disse ele: vai, vende o azeite e paga a tua dívida; 
e tu e teus filhos vivei do resto”.

Lemos nessa passagem de 2 Reis a história do milagre da viúva. Há muitas coisas interessantes nesse trecho da palavra de Deus. Naquele tempo as mulheres não trabalhavam fora de casa e por isso não tinham salário. Também não havia pensão do INSS. Quando um homem morria deixando viúva e filhos, era um problema grave. Aquela senhora, viúva, não queria perder seus filhos para os credores. O que fazer?

Quantas vezes passamos por circunstâncias difíceis e não sabemos o que fazer. Eis a primeira lição dessa história. Ir até Deus e contar tudo para ele.

Naquela época, o profeta representava um caminho até Deus. Ela não ficou sofrendo em casa esperando a tragédia acontecer. Nem ficou na expectativa de que o homem de Deus ou até mesmo alguém da comunidade adivinhasse ou imaginasse o que podia estar acontecendo. Ela tomou a iniciativa de procurar ajuda e procurou no lugar certo. Isso é muito importante para aqueles que conhecem a Deus. Esses sabem onde e a quem procurar. Após essa iniciativa, Eliseu disse a ela: o que hei de eu fazer? Ele queria saber de sua fé, de sua confiança no homem de Deus, mas, também queria saber qual a participação dela nessa ajuda. Daí a pergunta: O que é que tens em casa? Enquanto temos condição e se realmente existe possibilidade, Deus quer a nossa participação. Em outras palavras, aquilo que posso fazer e me compete fazer, Deus não faz. Deus faz a parte dEle. E Ele sabe o que eu posso fazer. Temos que aprender a usar nossas possibilidades dentro do plano de Deus; de acordo com a vontade dEle.

Ela foi sincera com Eliseu e ele usou o que ela ainda tinha e realizou o milagre. Mas ela participou do processo dentro da sua possibilidade. Muitas vezes ficamos esperando o pacote com embrulho de presente e laço de fita, mas o milagre é a vitória, a renovação das forças, a fé em Deus e a multiplicação do pouco que temos através da intervenção do próprio Deus. Quantos milagres podem estar acontecendo em nossas vidas que não temos percebido? Ela ouve a voz de Deus através do profeta, obedece e põe em prática a sua ordem, percebe o milagre e volta a Deus contando tudo. Ela espera que Deus continue organizando o milagre e continue dando as ordens para então resolver seu problema.

Muitas vezes não percebemos o milagre e arrematamos a benção da nossa própria maneira. Tornamos-nos ingratos e arrogantes. Deus tem prazer em nos ouvir e atender, mas espera de nós fé, sinceridade, obediência e gratidão.

Reflita: Deus é o mesmo, e milagres continuam acontecendo. Têm acontecido em sua vida? Participe aos outros testemunhando as bênçãos que Deus tem derramado sobre você a cada dia.

Arlete Costa Ribeiro Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário