Pesquisar no blog

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

VENCENDO A DEPRESSÃO


Texto Bíblico: Salmo 42:11

Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.

Depressão é um distúrbio mental caracterizado por adinamia (estado de prostração física e/ou moral; falta de forças), desânimo (perder o ânimo, a coragem, desistir), sensação de cansaço, e cujo quadro muitas vezes inclui, também, ansiedade, em grau maior ou menor.
Fonte: Dicionário Aurélio

Passei por esse problema alguns anos atrás. Tudo começou com uma grande decepção. Uma tristeza profunda me afligiu. Perdi o interesse das atividades que apreciava, tinha dificuldade de concentração, alterações do apetite e do sono (em um mês emagreci 6 Kg), dores e enjoos, dificuldade de tomar decisões, pessimismo, irritabilidade e impaciência, achava que não valia a pena viver (desejava a morte, e fiz tudo para que ela acontecesse), chorava o tempo todo, sentimentos de culpa injustificáveis e de pena de mim mesma. Como foi difícil! Sofri muito. Depois do diagnóstico, começou o tratamento (e o fiz porque uma mulher amável e corajosa, minha mãe, não desistiu de mim). O tratamento foi doloroso, não sabia se ficava pior com ou sem os medicamentos – antidepressivos (pelo menos, eles me faziam dormir). Mas, pela graça, misericórdia e amor de Deus, Ele me libertou, curou a minha alma e mudou a minha história. Ele transformou as minhas lágrimas em bênçãos. Deus é maravilhoso! Glória a Deus!

Deus me conduziu a relatar essa experiência porque, infelizmente, a depressão está atacando pessoas de todas as idades e em todos os níveis sociais. Dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, nos próximos 20 anos, a depressão deve se tornar a doença mais comum do mundo, afetando mais pessoas do que qualquer outro problema de saúde, incluindo câncer e doenças cardíacas.

Tenha certeza que essa doença não faz parte do propósito original de Deus para o ser humano. E se você está passando por esse problema, saiba que o tratamento médico é importante, mas deve ser acompanhado com o melhor e mais eficaz tratamento: o de Deus.

A palavra de Deus diz, em Jó 14:7-9, “Porque há esperança para a árvore, pois mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus frutos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e no chão morrer o seu tronco, ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como planta nova. Há esperança para você, querido(a)! Você é amado(a) de Deus. Deixe o rio de Deus passar em sua vida, neste momento, curando suas feridas e sarando as suas dores. Não desista de viver! Até mesmo nessas situações tão extremas, a guerra não está perdida. Talvez ao longo da nossa caminhada com Deus, nós percamos algumas batalhas, mas nunca a guerra! O nosso general é Cristo... é Ele quem peleja por nós e nos dá a vitória. No Salmo 42, relata uma fase em que Davi, jovem guerreiro vitorioso e homem segundo o coração de Deus, viveu uma profunda tristeza de alma. Ele mesmo afirma que as lágrimas eram o seu alimento de dia e de noite. As pessoas que sabiam da sua trajetória de fé lhe perguntavam: “Onde está o teu Deus?”. Davi foi ao fundo do vale, mas não desistiu e venceu o pior dos seus inimigos. Ele já havia derrotado o gigante Golias, o filisteu. Já havia vencido guerras contra fortes inimigos. Mas o maior de todos os gigantes que ele teve de vencer foi a depressão. Ele deu a volta por cima quando decidiu conversar com sua própria alma dizendo: “Confia em Deus. Ponha sua esperança em Deus.”

Há um propósito para todas as coisas, inclusive para as nossas provações. Portanto, "Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus" (Salmo 46:10). O Senhor quer reverter as adversidades em bênçãos, para nós e para outros. Seja como Jó ao analisar a sua vida, ele conclui que tudo o que aconteceu com ele contribuiu para que ele tivesse uma maior intimidade com Deus: “antes eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem” (Jó 42:5). E o Senhor restaurou a sorte de Jó e deu-lhe o dobro de tudo o que ele possuía. Portanto, não se dê por vencido, "ainda há esperança"... logo você entenderá o propósito de Deus para esta hora. Amém!


Fabiana Moraes Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário