Texto Bíblico: Tiago 1:19-20; 26-27
“Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se.” Tg 1:19b
A bíblia diversas vezes nos fala sobre ouvir mais e tomar cuidado com o que falamos. Muitas vezes falamos mais do que deveríamos e acabamos nos arrependendo de algo dito muitas vezes na empolgação ou na raiva. “Quanto mais você fala, mais perto está de pecar; se você é sábio, controle a sua língua.” Pv 10:19. Nesse texto vemos que quanto mais falamos mais estamos perto de pecar, e que sábio é aquele que sabe controlar a sua língua e falar quando deve e o que deve.
Uma história fala sobre um garoto que sempre magoava os outros com palavras. Um dia seu pai lhe deu um saco de pregos e disse que a cada coisa ruim que ele dissesse a alguém ele deveria ir numa tábua e pregar um prego. Quando o saco de pregos acabou o pai disse ao garoto que agora a cada palavra boa e de ânimo que ele dissesse a alguém ele fosse lá e retirasse um prego. Quando os pregos acabaram o pai virou para o filho e disse que apesar de ter falado coisas boas a alguém que ele magoou, as marcas ainda estavam ali e não sairiam mais. Quando magoamos alguém, por mais que a pessoa nos perdoe aquilo vai ficar guardado no coração, pois não tem como voltar atrás.
Tiago 1:26-27 diz: “Alguém está pensando que é religioso? Se não souber controlar a língua, a sua religião não vale nada, e ele está enganando a si mesmo. Para Deus, o Pai, a religião pura e verdadeira é esta: ajudar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e não se manchar com as coisas más deste mundo.” Aqueles que dizem ser religiosos e não controlam sua língua, como diz o versículo, não valem nada, pois Deus não olha isso e sim suas ações e testemunhos.
Reflita: Devemos viver sempre ouvindo mais e falando menos, e só quando necessário, para pecarmos menos. E lembrar, também, que sábios são aqueles que são prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, e assim viver cada dia mais perto da vontade de Deus para as nossas vidas.
Bruna Menezes, 14 anos
palavra abençoada em
ResponderExcluirMeu Deus, como tem pessoas que pecam pela língua, pequeno órgão que pode incendiar uma floresta! Falar igual a uma metralhadora é muito perigoso. Podemos faszer alumas perguntas para nós mesmos: que público estou falando? A minha linguagem está correta diante de Deus? O conteúdo é edificante ou destruidor? Tenho realmente necessidade de falar desmesuradamente? até onde devo ir com minhas palavras? Enfim, recomendo o texto reflexivo "Os três filtros". Leiam e depois comentem, por gentileza. Paz e beijos à vcs, amados!
ResponderExcluirmuito bom esse estudo as maracas que ficam no coração não sai mais mesmo
ResponderExcluirAmeeei, muitas das vezes é sempre assim...infelizmente.
ResponderExcluirMuito bom mesmo!
ResponderExcluirè muitoo facill vc falaar semm pensaa antess ,.,
ResponderExcluirQue Deus continue te usando esta palavra é realmente muito poderosa!!!!!
ResponderExcluirMuito joia essa reflexão!!!
ResponderExcluirAbraço,
Jefté Villar
Maravilhosa essa reflexão! Que Senhor Jesus continue te usando e te dando muita sabedoria.
ResponderExcluirmuito forte esta palavra
ResponderExcluirDEUS ABENÇOI MUITO BOA AS PALAVRA
ResponderExcluirhttp://www.cxradio.com.br/radio/jesus-esta-voltando
SHALOM, maravilhosa palavras, Deus abençoe grandemente esse Blogg,Abraços
ResponderExcluir