Pesquisar no blog

terça-feira, 17 de maio de 2011

FALAR MENOS E OUVIR MAIS!


Texto Bíblico: Tiago 1:19-20; 26-27

“Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se.” Tg 1:19b

A bíblia diversas vezes nos fala sobre ouvir mais e tomar cuidado com o que falamos. Muitas vezes falamos mais do que deveríamos e acabamos nos arrependendo de algo dito muitas vezes na empolgação ou na raiva. “Quanto mais você fala, mais perto está de pecar; se você é sábio, controle a sua língua.” Pv 10:19. Nesse texto vemos que quanto mais falamos mais estamos perto de pecar, e que sábio é aquele que sabe controlar a sua língua e falar quando deve e o que deve.

Uma história fala sobre um garoto que sempre magoava os outros com palavras. Um dia seu pai lhe deu um saco de pregos e disse que a cada coisa ruim que ele dissesse a alguém ele deveria ir numa tábua e pregar um prego. Quando o saco de pregos acabou o pai disse ao garoto que agora a cada palavra boa e de ânimo que ele dissesse a alguém ele fosse lá e retirasse um prego. Quando os pregos acabaram o pai virou para o filho e disse que apesar de ter falado coisas boas a alguém que ele magoou, as marcas ainda estavam ali e não sairiam mais. Quando magoamos alguém, por mais que a pessoa nos perdoe aquilo vai ficar guardado no coração, pois não tem como voltar atrás.

Tiago 1:26-27 diz: “Alguém está pensando que é religioso? Se não souber controlar a língua, a sua religião não vale nada, e ele está enganando a si mesmo. Para Deus, o Pai, a religião pura e verdadeira é esta: ajudar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e não se manchar com as coisas más deste mundo.” Aqueles que dizem ser religiosos e não controlam sua língua, como diz o versículo, não valem nada, pois Deus não olha isso e sim suas ações e testemunhos.

Reflita: Devemos viver sempre ouvindo mais e falando menos, e só quando necessário, para pecarmos menos. E lembrar, também, que sábios são aqueles que são prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, e assim viver cada dia mais perto da vontade de Deus para as nossas vidas.

Bruna Menezes, 14 anos

12 comentários:

  1. palavra abençoada em

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus, como tem pessoas que pecam pela língua, pequeno órgão que pode incendiar uma floresta! Falar igual a uma metralhadora é muito perigoso. Podemos faszer alumas perguntas para nós mesmos: que público estou falando? A minha linguagem está correta diante de Deus? O conteúdo é edificante ou destruidor? Tenho realmente necessidade de falar desmesuradamente? até onde devo ir com minhas palavras? Enfim, recomendo o texto reflexivo "Os três filtros". Leiam e depois comentem, por gentileza. Paz e beijos à vcs, amados!

    ResponderExcluir
  3. muito bom esse estudo as maracas que ficam no coração não sai mais mesmo

    ResponderExcluir
  4. Ameeei, muitas das vezes é sempre assim...infelizmente.

    ResponderExcluir
  5. è muitoo facill vc falaar semm pensaa antess ,.,

    ResponderExcluir
  6. Que Deus continue te usando esta palavra é realmente muito poderosa!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Muito joia essa reflexão!!!
    Abraço,
    Jefté Villar

    ResponderExcluir
  8. Maravilhosa essa reflexão! Que Senhor Jesus continue te usando e te dando muita sabedoria.

    ResponderExcluir
  9. DEUS ABENÇOI MUITO BOA AS PALAVRA
    http://www.cxradio.com.br/radio/jesus-esta-voltando

    ResponderExcluir
  10. Ivete Maria Oliveira dos Santos04 agosto, 2015 10:14

    SHALOM, maravilhosa palavras, Deus abençoe grandemente esse Blogg,Abraços

    ResponderExcluir