Pesquisar no blog

quinta-feira, 19 de maio de 2011

VIVO ESTÁ!!!

Texto Bíblico: João 19:38

“Depois disto, José de Arimatéia (o que era discípulo de Jesus, mas oculto por medo dos judeus) rogou a Pilatos que lhe permitisse tirar o corpo de Jesus. E Pilatos lho permitiu. Então foi e tirou o corpo de Jesus”.

Esta devocional integra uma série de devocionais que eu escrevi para a Páscoa no ano de 2007. Outras devocionais da série reutilizei em 2010, mas esta sobre a ressurreição ainda estava guardada. Cristo realmente ressuscitou e podemos ter esta alegria perene todos os dias. No meu coração senti o desejo de postar esta mensagem, ainda que o domingo de páscoa já tenha transcorrido, pois a ressurreição de Cristo é o fundamento da nossa fé. Paulo a este respeito afirma na primeira carta aos Coríntios: “Se Cristo não ressuscitou é vã a nossa fé...” Tenhamos esperança no Cristo que ressuscitou, venceu a morte e igualmente nos proporciona esta vitória. No final do texto, um trecho de uma poesia de alguém muito especial para mim, meu pai, Pastor Délio, que sempre tinha um texto para as ocasiões especiais. Quando ocorria de não ter, escrevia, mas não deixava de produzir. Muitas vezes ele gostava de ilustrar as poesias e eu procurava ajudá-lo nesta tarefa. Esta poesia foi uma das que receberam ilustração. Época boa de trabalho conjunto. Outros textos referem-se ao Natal e temas diversos, feitos sempre com o objetivo de anunciar o Evangelho e semear a esperança. Ele se foi, mas fica a confortante certeza da sua inteira confiança no Cristo ressurreto, alegria que ele pode registrar em poesias e muitos sermões. Fica o texto como uma forma de homenagem a um grande guerreiro de Cristo. Amém!

José de Arimatéia juntamente com Nicodemos tomaram o corpo de Jesus, envolveram-no num fino e limpo lençol e o colocaram num sepulcro novo, num jardim próximo ao local da crucificação. Por fim, rolaram uma grande rocha fechando a porta do sepulcro e retiraram-se.

Os sacerdotes e fariseus, reunidos na casa de Pilatos, lembraram-se da promessa de Jesus de ressuscitar após três dias de sua morte. Temerosos que os discípulos de Cristo furtassem o seu corpo durante a noite para dizer ao povo que o Mestre havia ressuscitado dos mortos, pediram uma guarda especial até o terceiro dia. Pilatos concedeu a guarda e os soldados selaram a pedra.

Narram os evangelhos, que as mulheres que acompanhavam Jesus (o evangelho de Marcos cita, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago e Salomé), compraram aromas para ungir o corpo de Cristo seguindo até o sepulcro. Era o primeiro dia da semana. Preocupadas, se perguntavam como fariam para revolver a pedra da porta do sepulcro, pois era muito pesada.

Espantadas, constataram que a pedra já estava revolvida. Mais impressionadas ficaram ao entrarem no túmulo e se depararem com um arauto divino, pronto para anunciar a ressurreição de Cristo. De fato, o corpo do Mestre não estava no túmulo, a boa-nova da ressurreição deveria ser anunciada aos outros discípulos.

O apóstolo Paulo, na sua primeira carta aos Coríntios, faz uma brilhante exposição sobre a ressurreição de Cristo, sua importância e conseqüências para toda a humanidade.

Afirma o apóstolo, que Cristo foi sepultado, e que ressuscitou no terceiro dia, segundo as Escrituras, cumprindo as próprias afirmações de Jesus;

O Mestre tornou evidente e inquestionável sua ressurreição ao aparecer diante de Pedro e depois diante dos outros discípulos;

Em seguida, foi visto por mais de quinhentos irmãos, sendo que muitos destes que ainda viviam na época em que a carta foi escrita, ainda testemunhavam sobre a ressurreição;

Depois foi visto por Tiago e novamente por todos os apóstolos;

Paulo, por fim, narra sua própria experiência de encontro com Cristo. Referia-se ao incidente da estrada de Damasco, quando ainda era chamado de Saulo. Naquela ocasião, ele ouviu a voz do Mestre, e sua vida daquele ponto em diante seria outra. Um outro caminho, um outro objetivo, um outro motivo para viver.

A ressurreição de Cristo é fundamental porque é o esteio de nossa fé. Sem ela, nossa crença é injustificada, e ainda estamos submetidos ao juízo, estamos presos ao castigo eterno, totalmente escravos dos nossos pecados.

“Mas Cristo ressuscitou, sendo feito as primícias dos que dormem. Porque, assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem”.

O primeiro homem Adão, foi feito em alma vivente: o último Adão em espírito vivificante;

O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor é do céu.

A carta aos Hebreus assim declara:

“Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos, de glória e de honra o coroaste, e o constituístes sobre as obras de tuas mãos; todas as coisas lhe sujeitaste debaixo dos pés... Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos. Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse pelas aflições o príncipe da salvação deles. Porque, assim o que santifica, como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos”.

POR QUE CHORAS?

“Mulher, por que choras?” Jo. 20:15
Não há mais porque chorar...
Pois veio do domingo
A manhã esplendorosa!
O túmulo está vazio!
Corre, salta, canta a boa nova!
“Ressuscitou como dissera, não está mais aqui”.
Enxuga o pranto, deixa aflorar o riso.
Põe-te, de pé, alegre bem desperto
E proclama a todo mundo.
Aleluia! Aleluia! Aleluia!
Mil vezes, Aleluia!
O CRISTO É RESSURRETO!

(Délio)

Marco Antônio

Nenhum comentário:

Postar um comentário