Pesquisar no blog

sábado, 27 de novembro de 2010

O PEQUENO NOTÁVEL


Texto bíblico: Lucas 19:1-10

“...procurava ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, por ser ele de pequena estatura. Então correndo adiante, subiu a uma figueira brava a fim de vê-lo, porque por ali havia de passar.” (Lucas 19:3,4).

O texto bíblico relata a história do pequeno, mas, grande e notável Zaqueu, que tinha como objetivo: VER JESUS.
Zaqueu era o “superintendente da Receita Federal”. O maioral dos publicanos. Como coletor de impostos para os romanos, Zaqueu tinha péssima reputação entre os judeus, já que o sistema fiscal dava margem a muitos abusos e a extorsão era frequente. Zaqueu era responsável por todos os impostos de Jericó e tinha outros publicanos sobre sua responsabilidade.
Zaqueu, ao saber que Jesus entrara em Jericó e atravessara a cidade, procurava ver quem era Ele. Mas ele tinha dois obstáculos:
1.    Multidão – Ordem Geral (são os fatores externos. São incontroláveis.).
2.    Ele era pequeno (baixa estatura) – Ordem Pessoal (são os fatores internos. São controláveis. Muitas pessoas não se relacionam com Jesus, “não o vê”, por fatores pessoais. Ex.: Não sei orar, me falta tempo, não sou digno, sou limitado, não sou capaz, sou o menor da minha casa,...).
Decisões observadas, com eficácia e eficiência, que Zaqueu tomou para transpor os obstáculos:
Ø    Em relação a Multidão, tem-se três posições:
1.     Você pode ficar atrás – tem milhares de pessoas à sua frente. Desistir dos seus sonhos. Não perseverar.
2.     Você pode ficar no meio - você é apenas mais um. Não faz diferença.
3.     Você pode ficar na frente – você é o primeiro. Será notado. Não perde o foco, rompendo nos sonhos de Deus.
Zaqueu escolheu CORRER e ficar à frente da multidão. Esteja na frente da multidão. Tem milhares pessoas que almejam o mesmo troféu que você, o mesmo cargo, a mesma vaga e oportunidade. Observe que Zaqueu CORREU. Dica: Quando se corre é empregado uma energia, um esforço maior. Use o máximo do seu potencial e da sua energia. E quem corre maximiza o tempo. Utilize o seu tempo da melhor forma possível. Como você usa o seu tempo?
Ø    Em relação a sua estatura, Zaqueu tomou uma ATITUDE “...subiu a uma figueira brava...” (um tipo de figueira inferior as demais que produzia um fruto consumido pela classe baixa). Dica: Se oriente. Aja. O que não é problema de Deus, é seu. E é você quem tem que fazer e não Ele. E Zaqueu não rejeitou a figueira brava. “...pelo contrário, Deus escolheu as cousas loucas do mundo para envergonhar os sábios segundo a carne,...e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as cousas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são;”(I Coríntios 1:27-28). Não descarte as coisas desprezíveis e fracas.
Zaqueu focou no seu objetivo, não medindo esforços para atingi-lo e não perdendo tempo ouvindo palavras de desânimo. Não se distraía com bobagens. Não deixe as palavras te desanimarem. Não perca o foco, o propósito. Seja notável e grande.

Pense: Você tem sonhos? Quer conquistar os seus objetivos?

Reflita: Seja estratégico. Zaqueu foi estratégico e muito inteligente. Tome mão da estratégia de Zaqueu, que engloba: Sabedoria, Inteligência, Percepção, Agilidade e Sensibilidade. Se você fizer a sua parte: determinar o objetivo (foco), estiver à frente da multidão, maximizar o seu tempo, for uma pessoa de atitude, não desprezar as coisas fracas e não se distrair. RESULTADO: Você será VISTO e conquistará ALÉM do seu objetivo. Zaqueu conquistou ALÉM do seu objetivo. Zaqueu só queria VER Jesus, e Jesus o surpreende FALANDO com ele e INDO a sua casa.

JESUS TEM SURPRESAS PARA A SUA VIDA.

Amém! A Deus pertence toda honra, glória e louvor. Ele é digno de ser adorado.


Fabiana Moraes Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário