Pesquisar no blog

sábado, 27 de novembro de 2010

UMA BELA PRINCESA

Texto Bíblico: 2 Samuel 13

“Tamar pôs cinza na cabeça, rasgou a túnica longa que estava usando e se pôs a caminho, com as mãos sobre a cabeça e chorando em alta voz.”
2 Samuel 13:19

Estava na casa de uma amiga, e resolvi ver sua coletânea de Cds, havia um CD da  Fernanda Brum e uma música me chamou muito a atenção pelo título... “Quem é essa mulher no espelho?”. Quando escutei a música, escrita por Alessandra de Oliveira e Emerson Pinheiro (Envergonhada estou/Perdida no mundo, sem ter para onde ir/Clamo aos montes, angustiada, sem saída/Estou sozinha, quem vai me ouvir?/Quem é essa mulher no espelho?/Nem princesa e nem irmã/Quem poderá me resgatar/Devolver minhas vestes/Jesus, tu és rei carinhoso, Deus poderoso/Cobre-me com teu amor/Toca-me então/Serei transformada, purificada/Quero voltar pro meu lar.) na hora me veio um nome a mente, e desde então fiquei pensando nessa mulher... Tamar, filha do rei Davi. Resolvi pesquisar sobre ela e conhecê-la mais de perto:
A bela princesa Tamar, ainda muito jovem, começa a sua trajetória repleta de abuso, traição e desilusão.
A história começa quando o príncipe Amnom se apaixonou por sua meia-irmã, chegando a adoecer pois sabia que seria impossível relacionar-se com ela. “Embora ele fosse o herdeiro ao trono de Davi, Amnom, é mais lembrado pelo estupro de sua meia-irmã Tamar, filha de Davi e Maaca. A lei judaica proíbe relações sexuais entre o meio-irmãos e irmãs. (Levítico 18:11) No entanto, em seu desejo por ela, Amnom aceitou o conselho de seu primo Jonadabe, filho de Siméia, irmã de Davi, de fingir estar doente e, assim, para atrair Tamar em seus aposentos. Tamar foi convidada a pretensão de que Amnon queria que ela cozinhasse uma refeição especial para ele. Ignorando seus protestos, ele a estuprou. Isto levou à sua morte, dois anos depois por ordem de Absalão, seu meio-irmão e irmão pleno de Tamar.”
Essa moça foi vítima de uma grande injustiça, conseqüência do pecado de seu pai, o rei Davi (“Por isso, a espada nunca se afastará de sua família, pois você me desprezou e tomou a mulher de Urias, o hitita, para ser sua mulher” 2 Samuel 12: 10.), que não fez absolutamente nada pra honrar sua filha, deixando que Absalão alimentasse ódio por seu irmão, Amnom e mandasse matá-lo.
Tamar, não foi a primeira e nem a última mulher a passar por uma situação triste dessas, você e eu, certamente conhecemos histórias como esta descrita acima, umas piores outras tão terríveis quanto, porém, eu tenho algo a te dizer, existe um Deus justo, que amava Tamar, mais ainda que seu irmão Absalão que pensou estar fazendo o bem vingando a humilhação de sua irmã. A Bíblia não relata como terminou a história dessa princesa, mas creio que Deus não é homem pra que minta, “sei que Jesus é aquele que devolve as nossas vestes, que nos restitui em dupla honra tudo aquilo que foi perdido, tudo aquilo que foi roubado, nos abraça e nos honra, porque Ele é o nosso Deus, o nosso Pai.” Fernanda Brum. Não conhecemos o relacionamento que a princesa Tamar tinha com Deus, mas com certeza, se ela o procurou, ela o encontrou! E teve sua alma restaurada.
"Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça,
porque serão fartos." Mateus 5: 6

Doloroso ver o próximo do próximo,
Ainda que distante de mim,
Ter as marcas da injustiça em sua alma,
No seu corpo a lembrança ruim.

Feias marcas da desgraça e traição,
De seus olhos enxergando apenas passado,
Seus ouvidos escutando solidão,
Mesmo tendo a imensidão ao seu lado.
Em suas mãos calejadas e cansadas,
O amargor de carregar a triste dor,
A minha boca seca anseia pela água,
Que desague piedade e favor!

Onde Cristo é o pão da vida que sacia,
E derrama minas infinitas de miraculosa água,
Onde o amor destrona ódios e temores, 
E em paz é convertida toda mágoa!”
Gláucia Carvalho

Se você já foi ferida assim, e as marcas ainda estão no seu corpo e no seu coração, Cristo é o Pão da Vida que sacia, e é o único que pode converter sua mágoa em rios de paz!

Juliana Ribeiro Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário