Pesquisar no blog

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

SONHOS FÉRTEIS NA ESTERILIDADE


Texto Bíblico: 1 Samuel 1:10

“Ela, pois, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente.”

Deus muitas vezes trabalha nas contradições! Ele planta em nossos corações sonhos férteis, mas semeia em nossas vidas circunstâncias estéreis. Veja que, o mesmo Deus que plantou no coração de Abraão os sonhos de uma descendência numerosa, transformou Sara numa mulher estéril; fez com que Abraão alimentasse o seu sonho enquanto adiava a realização do mesmo, tornando-o cada vez mais impossível.

Foi Deus quem plantou no coração de José os sonhos de que um dia ele seria um grande líder, mas ao mesmo tempo permitiu que ele fosse traído, vendido, transformado em escravo, dado como morto por seus pais e finalmente se tornasse um prisioneiro.

Como pode Deus plantar sonhos férteis em nossos corações enquanto dificulta, às vezes, adia a realização dos mesmos em nossas vidas?

O primeiro livro de Samuel inicia registrando uma história que pode nos ajudar compreender. Leiam (1 Samuel 1 aos 11).

Deus plantou no coração daquela mulher o desejo de ter um filho varão. Aquele sonho não era apenas de Ana, antes de tudo era do próprio Deus. Se Deus tem um sonho, então planta no coração de um de seus servos. O intrigante é que embora Ana sonhasse sonhos de Deus, foi o próprio Senhor quem cerrou a sua madre para que ela não tivesse filhos. Sonhos férteis, circunstâncias estéreis, é assim que Deus trabalha.

Por que afinal Deus age assim? Por que Ele alimenta sonhos férteis em nossa vida e simultaneamente dificulta as coisas, tornado a realização desse sonho cada dia mais impossível? Imagine um dia, Deus lhe diz: Meu filho, vou te exaltar em seu local de trabalho. Quando você chega ao seu emprego no dia seguinte encontra uma demissão esperando por você. Ou então Ele diz: Abrirei portas em suas finanças. De repente, você perde o emprego, bate o carro, leva um calote, e para na miséria. Como pode ser? Por que Deus age assim? Por que ele planta sonhos, mas coloca obstáculos para que não os alcancemos?

Deus tem infinitas razões para semear simultaneamente sonhos férteis e circunstâncias estéreis. As razões de Deus podem ser as mais distintas possíveis de pessoa para pessoa.

Entretanto, a história de Ana pode nos ser muito útil no início da compreensão dessa lógica divina. Podemos através das experiências dessa mulher encontrar respostas para algum de nossos questionamentos.

A primeira razão pela qual vejo que Deus adiou a realização dos sonhos de Ana foi para levá-la a um nível mais intenso de adoração, ou seja, Deus adia a realização de um sonho, a fim de fazer demolir nossos castelos de aparente religiosidade exterior, enquanto nos introduz na intimidade de seus aposentos reais.

Outra razão pela qual Deus adiou a realização dos sonhos de Ana foi para levá-la a compreender a ilógica do milagre. Primeiro Deus neutraliza todas as possibilidades humanas, depois Ele torna sonhos em realidade. Tudo isso para que, ao nos depararmos com a realização de um sonho, possamos erguer a voz e dizer: Foi um milagre de Deus!

Uma terceira razão porque Deus planta sonhos férteis e circunstâncias estéreis é para que ele tenha de volta tudo aquilo que Ele nos dará.

“Senhor, se me deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida”.

Veja que quando Samuel nasceu Ana não o transformou em um ídolo, pois o coração de Ana já estava amadurecido. Muitos não recebem bênçãos maiores de Deus porque tem transformado seus “Samuéis” em ídolos. Deus nos trata adiando a realização de sonho para que Ele tenha de volta tudo aquilo que Ele nos dará.

Reflita: Quantos têm seus sonhos adiados é porque ainda não estão preparados para dizer a Deus: Senhor, darei de volta a ti tudo aquilo que me deres. Deus conhece o intimo do coração, Ele só fará com que seus sonhos se tornem realidade em nós, quando nos tornarmos vulneráveis.

Raíla Andrade

Um comentário:

  1. Juliana Ribeiro Barbosa27 dezembro, 2010 15:10

    Raíla, suas palavras são pura unção de Deus! Continue assim! Vou ler mais umas 100 vezes até absorver tudo hehehe, parabéns! Q o Senhor derrame sobre você mais e mais sabedoria e unção. Beijos Ju

    ResponderExcluir