Texto Bíblico: II Timóteo 2:3-5
“Suporte comigo os sofrimentos, como bom soldado de Cristo Jesus. Nenhum soldado se deixa envolver pelos negócios da vida civil, já que deseja agradar aquele que o alistou. Semelhantemente, nenhum atleta é coroado como vencedor, se não competir de acordo com as regras.”
Deus falou comigo através de um sonho, no qual Ele me convocava para uma grande guerra. Fiquei temerosa e me achando despreparada para ir ao campo, onde a luta seria travada. Mas, um anjo me falou: “Deus te forjou nos desertos atravessados, nas perseguições enfrentadas, nos sofrimentos dos dias difíceis; não temas! Pois, pelejará ao lado de Cristo.” A peleja foi sangrenta e árdua, pois eram poucos os soldados de Cristo para batalhar. No final da peleja, muito desgastada e ferida, mas vitoriosa em Cristo, fui conduzida pelo anjo a um salão lindo, grande e branco (não a cor branca deste mundo. Algo indescritível!); havia degraus que davam acesso ao altar com uma esplendorosa LUZ que enchia todo o salão – era a Glória de Deus (era impossível olhar para ela). Prostrada no início da escadaria, o anjo retirou minha armadura e a trocou por vestes de LOUVOR e fui COROADA. Glória a Deus! Aleluia!
Em II Timóteo 2, escrevendo da cela de uma prisão romana, Paulo transmite suas palavras finais de sabedoria e estímulo a Timóteo, que exerce seu ministério em meio à oposição e dificuldades em Éfeso. Neste texto, a palavra soldado é usada metaforicamente para expressar o crente que suporta os sofrimentos por causa de Cristo! Paulo sabia que à medida que Timóteo pregasse a Palavra e desejasse manter-se fiel a Deus, enfrentaria perseguições, sofrimentos. Por isso, não se engane! Soldado de Cristo tem dias difíceis! Mas, terá recompensas: “Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam.” (Tiago 1:12)
Mas, quais são as características de um bom SOLDADO DE CRISTO?
O soldado de Jesus Cristo deve conhecer as estratégias de Satanás, como ele nos tenta, e como ele faz para que caiamos e nos afastemos da fé.
4. Mantém seu foco na vitória.
Pense: Você está disposto a passar o que for preciso para defender a causa do Mestre? Você está sempre pronto para servir a Cristo? O que está no topo da sua agenda? Pare e pense. Se a resposta for “os negócios dessa vida”, seguramente você não pode ser chamado de um bom SOLDADO DE CRISTO.
1. Conhece o seu inimigo.
A Bíblia descreve Satanás como:
- Nosso inimigo (Mt. 13:39)
- Nosso adversário (I Pedro 5:8)
- O leão que ruge (I Pedro 5:8)
- O tentador (I Ts. 3:5; Mt. 4:2)
- O maligno (I João 5:19)
- A antiga serpente (Ap. 12:9)
- O deus deste século (II Co. 4:4)
2. Prepara sua vida para o sofrimento.
A Bíblia nos diz que, como soldados, sofreremos:
- De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos. (II Timóteo 3:12)
- Pois a vocês foi dado o privilégio de, não apenas crer em Cristo, mas também de sofrer por ele; (Filipenses 1:29)
- "Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo". (João 16:33)
- Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus. "Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês". (Mateus 5:10-12)
3. Se reveste da armadura de Deus.
Esta armadura é mencionada em Efésios 6:10-18:
- A verdade
- Couraça da justiça
- Calçado
- Escudo da fé
- Capacete da salvação
- Espada do Espírito
- A oração
4. Mantém seu foco na vitória.
A Bíblia estabelece que a vitória pertence ao exército de Cristo:
- Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil. (I Coríntios 15:58)
- Mas graças a Deus, que sempre nos conduz vitoriosamente em Cristo e por nosso intermédio exala em todo lugar a fragrância do seu conhecimento; (II Coríntios 2:14)
- Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? (Romanos 8:31)
- O SENHOR é bom, um refúgio em tempos de angústia. Ele protege os que nele confiam; (Naum 1:7).
Pense: Você está disposto a passar o que for preciso para defender a causa do Mestre? Você está sempre pronto para servir a Cristo? O que está no topo da sua agenda? Pare e pense. Se a resposta for “os negócios dessa vida”, seguramente você não pode ser chamado de um bom SOLDADO DE CRISTO.
Reflita: O compromisso do soldado é estar sempre em prontidão para o comandante. E sua única preocupação é agradar aquele que os chamou para a batalha: JESUS CRISTO.
Fabiana Moraes Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário