Pesquisar no blog

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

O CONVIDADO PRINCIPAL


Texto Bíblico: João 2:1-11
Nesse texto, vemos Jesus sendo convidado para uma festa de casamento, em Caná da Galiléia, onde, então, ele começa o seu ministério.

Na cultura judaica, as festas das bodas duravam sete dias. Naquela época o vinho era o elemento principal das festas. Isso quer dizer que, quando o vinho acabasse a festa, consequentemente, acabaria.

A bíblia não relata em qual dos dias o vinho acabou, mas talvez na metade, ou um pouco mais da metade da festa. Isto fez com que os donos da festa ficassem apavorados, e Maria, a mãe de Jesus, contou a Ele o que havia acontecido.

Jesus então opera o seu primeiro milagre, transformando água em vinho e, por causa disso, a festa não acabou antecipadamente.

Notamos também que o vinho foi ainda de melhor qualidade do que aquele que havia acabado, o que contradizia o costume da época, onde os anfitriões serviam primeiro o melhor vinho e, depois que os convidados já estavam embriagados, serviam, então, o vinho de qualidade inferior.

Às vezes, em momentos importantes, convidamos a fazer parte da nossa vida todo mundo, menos quem não poderia faltar: JESUS. Ele não pode faltar na nossa vida, no nosso casamento, no nosso ministério, porque ele é o único que tem autoridade e poder para efetuar um milagre.

Em nossa vida passamos por momentos assim, onde o relacionamento com nossos pais, irmãos, amigos, com nosso cônjuge pode não estar bom. O nosso trabalho, a nossa escola e até o nosso ministério podem estar difíceis, pesados e sem sentido, e o “vinho” começa a acabar antes da hora e, consequentemente, a "festa" também acabará.

Talvez você esteja passando por isso agora. O vinho pode estar acabando em determinada área de sua vida e, se você não convidou Jesus para a “festa”, inevitavelmente ela irá acabar e a decepção e a vergonha serão muito grandes. Talvez você esteja procurando a solução em todo mundo, menos no convidado principal, o único que pode transformar as situações e mudar a sua história: JESUS!

O que podemos aprender com isso?

Podemos aprender que, quando convidamos Jesus para entrar em nossa vida, a possibilidade de um milagre acontecer sempre existirá. É importante lembrarmos que Jesus não invade o coração nem a porta da vida de ninguém para entrar. É necessário que ele seja convidado.

Pense: Existe alguma área de sua vida que está precisando de um milagre?

Reflita: Deus está sempre esperando o convite para entrar em sua vida e transformá-la de ruim para melhor, de melhor para ótima, de ótima para abundante e de abundante para eterna.
 
João Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário