Pesquisar no blog

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

NÃO COBIÇARÁS


Texto Bíblico: Êxodo 20: 17


“...os próprios israelitas tornaram a
queixar-se e diziam: Ah, se tivéssemos
carne para comer!” (Números 11:4)

Cobiçar é desejar ardentemente (Dicionário Michaelis). Este mandamento trata dos pensamentos. O pecado normalmentese origina de um desejo errado. Em Tiago 1:14, diz: “Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido”. Tiago descreve que o mau desejo é como um caçador que atrai sua presa, fazendo-a sair da segurança de seu abrigo. Em Números 11:4 relata que os estrangeiros e os israelitas desejaram a comida saborosa do Egito em lugar do maná dado por Deus.
Não devemos cobiçar os bens ou características de outras pessoas, por exemplo: roupa, cabelo, corpo esculpido, olhos claros, voz da Demitria Lovato, namorado(a), tênis de marca, óculos Ray-ban colorido, celular de última geração, carros e outros. A cobiça é abastecida pelos desejos escondidos de inveja. A nossa cultura materialista é um desejo de ter sempre mais do que os nossos colegas de sala de aula, amigos e vizinhos. Isto produz uma sociedade em que as pessoas querem o que elas não podem ter.

Pense: Se não podemos cobiçar os bens e características das outras pessoas, então o que podemos fazer?

1. Devemos nos satisfazer nas coisas que temos. 
2. Alegrarmos quando outras pessoas são abençoadas.
3. Esperar o tempo certo para recebermos as bênçãos de Deus.

Reflita: O desejo humano é adquirir, mas o desejo de Deus é dar. “Deus conhece o nosso coração e dará a cada um segundo todos os seus caminhos”. (II Crônicas 6: 30).


Jéssica G. Brito Santos, 13 anos  

Um comentário:

  1. Jéssica, parabéns pelo esforço e disponibilidade para aprender cada vez mais da palavra de Deus; demonstrando que para fazer a obra de Deus só é necessário um coração obediente e adorador. Que Deus continue te capacitando e orientando. Bjm

    ResponderExcluir