Pesquisar no blog

terça-feira, 26 de outubro de 2010

PAI NOSSO QUE ESTÁS NO CÉU...


Texto Bíblico: Mateus 6:9-13


“Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas,
 também vosso Pai celeste vos perdoará;
se, porém não perdoardes aos homens [as suas ofensas],
tampouco vosso Pai vos perdoará as vossaofensas.” (Mateus 6:14,15)

A oração do Pai nosso é realizada com grande frequência por pessoas de diversas crenças e, tanto estas pessoas como nós cristãos muitas vezes a fazemos sem observar o real significado das palavras ditas. Contudo quando oramos o Pai Nosso:
  • “Pai nosso, que estás no céu” (v.9): reconhecemos que Deus é nosso Pai, porque os que o aceitaram são chamados de filhos de Deus, “Mas agora, ó Senhor, tu és nosso Pai, nós somos o barro, e tu, nosso oleiro; e todos nós, obra das tuas mãos.” Is.64:8.
  • “Santificado seja o teu nome” (v.9): declaramos que é Deus é Santo e seu nome está sobre todo nome, assim a Ele seja toda honra, glória e louvor, “Tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome.” Sl 96:8.
  • “Venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu” (v. 10): estabelecemos que a vontade de Deus é que deve ser feita e não a nossa, assim abrimos mão do nosso querer para que o de Deus se realize, reconhecendo a autoridade Dele tanto na terra como no céu, “E esta é a que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve.” 1 Jo 5:14.
  • “O pão nosso de cada dia dá-nos hoje” (v. 11): pedimos a Deus o nosso sustento, para que Ele satisfaça as nossas necessidades, e como nosso Pai ele garante a provisão necessária aos seus filhos, “Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanha, pois o amanha trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.” Mt 6: 34
  • “E perdoa-nos” (v. 12): pedimos para Deus perdoar os nossos erros ou falhas, mostrando um coração de arrependimento e confissão perante o Pai, “Tende convosco palavras de arrependimento e convertei-vos ao Senhor; dizei-lhe: Perdoa toda iniquidade, aceita o que é bom e, em vez de novilhos, os sacrifícios dos nossos lábios.” Os 14:2
  • “E não nos deixe cair em tentação, mas livra-nos do mal” (v. 13): o Senhor nos conhece, Ele sabe das nossas fraquezas, assim pedimos que o Pai não nos deixe andar por caminhos de perversão e tentação e que, estejamos longe de todo mal que o mundo possa nos oferecer e contaminar, “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.” 1 Co 10:13.
  • “Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre” (v. 13): e após concluir a oração, reconhecemos a grandeza e a glória de Deus, que são eternas, “Teu, Senhor, é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade; porque teu, é tudo quanto há nos céus e na terra; teu, Senhor, é o reino, e tu exaltaste por chefe sobre todos.” 1 Cr 29: 11.

Reflita: Faça a oração do Pai Nosso com o coração convicto das palvras proferidas, para que não seja apenas uma oração por costume ou prática mas, de total comunhão e sinceridade com o Pai. “Bem sei, me Deus que tu provas os corações e que da sinceridade te agradas .” 1 Cr 29: 17.


Hélia Mendes de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário