Pesquisar no blog

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

DOMÍNIO DA LÍNGUA


Texto bíblico: Tiago 3:1-12


Existem diversas maneiras de se expressar: através da escrita, de um desenho, de um gesto... e, a mais rápida e fácil dentre elas é a fala. A língua desempenha uma importante função na fala e promove uma comunicação tão rápida que muitas vezes as palavras escapam antes de formado o pensamento. Esta característica torna a língua um órgão de difícil domínio e perigoso. E sobre isto, Deus nos alerta através do texto escrito pelo profeta Tiago: “Assim, a língua, pequeno órgão se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva.” (v.5) O texto nos fala sobre os pecados provocados pela língua e o nosso dever de refreá-la. Jesus ensina que aquilo que falamos é capaz de nos contaminar porque é o que procede do coração (Mt 15:16-20), os maus desígnios da humanidade provém de dentro do coração (homicídios, adultérios, prostituição, furto, falso testemunho,
blasfêmia) e quando não há controle no falar, as palavras iníquas contaminam todo o corpo(v.6). No versículo 8, fica claro a incapacidade de se domar a língua por completo, mas não justifica deixá-la dizer o que quiser até porque o dominar da língua é muito mais vantajoso, além de não se autocontaminar com a iniquidade o Senhor deixa vários ensinos na Bíblia a este respeito:

“Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente”. *enganosamente, traiçoeiramente+ 1 Pedro 3:10
“A boca do justo produz sabedoria em abundância, mas a língua da perversidade será desarraigada.” [arrancada] Pv 10:31
“Aquele que responde antes de ouvir, passa por insensato e fica envergonhado." Pv 18:13 “
A língua dos sábios adorna o conhecimento, mas a boca dos insensatos derrama a insensatez.” Pv 15:2

Sabendo disto não temos o porquê preferir deliberar palavras sem sabedoria. Proponho um teste que aprendi a exercitar para tentar aperfeiçoar o que digo!

Antes de falar tente filtrar as palavras, faça o Teste do VNG: O que pretende dizer é...
1º) Verdadeiro
2º) Necessário
3º) Gentil
Se passar pelos 3 “filtros” suas palavras serão muito mais abençoadoras do que malditas.

PENSE NESTE GRANDE DESAFIO!

“Sabeis estas coisas, meus amados irmãos.
Todo homem seja pronto pra ouvir,
tardio em falar, tardio para irar-se.
Porque a ira do homem
não produz a justiça de Deus.” Tg 1:19-20
 
Isabella Sarom

Um comentário:

  1. Minha adorável, amiga Bella! Como é difícil disciplinar a língua... Mas, devemos fazê-lo. Pois, uma língua indisciplinada causa divisões. Na bíblia, a língua é comparada a uma pena, porque marca o coração. O mal uso da língua destrói amizades e separa amigos.
    Bella, parabéns pela devocional que nos alerta e nos abençoa. Te amo muito, amiga! Bjm

    ResponderExcluir