Pesquisar no blog

terça-feira, 26 de outubro de 2010

UMA VIDA ABUNDANTE


Texto Bíblico: Salmos 37


Este é o salmo da confiança. Confiar na justiça humana? Confiar na força e no conhecimento que pensamos ter? Confiar nas riquezas ou no poderio econômico? Não. Nossa confiança deve ser sempre depositada no Senhor. Contra os males da ansiedade que nos maltratam diariamente, Deus fornece o antídoto: “Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nEle, e Ele tudo fará” (v. 5).
No Salmo vemos inúmeros exemplos de ações iníquas; pessoas maquinando o mal; voltadas para seus próprios interesses; cheias de prepotência; orgulho; e muito mais. Um verdadeiro retrato dos dias modernos. Entretanto, Deus nos exorta a não compactuar com os ímpios e tampouco exercer a nossa pobre justiça, pois o verdadeiro juízo procede de Deus. Ele conhece os nossos corações. O Senhor esquadrinha as nossas mentes e no devido tempo trará justiça ao mundo. Confiar em Deus é andar na contramão do mundo. É fazer o bem enquanto todos executam o mal. É esperar nEle enquanto todos se desesperam em busca de poder, riquezas, alegrias vãs, enfim, coisas fugazes. A pessoa que confia no Senhor tem um coração manso, renovado, um coração de carne que tomou o lugar de um coração embrutecido, duro como uma pedra. Vejam o verso 3: “Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado.” Outras promessas maravilhosas se espalham pelo salmo: “Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz” (v. 11); “Aparta-te do mal e faze o bem; e terás morada para sempre”.
“A felicidade deve ser cultivada. O salmo apresenta uma série de lições práticas que devemos observar para termos uma vida produtiva:
a) fazer o bem: (v. 3);
b) deixar a ira; abandonar o furor: (v. 8);
c) não ter inveja: (v. 1);
d) apartar-se do mal (v. 27); etc.
Quanto ao verso 4, o convite é para que nos alegremos no Senhor. Ao contrário de todos os ímpios retratados no texto, nossa alegria é verdadeira, é eterna, pois nos deleitamos em servir ao Senhor; andar nos seus caminhos; buscar a sua justiça. A promessa para quem atende o apelo de Deus vem em seguida: “Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração”. Deus concede os desejos do coração de uma pessoa transformada, quebrantada, uma pessoa que reconhece sua imperfeição, o seu pecado e se submete, confia e adora ao Deus que restaura, alimenta e dignifica: “Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e ele deleita-se no seu caminho” v. 23; “O Senhor conhece os dias dos retos, e a sua herança permanecerá para sempre” v. 18.

“Mas buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça,
e todas estas coisas vos serão acrescentadas” Mt. 6:33.

Reflita: “Para os que confiam em Deus há preciosas promessas. Os crentes viverão tendo alimentação, segurança e habitação. Os anelos de seu coração serão alcançados. Quem confia em Deus deleita-se nEle, agradando-o em tudo, absorve a vontade do Senhor. Os desejos de seu coração descobrem-se de pleno acordo com os desejos do coração de Deus.”

(Inspirado em devocional obtida no endereço:
(com adaptações)


Marco Antônio Ribeiro da Cruz

Um comentário:

  1. Marquinho, Deus falou muito ao meu coração ao ler sua devocional, me fazendo refletir como devo me posicionar perante dificuldades e conflitos. Tenho que fazer o bem, deixar a ira, abandonar o furor, não ter inveja, apartar-se do mal e alegrar no SENHOR.

    ResponderExcluir