Texto Bíblico: II Samuel 11: 1-27
“O Senhor detesta os orgulhosos de coração. Sem dúvida serão punidos”. (Provérbios 16:5)
Nas férias, eu e meu esposo, viajamos para o Rio de Janeiro. E um dos pontos turísticos que fomos foi o Cristo Redendor, eleito uma das maravilhas do mundo. Lindo e emocionante o trajeto é de aproximadamente 3.800 metros até alçar o lugar mais alto do morro do Corcovado. Quando chegamos ao topo, a vista é bela. Mas, tudo se torna muito pequeno...as pessoas na praia eram como pontos numa folha de papel e os barcos na enseada de Botafogo como barquinhos de brinquedo. Só que percebi que ficar muito tempo em altas altitudes, causa sofrimento de dois dos nossos sentidos: audição e visão. Isso porque é difícil ouvir e focalizar as pessoas quando se está acima delas. Você não consegue distinguir umas das outras. Você não as ouve, não as vê. Você está acima delas.
Essa experiência define muito bem a palavra ARROGÂNCIA. Segundo o dicionário Aurélio, arrogância é orgulho que se manifesta por atitudes altivas; soberba. É quando você está acima das pessoas. Você pensa em si mesmo. E vou utlizá-la para explicar o que aconteceu com Davi em II Samuel. Davi está no auge do sucesso. Israel está se expandindo. A nação está prosperando. Não há derrotas no campo de batalha. Não há manchas em sua administração. Davi é amado pelo povo e servido pelos soldados. Davi está lá no alto. E é no alto que ele vê Bate-Seba tomando banho. E ele gosta do que vê. Por isso ele pergunta sobre ela. Um servo volta com a seguinte informação com uma adverdência: “É Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o hitita” (II Sm 11: 3). Mas, Davi não ouve a dica do servo, e manda buscá-la, e se deita com ela. E manda Urias para a frente da batalha para ser morto. Preste atenção no que Deus declara a Davi por meio de Natã: “Eu o ungi rei de Israel, e livrei-o das mãos de Saul. Dei-lhe a casa e as mulheres do seu senhor. Dei-lhe a nação de Israel e Judá. E, se tudo isso não fosse suficiente, eu lhe teria dado mais ainda. Por que você desprezou a palavra do Senhor, fazendo o que ele reprova? Você matou Urias, o hitita, com a espada dos amonitas e ficou com a mulher dele.” (II Sm 12:7-9).
A história de Davi e Bate-Seba é mais uma história de poder do que uma história de luxúria. Não gosto desse Davi que manda demais, que envia, que exige, que usa as pessoas. Prefiro o Davi que adora, que escreve salmos....o Davi simples. Davi estava lá no alto havia muito tempo. O ar rarefeito mexeu com seus sentidos. Ele não pôde ouvir as advertências do servo ou a voz da sua consciência. Nem pôde ouvir seu SENHOR. O pico ensurdeceu seu ouvidos e cegou seus olhos. Davi não viu simplesmente Bate-Seba. Ele viu Bate-Seba tomando banho. A viu como uma conquista e não como a esposa de Urias, a filha de Israel, a criação de Deus. Davi se torna uma pessoa arrogante. Deve ser por isso que Deus odeia a arrogância. “O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda”. (Pv 16:18). Deus detesta ver seus filhos caírem.
Reflita: Não cometa o erro de Davi. É muito mais prudente descer a montanha do que cair dela. Seja humilde - pense menos em si mesmo e mais nos outros. Veja e ouça as pessoas. “...ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, pelo contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu.” (Rm 12: 3).
Pense: Quando se é arrogante só se perde.
Fabiana Moraes Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário