Texto Bíblico: Eclesiastes 9:2-3
“Tudo sucede igualmente a todos: o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento. Este é o mal que há entre tudo quanto se faz debaixo do sol: que a todos sucede o mesmo; que também o coração dos filhos dos homens está cheio de maldade; que há desvarios no seu coração, na sua vida, e que depois se vão aos mortos.”
Eu e você poderíamos ser vítimas de maus tratos,
Eu e você poderíamos ser vítimas de abusos,
Eu e você poderíamos ser vítimas de pessoas enganadoras,
Eu e você poderíamos ser vítimas até do Diabo.
Eu e você poderíamos ser vítimas de doenças malignas,
Eu e você poderíamos ser vítimas de furtos e roubos,
Eu e você poderíamos ser vítimas de injustiça,
Eu e você poderíamos até sermos injustamente julgados.
Eu e você poderíamos ser vítimas de acidentes,
Eu e você poderíamos ser vítimas de testemunhas falsas,
Eu e você poderíamos ser vítimas de injúrias e calúnias,
Eu e você poderíamos ser vítimas até falsos irmãos.
Eu e você poderíamos ser vítimas de várias coisas ruins,
Eu e você poderíamos ser vítimas de toda essa maldade do mundo,
Coisas essas que precisariam de milhares de páginas para escrevê-las,
Mas o pior de tudo: podemos ser vítimas de nós mesmos.
Isso é muito triste irmãos!
Eu e você poderíamos ser os ladrões, as testemunhas falsas, os inimigos de Deus... Melhor nem falar mais o que nós poderíamos ser! Ao invés de sermos as vítimas, nós podemos ser aqueles que fazem de vítima o nosso próximo. Chegando ao ponto de sermos vítimas até de nós mesmo e escrevermos nossa própria sentença.
Muitos no nosso meio que são falsos crentes e cristãos fazem várias vítimas entre nós. Salomão escreve este triste texto falando sobre as desigualdades da vida. E neste mundo perplexo e triste de Salomão, ele mesmo dá a resposta do porque de não sermos as vítimas.
“Ainda que o pecador faça o mal cem vezes, e os dias se lhe prolonguem, eu sei com certeza que bem sucede aos que temem a Deus.” Eclesiastes 8:12
Nós que tememos o nosso Senhor e andamos nos seus caminhos não devemos temer mal algum, porque nosso Deus está conosco e Ele é a nossa segurança e proteção. E essa é uma promessa Dele para nós!
Reflita: Eis o motivo de não podermos julgar nem o nosso próximo e nem os perdidos, pois esses perdidos (ladrões, roubadores... sem força pra continuar a lista) poderiam ser nós mesmos. A verdadeira adoração requer de nós compaixão por eles! “Não há como adorar a Deus... sem ter compaixão pelos perdidos!”
Henrique Gabriel
Nenhum comentário:
Postar um comentário