Pesquisar no blog

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O CAMINHO DA FELICIDADE


Texto Bíblico: Livro de Jó

“Se lhe obedecerem e o servirem, acabarão seus dias em felicidade, e os seus anos em contentamento.” (Jó 36:11)

Felicidade é o contentamento, sucesso, bem-estar, boa sorte que todas as pessoas procuram. Mas, como encontrar e andar neste caminho? Será que o dinheiro traz felicidade? Será que é a família que nos torna felizes? Será uma boa profissão a razão para esse sentimento? Ou a felicidade está dentro de nós? E como ser feliz em um mundo que está sob o poder do Maligno?

Analise a história de Jó.


Jó foi um homem sincero, reto e temente a Deus, vivia na terra de Uz, e desviava-se do mal. Tinha sete filhos e três filhas, e muitos animais (camelos, bois, ovelhas, jumentas). Era o homem mais rico e mais respeitado do Oriente.

Um dia, os filhos de Deus (anjos) vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles. Então Deus perguntou a Satanás se ele já havia observado Jó, porque para Deus não havia na terra homem semelhante a ele. Então Satanás respondeu ao SENHOR: "Será que Jó não tem razões para temer a Deus? Acaso não puseste uma cerca em volta dele, da família dele e de tudo o que ele possui? Tu mesmo tens abençoado tudo o que ele faz, de modo que todos os seus rebanhos estão espalhados por toda a terra. Mas estende a tua mão e fere tudo o que ele tem, e com certeza ele te amaldiçoará na tua face." (Jó 1:9-11)

Então o Senhor autorizou que Satanás tocasse em tudo o que Jó tinha, exceto, sobre ele. Satanás saiu da presença do SENHOR.

Satanás tocou nas posses de Jó (animais foram saqueados e outros queimados; servos foram mortos ao fio da espada e outros queimados). Satanás tocou nos filhos de Jó (todos morreram em um vendaval).

Ao ouvir as más notícias, Jó levantou-se, rasgou o manto e raspou a cabeça. Então, prostrou-se no chão em adoração, e disse: "Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor ". Em tudo isso Jó não pecou nem de nada culpou a Deus. (Jó 1:20-22)

Mas, Satanás não desistiu. Ele retornou a Deus e disse-lhe: "Pele por pele! Um homem dará tudo o que tem por sua vida. Estende a tua mão e fere a sua carne e os seus ossos, e com certeza ele te amaldiçoará na tua face." Então o SENHOR disse a Satanás: "Pois bem, ele está nas suas mãos; apenas poupe a vida dele". (Jó 2:4-6)

Então Satanás saiu da presença do SENHOR, e feriu a Jó de tumores malignos, desde a planta do pé até ao alto da cabeça (a doença de Jó era caracterizada por vários sintomas: sofreu de coceira generalizada; sentia intensas dores; sua pele putrefata atraía vermes e acabava criando uma crosta escura e com pus; sentia febre e dor nos ossos. Ele pode ter sofrido de algum tipo de câncer na pele). Então Jó apanhou um caco (um pedaço de jarro quebrado) com o qual se raspava, sentado entre as cinzas. Além de ficar doente, Jó se tornara impuro e, portanto, um homem rejeitado pela sociedade. Então sua mulher lhe disse: "Você ainda mantém a sua integridade? Amaldiçoe a Deus, e morra!" Ele respondeu: "Você fala como uma insensata. Aceitaremos o bem dado por Deus, e não o mal?" Em tudo isso Jó não pecou com os lábios. (Jó 2:9,10)

Após estes fatos, Jó recebe a visita de três amigos: Elifaz, Bildade e Zofar. Pois, souberam de todos os males que o haviam atingido, saíram cada um da sua região, e combinaram encontrar-se para mostrar solidariedade a Jó e consolá-lo. Mas, houve mais confrontação entre Jó e seus amigos do que consolo. Então Eliú, sobrinho de Abraão (Gênesis 22:21), não pôde mais se conter depois de ter testemunhado tal confrontação. Ele se abstivera de falar por ser mais jovem (a sabedoria sempre vem de Deus; nem sempre de homens idosos). No capítulo 36 no livro de Jó, Eliú exalta a grandeza e a providência de Deus, exortando Jó a reconhecer o propósito divino para seus sofrimentos e louvar a Deus. Disse Eliú a Jó: “Se lhe obedecerem e o servirem, acabarão seus dias em felicidade, e os seus anos em contentamento.” (Jó 36:11)

Passado todo o tempo de tribulação na vida de Jó, Deus mudou a sua sorte. Restaurou-lhe a saúde, deu-lhe o dobro de toda a riqueza que antes possuíra, e um número igual de filhos. Toda a vergonha se tornará em dupla honra. E o SENHOR abençoou o último estado de Jó mais do que o primeiro. Jó viveu cento e quarenta anos, e viu aos seus filhos, e aos filhos de seus filhos até à quarta geração. Então morreu Jó, velho e farto de dias.

Jó perseverou em sua integridade moral, obedeceu e serviu a Deus até o fim. Esse é o caminho da verdadeira felicidade. E neste caminho, encontram-se as seguintes placas de direcionamento:

1) Ter muitos filhos“Como é feliz o homem cuja aljava está cheia deles! Não será humilhado quando enfrentar seus inimigos no tribunal.” (Salmos 127:5). Jó tinha muitos filhos.

2) Achar sabedoria e adquirir conhecimento“Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento,” (Provérbios 3:13). Jó tinha muita sabedoria e conhecimento “era o maior de todos os do Oriente e servia de sacerdote à sua família.”

3) Confiar no SENHOR“Quem examina cada questão com cuidado, prospera, e feliz é aquele que confia no Senhor.” (Provérbios 16:20). Jó depositou a sua confiança no SENHOR “Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrados.” (Jó 2:2).

4) Guardar a Lei“Onde não há revelação divina, o povo se desvia; mas como é feliz quem obedece à lei!” (Provérbios 29:18). Jó era um homem reto, íntegro, temente a Deus, e que se desviava do mal.

5) Manter-se constante no temor do SENHOR“Como é feliz o homem constante no temor do Senhor! Mas quem endurece o coração cairá na desgraça.” (Provérbios 28:14). Jó temia o pecado e suas consequências. “Seus filhos costumavam dar banquetes em casa, um de cada vez, e convidavam suas três irmãs para comerem e beberem com eles. Terminado um período de banquetes, Jó mandava chamá-los e fazia com que se purificassem. De madrugada ele oferecia um holocausto em favor de cada um deles, pois pensava: "Talvez os meus filhos tenham lá no íntimo pecado e amaldiçoado a Deus". Essa era a prática constante de Jó.” (Jó 1:4,5)

6) Perseverar em sua integridade moral“Como vocês sabem, nós consideramos felizes aqueles que mostraram perseverança. Vocês ouviram falar sobre a paciência de Jó e viram o fim que o Senhor lhe proporcionou. O Senhor é cheio de compaixão e misericórdia.” (Tiago 5:11). Jó assim o fez relatado no livro de Jó 1:21; 2:10; 13:15; 16:19; 19:25.

Reflita: Todas as circunstâncias enfrentadas por Jó permitiram que ele tivesse uma vida plena e feliz oriunda de uma intimidade com Deus. O que Deus revelara de Si mesmo capacitou Jó a vê-LO. “Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram.” (Jó 42:5).
Portanto, a felicidade não depende de fatores externos, muitas vezes imprevisíveis, e, sim, da decisão tomada por cada um, diante de cada desafio interno ou externo, e criar condições para que a gratidão, a sabedoria, o temor do SENHOR, confiança em Deus, a perseverança, a obediência a Palavra de Deus, o bom-humor e o riso sejam presenças constantes em sua vida.

Amém! Obrigada SENHOR, por falar ao meu coração! Eu te amo!

Excelente semana a todos!

Fabiana Moraes Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário