Pesquisar no blog

terça-feira, 21 de junho de 2011

GANHANDO COM AS PERDAS

Texto Bíblico: Mateus 16:24-27

“Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma?” Mt 16:26

A nossa vida é marcada por perdas e esta é uma realidade que não podemos evitar. Porém, é sempre algo que nos incomoda de alguma forma.

As perdas podem ser desde a chave de um carro, de um ônibus, de dinheiro, de emprego... até perdas de sonhos ou de alguém que amamos. Outras vezes é a perda da alegria, da paz, da auto-estima, da saúde, da amizade.

Sofremos perdas desde o nascimento, quando temos que sair do conforto do ventre materno para continuarmos nosso processo de desenvolvimento neste mundo.

E na maioria das vezes não lidamos bem com as perdas, pois muitas vezes elas geram vazios que só podem ser preenchidos com a doce presença do Espírito Santo de Deus, embora alguns busquem esse preenchimento em coisas ou pessoas ou até mesmo lugares.

Cada fase da nossa vida é marcada por perdas e isso é necessário para o nosso próprio crescimento. Mas, a boa notícia é que juntamente com as perdas sempre vem os ganhos, mesmo que levemos muito tempo, às vezes anos para enxergá-los. Em Romanos 8:28 diz: “Sabemos que TODAS AS COISAS cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”

Na Bíblia temos um bom e grande exemplo de perda que acaba resultando em ganhos posteriores, quando Jesus disse: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á: quem perder a vida por minha causa, esse a salvará.” (Lucas 9:24).

A Bíblia está cheia de palavras de vida e exemplos de ganhos oriundos de perdas, como no caso de José, Jó e o do próprio Jesus que foram honrados por confiar nas promessas de Deus e por saber que mesmo diante de suas perdas a soberania de Deus prevaleceu.

Deus é fiel para cumprir o que prometeu e uma das suas promessas é: “Eis que estarei convosco todos os dias até a consumação dos séculos” (Mateus 28:20b) e “Nunca te deixarei, jamais te abandonarei...” (Hebreus 13:5b).

E em João 14:26, mais uma promessa que diz: “mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas...” Glória a Deus por isso!!!

Agradeça e glorifique a Deus por todas as coisas e situações, pois “Jesus nunca nos prometeu um caminho fácil, mas realmente prometeu um que levaria a esquecer as dificuldades da caminhada.” (William Barclay)

Raquel S. da Mata Faleiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário