Pesquisar no blog

quinta-feira, 5 de maio de 2011

AMOR SEM LIMITES


Texto Bíblico: João 21:15-17

"Mestre, qual é o maior mandamento da Lei? Respondeu Jesus: Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento”.
Mt 22:36,37

Porque Jesus, por três vezes, perguntou a Pedro se ele o amava? Será que Ele não acreditava em Pedro?

Jesus insistiu em perguntar a Pedro se ele o amava porque sabia que Pedro amava mais à sua vida do que a Jesus, e queria mostrar isso a ele. E o amor que Jesus queria não era um amor “da boca pra fora”, mas sim um amor genuíno e incondicional, um amor sem limites.

Pedro é um dos discípulos mais citados na bíblia. Ele sempre esteve muito próximo de Jesus. Foi ele quem quis andar sobre as águas. Foi ele quem não queria deixar que Jesus se entregasse à morte. Foi ele quem, num gesto inesperado e repentino, cortou a orelha de um soldado romano em defesa a Jesus, e foi ele quem disse que se preciso fosse morreria junto com Jesus. Ele amava a Jesus, mas não de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento, por isso não teve coragem de reconhecer que era seu seguidor e o negou.

O mesmo ocorre hoje conosco. Trabalhamos para o Senhor e declaramos o tempo todo que o amamos, através de palavras, músicas e até das nossas orações. Mas, até que ponto tudo isso é verdade?

Muitas vezes estamos tão envolvidos com as coisas desse mundo que as amamos mais do que amamos ao Senhor. Outras vezes não conseguimos nos livrar de um pecado porque, cegados pelo diabo, amamos mais ao pecado do que amamos ao Senhor.

O amor incondicional pelo Senhor abre os nossos olhos para que possamos enxergar o pecado exatamente como Deus o enxerga: abominável e destruidor! Deus nos ama incondicionalmente e quer ser amado por nós da mesma forma. Sem este amor nunca conseguiremos derrotar nossa própria carne e nem mesmo o pecado. Deus sabe que se não o amarmos exatamente com este amor, não passaremos pelos momentos difíceis sem estarmos firmados nele.

Na terceira vez que Jesus perguntou, Pedro compreendeu isso, porque vemos que ele se entristeceu e mudou sua resposta dizendo: "Senhor tu sabes todas as coisas; tu sabes que eu te amo". Com isso Pedro demonstrou humildade para reconhecer que Jesus sabia de tudo, inclusive que ele o amava, mas não o suficiente. E por sua coragem e humildade o Senhor Jesus fez dele grande homem dali em diante.

Faço, então, uma pergunta: o que é preciso para amarmos ao Senhor com amor integral, sem limites? E já respondo: é preciso renúncia e entrega. É preciso que sejamos imitadores de Cristo, que se esvaziou e se entregou por nós, renunciando sua glória para que tivéssemos a vida.

O amor que temos por nós, nossos familiares e nossas coisas tem de estar subordinado ao amor por Deus.

 
Pense: Você está disposto a passar por uma grande mudança ou até mesmo perder sua vida por amor a Cristo? Qual seria sua resposta se o Senhor te perguntasse: "Filho(a), tu me amas?"


João Filho

(Deus me ama - Mariana Valadão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário