Texto Bíblico: Oséias 6:3
"Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo. Tão certo como nasce o sol, Ele aparecerá; virá para nós como as chuvas de inverno, como as chuvas de primavera que regam a terra.”
Conhecimento é ação. Conhecimento é vivência, é experiência adquirida no decorrer da vida; requer envolvimento, determinação e amor. Conhecimento também é estudo, descoberta.
Boa parte de nossas vidas passamos nas escolas em busca de um conhecimento progressivo. Com o passar do tempo, constatamos que este conhecimento acadêmico é muito pouco e admitimos que a vida é a maior mestra nos legando inúmeras lições, positivas ou negativas, mas determinantes para formação da personalidade e do caráter. Aprender a viver; vida que se constrói. Sabedoria.
Reflitam neste pensamento:
“Não confunda jamais conhecimento com sabedoria. Um o ajuda a ganhar a vida; o outro a construir uma vida” (Sandra Carey)
O texto de Oséias é muito rico. O profeta nos convoca para conhecer ao Senhor. Tal conhecimento mostra-se o mais importante e vital, pois requer esforço, persistência, obstinação. Por outro lado, Deus não se esconde de nós; “Ele mesmo nos oferece e fornece a capacidade de conhecê-lo e entender a sua vontade”.
Já tive oportunidade de ministrar aulas. Como professor, encontrei alunos receptivos com o conteúdo repassado e aprendem porque não se bloqueiam; acreditam que podem aprender e se esforçam neste sentido. Mentes e corações abertos para a aventura do conhecimento. Outros, porém, fecham-se, se amedrontam, criam preconceitos contra disciplinas e ficam estagnados.
Deus tem se manifestado ao homem. Ele falou na antiguidade, manifestou-se em forma de homem, sendo o Mestre dos mestres. Nossa atitude como alunos dedicados e de corações ensináveis deve ser a mesma que o salmista expresso: “Mostra-me, Senhor, os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas” (Sl. 25:4).
Noutra tradução deste mesmo versículo destacado no início lemos: “Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor...” Conhecer a Deus é exercício diário centrado na leitura diária de sua Palavra; na intimidade que se conquista por meio da oração; no testemunho cristão. Outro pensamento destaca este esforço permanente:
“Talvez seja este o aprendizado mais difícil: manter o movimento permanente, a renovação constante, a vida vivida como caminho e mudança. (Maria Helena Kuhner)”
Difícil, mas não impossível. Entretanto é preciso começar.
“Assim que começarmos a conhecer a Deus, precisamos esforçar-nos em avançar para conhecê-lo cada vez mais, fazendo dessa busca o grande projeto de nossa vida: um conhecimento que desperta a sede de conhecer mais e mais”. O conhecimento de Deus construirá nossas vidas e redundará em sabedoria de valor inestimável, acima de qualquer outro conhecimento.
Marco Antônio
(Tema inspirado em devocional do “Pão Diário” - 2011
“Conhece?” Hebert dos Santos Gonçalves)
Nenhum comentário:
Postar um comentário