Pesquisar no blog

terça-feira, 21 de setembro de 2010

LEIA A BÍBLIA



Texto Bíblico: II Timóteo 3: 16-17

“Não cesses de falar deste Livro da Lei;
antes, medita nele dia e noite,
para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito;
então, farás prosperar o teu caminho e serás bem sucedido.” (Josué 1:8)

A Bíblia é a palavra de Deus, é o nosso alimento espiritual “Não só de pão viverá o homem, mas de toda Palavra que sai da boca de Deus” (Lc 4:4). É nela que devemos orientar nossa vida para o nosso crescimento na fé. E toda a escritura é inspirada por Deus para o ensino, a repreensão e a educação na justiça, para que assim, possamos viver segundo a vontade do Pai e, também para abençoarmos outras vidas. A leitura da Bíblia nos orienta para:

Ter sabedoria: o conhecimento da Palavra de Deus é onde a sabedoria começa a crescer em você. “A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices.” (Sl. 19:7)

Ter paz: Deus pode te dar a paz que o mundo não pode te conceder, mas você deve encontrar a paz na palavra de Deus. “Grande paz tem os que amam a tua lei; para eles não há tropeço.” (Sl. 119:165)

Saber aonde está indo: não podemos prever nosso futuro e saber como será os nossos caminhos mas, a palavra de Deus irá guiá-lo por caminhos retos. “Firma os meus passos na tua palavra, e não me domine iniquidade alguma.” (Sl. 119:133)

Crescer na fé: para crescer na fé é necessário ler, ouvir e pregar a palavra de Deus. “E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.” (Rm 10:17)

Viver em pureza: devemos viver uma vida de santidade e pureza para que possamos aproveitar a presença do Senhor, mas não tem como ser puro sem ser santificado pela Palavra de Deus. “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra.” (Sl. 119:9)

Ter alegria: devemos ter a Palavra de Deus em nosso coração para vivermos livres da ansiedade e da inquietude e, assim possuirmos a alegria que vem do Pai. “Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro e ilumina os olhos.” (Sl. 19:8)

Andar nos caminhos do Pai: a palavra de Deus nos orienta, é luz que ilumina os nossos caminhos. “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.” (Sl. 119:105)

Pense: Você tem se alimentado da palavra de Deus? Se eu não leio a Bíblia, se não a examino, pratico ou a vivo conforme Jesus ensina, se não alimento a minha vida dela todos os dias, como poderei crescer? Será mesmo que não podemos tirar um tempo do nosso dia para aprender mais sobre Deus? Você já leu a Bíblia hoje? Não deixe de ler.

Reflita: Um aluno chegou para seu professor e perguntou:
- Mestre, por que devemos ler e decorar a Bíblia se nós não conseguimos memorizar tudo e com o tempo acabamos esquecendo? Somos obrigados a constantemente decorar de novo o que já esquecemos. O mestre não respondeu imediatamente ao seu aluno. Ele ficou olhando para o horizonte por alguns minutos e depois pediu ao aluno:
- Pegue aquele cesto de junco, desça até o riacho, encha o cesto de água e traga até aqui. O discípulo olhou para o cesto sujo e achou muito estranha a ordem do mestre, mas, mesmo assim, obedeceu. Pegou o cesto sujo, desceu os cem degraus de escadaria até o riacho, encheu o cesto de água e começou a subir de volta. Como o cesto era todo cheio de furos, a água foi escorrendo e quando retornou, já não restava nada. O mestre perguntou-lhe: - Então, meu filho, o que você aprendeu?
O aluno olhou para o cesto vazio e disse, sarcasticamente: Aprendi que cesto de junco não segura água. O mestre ordenou-lhe que repetisse o processo de novo.
Quando o aluno voltou com o cesto vazio novamente, o mestre perguntou-lhe:
- Então, meu filho, e agora, o que você aprendeu? O discípulo novamente respondeu com sarcasmo: - Que cesto furado não segura água. O mestre, então, continuou ordenando que o discípulo repetisse a tarefa. Depois da décima vez, o discípulo estava desesperadamente exausto de tanto descer e subir as escadarias. Porém, quando o mestre lhe perguntou de novo: - Então, meu filho, o que você aprendeu?
O aluno, olhando para dentro do cesto, percebeu admirado:
- O cesto está limpo! Apesar de não segurar a água, a repetição constante de encher o cesto acabou por lavá-lo e deixá-lo limpo. O mestre, por fim, concluiu:
- Não importa que você não consiga decorar todas as passagens da Bíblia que você lê, o que importa na verdade, é que através deste processo a sua mente e a sua vida ficam limpos diante de Deus.

“Para sempre, ó SENHOR, está firmada a tua palavra no céu.” (Salmo 119: 89)

“A Bíblia é um livro especial com ela aprendo mais sobre Jesus
Ele é meu grande amigo eu quero O conhecer mais
Vou ler a Bíblia todo dia, mais e mais
A Bíblia é o pão que alimenta
A fome que está em meu coração
É a palavra de Jesus que me cura e fortalece
Vou ler a Bíblia todo dia, mais e mais.”
(Ana Paula Valadão)

Hélia Mendes de Oliveira

Um comentário:

  1. Querida, Hélia! Amei essa mensagem! Que Deus continue lhe concedendo sabedoria e intrepidez.
    Beijos.
    Fabi

    ResponderExcluir