Pesquisar no blog

sábado, 30 de outubro de 2010

PRESERVAR A PALAVRA DA VIDA


Texto Bíblico: Filipenses 2:16

“Preservando a palavra da vida,
para que, no Dia de Cristo,
eu me glorie de que não corri em vão,
nem me esforcei inutilmente” (Filipenses 2:16)

Imagine se o apóstolo Paulo viesse em nosso tempo... Será que ele reconheceria a igreja de Cristo? Quantos modismos, quantas “novidades”, quantas coisas realizadas em nome de Deus que Ele próprio não autoriza! Vergonha e decepção estariam estampadas no rosto do grande apóstolo.
Qual tem sido o erro do cristianismo atual? A resposta Jesus mesmo já deu: “Errais, não conhecendo as escrituras nem o poder de Deus” (MT 22:29). Parece-me que hoje em dia se pensa muito na questão do “poder” e muito pouco em ”conhecer as escrituras”, e é isso aí o grande problema da Igreja Moderna!
Devemos tomar muito cuidado entre o conhecimento e o poder, tendo em vista que: “Conhecimento, sem poder, torna-se farisaísmo, poder sem conhecimento torna-se fanatismo!” (FRANCK)
Precisamos tomar o devido cuidado de não sermos os fariseus modernos, com nossa fé alicerçada no vazio. Devemos ser como Paulo nos ensina: ”filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta” afim de que possamos resplandecer como luz.
Há alguns anos atrás o povo evangélico era conhecido como o povo da Bíblia, que tinha resposta bíblica para tudo o que acontecia no mundo. Hoje, infelizmente não temos desenvolvido esse hábito de tirar da Bíblia as respostas do que tem acontecido atualmente.

Reflita: Se não existissem mais Bíblias no mundo, o quanto da palavra de Deus você conheceria? Você tem sido uma pessoa que preserva os valores da Palavra de Deus ou está influenciado pelos valores que o mundo tem oferecido, mesmo vivendo num contexto de Igreja?

ORAÇÃO
Senhor me ajude a não olhar o que o mundo tem me oferecido, e sim a viver a vida abundante que só o Senhor pode me dar!!! AMÉM



Tatiane dos Santos Rodrigues

PRECISANDO DE DEUS?


Texto Bíblico: Salmos 19

“Porém tu, Senhor, és um escudo para mim,
a minha glória, e o que exalta a minha cabeça.”

Quantas pessoas estão precisando sentir um toque, um abraço de Deus? Pessoas que estão tristes, sem ânimo de viver, pois as circunstâncias da vida só os desanimam, só os ferem, acabam não achando solução e nenhuma porta aberta, parece que está tudo lutando contra você, porém Deus está ao seu lado a todo instante, querendo te proporcionar o melhor, não abaixe sua cabeça, levante-se, respire o ar de amor, de esperança, de carinho, de conforto de estar nos braços de Deus.
Sua vida sem Deus não tem sentido algum, sua vida sem Deus sempre terminará no nada, você não verá o quanto uma vida eterna de paz com Deus pode ser maravilhosa e sadia, sem medo, sem angústia, sem dor. Deixe seus vícios, seus medos, seus desejos carnais que te consomem, sua vaidade. Se entregue a quem está de braços abertos pronto para te abraçar e te fortalecer com o amor puro e verdadeiro que nenhuma pessoa pode te proporcionar. Só Ele: “Deus”.
Viva este amor, abra seu coração, sua vida para uma nova vida, onde há esperança e felicidade. Liberte-se deste sofrimento, desta felicidade momentânea que em pouco tempo você volta a sofrer tudo novamente, volte ao primeiro amor que é Cristo, seja uma criança que sai correndo para os braços do pai sem medo, pois confia e se entrega de coração porque ela sabe que ali está protegida. Deus é seu pai, seu criador, seu sustento, seu amparo, sua alegria, sua esperança, sua infinita paz; não viva sem Ele.

Escute esta música em forma de oração:
Abraça-me - David Quinlan e Heloísa Rosa - Abraça-me

Tayene de Sena Ferreira

O SENHOR VÊ O CORAÇÃO


Texto Bíblico: 1 Samuel 16: 1-13

“Porque o Senhor não vê como vê o homem.
O homem vê o exterior,
porém o Senhor, o coração.” (1 Sm 16:7)

O texto bíblico narra o começo da história de Davi, em um tempo em que valia muito mais a razão do que a força. O profeta Samuel foi enviado para ungir o novo rei, mas se surpreende quando Eliabe, ao que parece ser um homem forte e vistoso, é rejeitado por Deus em favor de um adolescente ruivinho. E com isso, recebe a lição de que Deus se interessa muito mais pelo coração de Davi.
Vivemos em uma sociedade na qual as pessoas se importam apenas com a aparência, com o exterior, julgando o modo de vestir, de falar, de andar, não dando a mínima atenção na essência que as pessoas possuem. Ainda bem que Deus enxerga muito além do que nossos olhos!
Devemos nos preocupar é com o nosso coração, pois é dele que provêm as fontes da vida, então precisamos entender que a aparência não é um dos requisitos para Deus escolher seu rebanho, e sim as virtudes que há dentro de cada coração.

Pense: Você tem visto as pessoas pela aparência ou pela sinceridade do coração? Que possamos ser como Davi, que sendo rejeitado pelos olhos do mundo por sua aparência foi totalmente aprovado por Deus.

Lucas Mendes de Oliveira

CONFIANDO EM CRISTO


Texto Bíblico: Salmos 3:3

“Porém tu, Senhor, és um escudo para mim,
a minha glória, e o que exalta a minha cabeça.”

Muitos são os nossos adversários e os que se levantam contra nós. Nossas vidas mais parecem campos de batalha onde somos atacados por todos os lados. Muitas vezes pensamos em desistir, ou que a batalha já está perdida e simplesmente entregamos os pontos. Mas nunca podemos nos esquecer de que essa guerra foi vencida por Cristo e que somos mais que vencedores. E não importa qual seja a dificuldade da batalha ou quão forte for nosso inimigo, nós temos sempre em quem confiar.  

Antônio Henrique

UM VALE A SER ATRAVESSADO


Texto Bíblico: Tiago 1:2-4

“Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria
o fato de passarem por diversas provações,
pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança.
E a perseverança deve ter ação completa,
a fim de que vocês sejam maduros e íntegros,
sem lhes faltar coisa alguma”.

É estranho pensar que Deus tem planos e propósitos para nós quando estamos passando por adversidades, mas, passar por um vale é desejo supremo de Deus para os seus filhos. No entanto, Deus usa as adversidades para aprendizagem dos que Ele ama.
Enquanto pesquisava durante a semana, li a seguinte frase: “Deus não se ocupa em remover nossas adversidades, pelo contrário, Ele está mais interessado em nos guiar por meio delas”. O exemplo de Ester mostra que Deus está no controle e cumpre seu propósito em meio a adversidade. Ester era órfã e Deus supriu uma criação amorosa por meio de seu primo Mordecai. Através de sua confiança e dedicação ao SENHOR, Ester foi usada por Deus para interceder ao rei pelo o seu povo contra a sentença de morte. O povo de Deus veio a ser preservado.
A bíblia nos ensina a aceitar as circunstâncias enviadas ou permitidas por Deus porque através delas Ele sempre faz algo bom em nossas vidas.

“Quando passares pelas águas, eu serei contigo;
quando, pelos rios, eles não te submergirão;
quando passares pelo fogo, não te queimarás,
nem a chama arderá em ti”. (Isaías 43: 2).

Reflita: “Minha surdez me força a depender mais de Deus para que eu possa ouvir por meio dEle. Ele me trouxe paz e me ensinou como vencer a minha deficiência auditiva”. (Heather Whitestone / Miss América de 1995)


Cristiane de Brito Santos

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

NÃO COBIÇARÁS


Texto Bíblico: Êxodo 20: 17


“...os próprios israelitas tornaram a
queixar-se e diziam: Ah, se tivéssemos
carne para comer!” (Números 11:4)

Cobiçar é desejar ardentemente (Dicionário Michaelis). Este mandamento trata dos pensamentos. O pecado normalmentese origina de um desejo errado. Em Tiago 1:14, diz: “Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido”. Tiago descreve que o mau desejo é como um caçador que atrai sua presa, fazendo-a sair da segurança de seu abrigo. Em Números 11:4 relata que os estrangeiros e os israelitas desejaram a comida saborosa do Egito em lugar do maná dado por Deus.
Não devemos cobiçar os bens ou características de outras pessoas, por exemplo: roupa, cabelo, corpo esculpido, olhos claros, voz da Demitria Lovato, namorado(a), tênis de marca, óculos Ray-ban colorido, celular de última geração, carros e outros. A cobiça é abastecida pelos desejos escondidos de inveja. A nossa cultura materialista é um desejo de ter sempre mais do que os nossos colegas de sala de aula, amigos e vizinhos. Isto produz uma sociedade em que as pessoas querem o que elas não podem ter.

Pense: Se não podemos cobiçar os bens e características das outras pessoas, então o que podemos fazer?

1. Devemos nos satisfazer nas coisas que temos. 
2. Alegrarmos quando outras pessoas são abençoadas.
3. Esperar o tempo certo para recebermos as bênçãos de Deus.

Reflita: O desejo humano é adquirir, mas o desejo de Deus é dar. “Deus conhece o nosso coração e dará a cada um segundo todos os seus caminhos”. (II Crônicas 6: 30).


Jéssica G. Brito Santos, 13 anos  

DOM x CARÁTER


Texto Bíblico: Provérbios 5:21


“Porque os caminhos do homem
estão perante os olhos do Senhor,
e ele considera todas as suas veredas.”

Infelizmente temos uma tendência doentia de darmos mais valor aos nossos dons e talentos do que ao nosso caráter. Encontrar aplicação aos nossos dons e talentos é muito fácil. E o nosso caráter? Como está a nossa vida com Deus?
O nosso caráter está diretamente ligado a nossa vida com Deus porque se define como sendo a nossa expressão ajustada, nossa missão, nosso distintivo, nossa marca. Se não temos um objetivo formado no que fazemos, quer dizer que não temos princípios para agir. Se não temos princípios em nossas atitudes, onde está Deus nelas?
Segue abaixo um gráfico elaborado por John C. Maxwell, que nos ajuda a discernir esse paradigma:

Não vale nada nossos dons e talentos sem termos caráter. O equilíbrio é o nosso maior desafio para um caráter formado e de sucesso. Pois, se não buscarmos moderação nas nossas atitudes com objetivo traçado dentro dos planos de Deus nas nossas vidas, sabe qual será o resultado?

“Quanto ao perverso, as suas iniquidades o prenderão,
e com as cordas do seu pecado será detido.
Ele morrerá pela falta de disciplina, e,
pela sua muita loucura, perdido, cambaleia.” Pv 5:22-23

Pedro Humberto

DIREÇÃO DE DEUS



Texto Bíblico: Provérbios 16:9

“O coração do homem planeja o seu caminho,
mas o SENHOR lhe dirige os passos.”

Na vida, quando criança, somos protegidos, direcionados pelos nossos pais, pois necessitamos de proteção e direção, mas em uma determinada fase da infância, nós já fazemos ou tentamos fazer escolhas, muitas vezes erradas. Nossos pais nos delegam limites a serem respeitados, regras impostas, responsabilidades, etc.
Vamos crescendo e, essas responsabilidades vão aumentando e nós muitas vezes vamos nos rebelando contra tudo e todos. Queremos total liberdade para fazermos o que quizer, mas sem termos responsabilidades com as consequências que possam surgir.
Quando chegamos na idade de tomarmos um rumo, de decidir o que vamos ser na vida, estudar, nos formarmos e trabalharmos, é quando nos damos conta de que realmente não somos nada sem Deus, pois ele é quem veleja o barco de nossas vidas. Se não deixamos que ele o faça, vem as decepções, os fracassos, pois, sem entregar tudo nas mãos de Deus é como estar sem direção.
Devemos deixar que ele veleje o barco. Planejamos, fazemos um projeto em nossas vidas, mas somente ele guiará nossos passos. Como está escrito em Pv 16:3, consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos.

Pense: Você tem planejado o seu caminho e deixado que Deus tome o leme e veleje sua vida?

Reflita: Não adianta lutarmos contra a realidade, devemos nos colocar diante do Senhor e deixar que Ele, em sua bondade, nos guie, nos direcione, pois só assim nossos planos serão abençoados.

Sheila O. Dujardin Badauy

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

ABRINDO A PORTA


Texto Bíblico: Apocalipse 3:20


O convite que Deus fez para a igreja de Laodicéia, Ele faz hoje para todos nós:

"Eis que estou à porta e bato.
Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta,
entrarei e cearei com ele, e ele comigo."

Neste texto, vemos o desejo de Deus em aproximar-se de nós. Ele está à porta do nosso coração, da nossa vida, querendo entrar para ter comunhão conosco, pois, cear fala de comunhão, de intimidade. É maravilhoso saber que, apesar de ter todo o poder, Deus precisa que abramos a porta do nosso coração; Ele não o invade. Ele desce do Seu trono de glória e nos convida a ter comunhão com Ele. Só que, às vezes, na correria do dia-a-dia, nos esquecemos do Abençoador e buscamos somente as bênçãos. Não temos tempo para comunhão com Deus, mas, queremos os resultados dela.
É certo que Deus quer nos abençoar, mas, Ele não quer somente isso. Ele também anseia por nos perdoar, curar e transformar a nossa vida; Ele está interessado em cuidar de nós. Para que isso aconteça, precisamos ter intimidade com Ele. E a intimidade só vem através da comunhão.
 
É preciso separar um tempo para Deus, em nossas vidas.

Precisamos ouvir a Sua voz e abrir a porta do nosso coração para Ele entrar e cear conosco.

Pense: Quanto tempo você tem reservado para ter comunhão com Deus?

João Filho

FLERTANDO COM O INIMIGO


Texto Bíblico: Mateus 7:15,16

“Acautelai-vos dos falsos profetas... pelos seus frutos os conhecereis.”

As palavras de Jesus neste texto são bem claras. Neste texto, Cristo pede para tomarmos bastante cuidado com os lobos que estão entre nós disfarçados como ovelhas, e a sua dica é para conhecê-los por meio de suas obras. Algo muito importante em que nós devemos refletir é: será que eu e você também fazemos parte destes lobos disfarçados? Ou será que eu e você temos tido atitudes de lobo? Quão sábias são as palavras de nosso Senhor! Elas tocam o mais profundo do nosso ser. Interessante como ele não julga ninguém, ele nos deixa livres para refletirmos e tirarmos nossas conclusões. Ele ainda diz que é por nossas palavras que seremos justificados ou condenados. Nosso Senhor não nos julga, ele julga nossas atitudes! Na época em que Ele habitava como homem no nosso meio, ele sempre era duro com os fariseus quanto as suas atitudes. Chegando ao ponto de chamá-los várias vezes de hipócritas e até mesmo de raças de víboras.
Tenhamos o cuidado de saber quem são os lobos que estão entre nós para que não sejamos por eles enganados, também devemos tomar bastante cuidado para não sermos um impedimento na obra do Senhor como Pedro quando usado pelo diabo. E ainda, além disso, em Apocalipse 3:15 e 16, Cristo diz à igreja de Laodicéia que por não ser nem fria e nem morna, Ele está a ponto de vomitá-la da sua boca. Essa palavra é muito dura!
Quanta responsabilidade nós temos, irmãos!
Como nós como igreja temos agido? O que será que Cristo diria para a Igreja
Cristã Evangélica Central e para as igrejas de hoje no lugar das igrejas do apocalipse? E o que será que Ele dirá à igreja no dia do juízo?
Irmãos, a igreja mundial está morna! Não tem tomado a posição que deve tomar aqui na Terra! Isso é muito triste! Onde está aquela igreja atuante? Onde está a igreja protestante? Está fazendo alianças e até flertando com o seu próprio inimigo! Isso é uma vergonha para nós, irmãos! Qual tem sido nosso papel diante de tudo isso? A igreja hoje tem negociado algo que é inegociável: a sua fé, o evangelho, a sua causa e até a sua alma! Não devemos fazer parte disso, irmãos! Graças a Deus porque ainda existem homens exemplares e igrejas que não se conformaram com este século!
Devemos orar mais, irmãos, pelos nossos governantes, pelos nossos líderes e por nós mesmos submetidos a eles. Devemos respeitá-los e amá-los, mas não devemos negociar nossos princípios, irmãos. É muito triste ver pessoas investidas de autoridade e que devemos respeitar, negociando a sua palavra de homem ou mulher e seus princípios. Irmãos, como Cristo mesmo disse, seremos justificados ou condenados por nossas próprias palavras e atitudes. Então, temos de ter cuidado com o que fazemos e falamos, e com nossa omissão por deixar de fazer o correto que deve ser feito!
É triste ver cristãos a favor de temas como, por exemplo, do casamento homossexual que tem sido discutido como uma das propostas do governo atual. Vários crentes têm vivido de flerte com o inimigo de suas almas!
Como estudamos no livro Autoridade e Submissão, estamos retardando a vinda de nosso Senhor, e o mundo está cada vez mais se afundando. O mundo precisa da igreja. E a igreja têm se conformado com este tempo! Prestemos atenção, irmãos, nas atitudes e palavras de nossas autoridades e também de nossos irmãos. Acautelai-vos! O inimigo de nossas almas pode se disfarçar como um lobo, mas no caso dos homens ele pode se disfarçar de uma bela mulher, no caso das meninas de um belo rapaz, no caso de um político como um político que quer agradar a todos ou que muito promete, e etc. Porém, ele nunca se apresenta de uma forma real, mas sempre disfarçada e maquiada. É nessas horas que temos flertado com nosso inimigo e até o apreciado. Tomemos bastante cuidado, irmãos!
Oremos pelos nossos governantes que serão eleitos e por todas as nossas autoridades! Atenção nos que estão negociando princípios, irmãos! Oremos por eles e por nós, para que nós possamos amá-los e respeitá-los, que eles possam nos amar e nos respeitar, e que nosso Deus possa ser bem representado por essas autoridades!
Que nós, como igreja, não flertemos com o inimigo de nossas almas e nem negociemos o que é inegociável!
Irmãos, que nós não sejamos as raças de víboras! Não sejamos nós, usados pelo diabo como Pedro foi ao querer impedir Jesus de ser crucificado!

Que a igreja não seja omissa (fria)!
Igreja, não negocie seus princípios!
Não se cale diante do que deve ser protestado (protesto é diferente de anarquia)!
Não se conforme com este século!
Ore pelo Brasil, pelas eleições e pelos eleitos!

Henrique Gabriel

DOMÍNIO DA LÍNGUA


Texto bíblico: Tiago 3:1-12


Existem diversas maneiras de se expressar: através da escrita, de um desenho, de um gesto... e, a mais rápida e fácil dentre elas é a fala. A língua desempenha uma importante função na fala e promove uma comunicação tão rápida que muitas vezes as palavras escapam antes de formado o pensamento. Esta característica torna a língua um órgão de difícil domínio e perigoso. E sobre isto, Deus nos alerta através do texto escrito pelo profeta Tiago: “Assim, a língua, pequeno órgão se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva.” (v.5) O texto nos fala sobre os pecados provocados pela língua e o nosso dever de refreá-la. Jesus ensina que aquilo que falamos é capaz de nos contaminar porque é o que procede do coração (Mt 15:16-20), os maus desígnios da humanidade provém de dentro do coração (homicídios, adultérios, prostituição, furto, falso testemunho,
blasfêmia) e quando não há controle no falar, as palavras iníquas contaminam todo o corpo(v.6). No versículo 8, fica claro a incapacidade de se domar a língua por completo, mas não justifica deixá-la dizer o que quiser até porque o dominar da língua é muito mais vantajoso, além de não se autocontaminar com a iniquidade o Senhor deixa vários ensinos na Bíblia a este respeito:

“Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente”. *enganosamente, traiçoeiramente+ 1 Pedro 3:10
“A boca do justo produz sabedoria em abundância, mas a língua da perversidade será desarraigada.” [arrancada] Pv 10:31
“Aquele que responde antes de ouvir, passa por insensato e fica envergonhado." Pv 18:13 “
A língua dos sábios adorna o conhecimento, mas a boca dos insensatos derrama a insensatez.” Pv 15:2

Sabendo disto não temos o porquê preferir deliberar palavras sem sabedoria. Proponho um teste que aprendi a exercitar para tentar aperfeiçoar o que digo!

Antes de falar tente filtrar as palavras, faça o Teste do VNG: O que pretende dizer é...
1º) Verdadeiro
2º) Necessário
3º) Gentil
Se passar pelos 3 “filtros” suas palavras serão muito mais abençoadoras do que malditas.

PENSE NESTE GRANDE DESAFIO!

“Sabeis estas coisas, meus amados irmãos.
Todo homem seja pronto pra ouvir,
tardio em falar, tardio para irar-se.
Porque a ira do homem
não produz a justiça de Deus.” Tg 1:19-20
 
Isabella Sarom

terça-feira, 26 de outubro de 2010

DEUS TUDO EXECUTA


Texto Bíblico: Salmos 57:2


Clamarei ao Deus altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa. Todos nós podemos relatar diversas experiências que tivemos de orações respondidas. São essas graças que fortalecem nossa comunhão com Deus, muito embora a gente saiba que a vida cristã não é um ciclo de “pedir, esperar, receber”, mas sim, um relacionamento dinâmico e pessoal com o Pai Celestial, através de Jesus Cristo.
Aqui neste verso pude perceber a ação invisível de Deus, interferindo no curso de nossa história. E notei um interessante contraste: Ao mesmo tempo em que Ele é o Deus Altíssimo (que habita no céu), Ele também é aquele que por nós tudo executa (está bem pertinho para nos ajudar a caminhar e a triunfar).
Com base nessa palavra, quero desafiar você a viver uma experiência com o Senhor, através do clamor. Não importa o quão distante você esteja dele, é tempo de começar a clamar. Se há pecados não confessados na sua vida, chegue humildemente diante do Pai Celestial e se arrependa de cada um deles. Deixe o Criador “criar” coisas novas para você.

Ele quer executar o desejo do seu coração!

Um novo relacionamento? Ele tudo executa!
Uma porta de emprego? Ele tudo executa!
Uma vida cheia do Espírito Santo? Ele tudo executa!
A restauração da sua família? Ele tudo executa!

Reflita: Devemos clamar por Deus, Ele está com os seus ouvidos atentos ao nosso clamor. Basta se achegar e ele responderá!!!

“Então clame, então grite, então chame por ele”. (Faz chover)

Raíla Vieira de Andrade

DESENVOLVER A SALVAÇÃO COM ALEGRIA


Texto Bíblico: Filipenses 2:17

“Entretanto, mesmo que seja eu oferecido por libação sobre o sacrifício
e serviço da vossa fé, alegro-me e, com todos vós, me congratulo.”


Paulo, quando escreve aos filipenses, fala várias vezes em alegria. Mas, lendo os capítulos 1 e 2 desses livros, vemos que ele se refere a lutas, padecer por Cristo, sofrer humilhações. Paulo os adverte que não sejam intimidados pelos adversários. Isso mostra que eles existem. E que padecer por Cristo é privilégio, é graça de Deus.
Quanto ao serviço cristão, deve ser feito sem murmuração nem contendas, para que possam brilhar como luzeiros num mundo pervertido e corrupto, e para que sejam irrepreensíveis e inculpáveis. Alem de não reclamar é essencial preservar a palavra da vida. E isso é motivo de alegrarem-se. Alegrem-se no Senhor! Como temos trabalhado no serviço do Senhor? Como temos enfrentado as lutas e adversidades? Sempre tem alguém querendo puxar nosso tapete. Como reagimos a isso? Reclamando, arrazoando ou com alegria?Será que podemos dizer como Paulo...

...pra mim o viver é Cristo e o morrer é lucro?


Arlete Costa Ribeiro Barbosa

PRATO PRINCIPAL NO BANQUETE DA VIDA


Texto Bíblico: I Samuel 20

"Em todo tempo ama o amigo,
e na angústia se faz o irmão” (Provérbios 17:17)

Para C.S. Lews amizade é o “prato principal no banquete da vida”. Ele disse ainda que, se tivesse que dar um conselho a um jovem a respeito de um bom lugar pra se viver, diria: “Sacrifique quase qualquer coisa para estar perto de seus amigos”. Amigos são aqueles com quem podemos viver sem máscaras, porque não tememos ser rejeitados, amigo é aquele que conhece você por dentro e, mesmo assim, continua seu amigo. O relacionamento de vocês extrapolou a fase dos possíveis desapontamentos e condições para a manutenção da amizade. A Bíblia diz que “há amigo mais chegado que um irmão”. A amizade é o espaço privilegiado do crescimento pessoal, pois “Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia seu companheiro. E não se esqueça, “ferro com ferro” implica atrito, e todo atrito esquenta e faz faísca. Por isso, amigos que não se estranham, que não batem pontos de vista divergentes, que não se questionam mutuamente, na verdade, não são amigos. “Melhor é a repreensão feita abertamente do que o amor oculto”, isto é amizade que sobrevive às custas da omissão reflete um amor de pouco valor. Ed René Kivits

Você se lembrou de alguém no momento em que lia o trecho acima? Eu também me lembrei! Há alguns que se encaixam perfeitamente, não é? Aqueles em que não tememos a rejeição, aqueles que nos conhecem e apesar de nossos defeitos, dos nossos problemas, eles ficam ao nosso lado. Vamos agradecer a Deus por eles, demonstrar o nosso amor, dar mais de nós aos nossos verdadeiros amigos. Agora, gostaria que você pensasse naquele em quem você tem receio de ser você mesmo, de falar alguma verdade sobre ele na qual ele poderia se ofender e se afastar.Aquele que você teme discordar. Pensou? Então ore por ele também, peça a Deus que a amizade de vocês possa se desenvolver até ao ponto de estar afiados um ao outro, promova momentos de conversa, esteja mais presente na vida dele, pois “sua vida será tão saudável quanto saudáveis forem seus relacionamentos com as pessoas com quem você convive”.

A amizade é estar com o outro na alegria e na tristeza,
mesmo quando não podemos aumentar a alegria e nem diminuir a tristeza.
É uma união de almas que confere nobreza e sinceridade ao amor,
 fazendo a vida brilhar intensamente.
ABENÇOADOS AQUELES QUE DÃO A VIDA PELOS AMIGOS. Henri Nowe.

Juliana Ribeiro Barbosa

UMA VIDA ABUNDANTE


Texto Bíblico: Salmos 37


Este é o salmo da confiança. Confiar na justiça humana? Confiar na força e no conhecimento que pensamos ter? Confiar nas riquezas ou no poderio econômico? Não. Nossa confiança deve ser sempre depositada no Senhor. Contra os males da ansiedade que nos maltratam diariamente, Deus fornece o antídoto: “Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nEle, e Ele tudo fará” (v. 5).
No Salmo vemos inúmeros exemplos de ações iníquas; pessoas maquinando o mal; voltadas para seus próprios interesses; cheias de prepotência; orgulho; e muito mais. Um verdadeiro retrato dos dias modernos. Entretanto, Deus nos exorta a não compactuar com os ímpios e tampouco exercer a nossa pobre justiça, pois o verdadeiro juízo procede de Deus. Ele conhece os nossos corações. O Senhor esquadrinha as nossas mentes e no devido tempo trará justiça ao mundo. Confiar em Deus é andar na contramão do mundo. É fazer o bem enquanto todos executam o mal. É esperar nEle enquanto todos se desesperam em busca de poder, riquezas, alegrias vãs, enfim, coisas fugazes. A pessoa que confia no Senhor tem um coração manso, renovado, um coração de carne que tomou o lugar de um coração embrutecido, duro como uma pedra. Vejam o verso 3: “Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado.” Outras promessas maravilhosas se espalham pelo salmo: “Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz” (v. 11); “Aparta-te do mal e faze o bem; e terás morada para sempre”.
“A felicidade deve ser cultivada. O salmo apresenta uma série de lições práticas que devemos observar para termos uma vida produtiva:
a) fazer o bem: (v. 3);
b) deixar a ira; abandonar o furor: (v. 8);
c) não ter inveja: (v. 1);
d) apartar-se do mal (v. 27); etc.
Quanto ao verso 4, o convite é para que nos alegremos no Senhor. Ao contrário de todos os ímpios retratados no texto, nossa alegria é verdadeira, é eterna, pois nos deleitamos em servir ao Senhor; andar nos seus caminhos; buscar a sua justiça. A promessa para quem atende o apelo de Deus vem em seguida: “Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração”. Deus concede os desejos do coração de uma pessoa transformada, quebrantada, uma pessoa que reconhece sua imperfeição, o seu pecado e se submete, confia e adora ao Deus que restaura, alimenta e dignifica: “Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e ele deleita-se no seu caminho” v. 23; “O Senhor conhece os dias dos retos, e a sua herança permanecerá para sempre” v. 18.

“Mas buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça,
e todas estas coisas vos serão acrescentadas” Mt. 6:33.

Reflita: “Para os que confiam em Deus há preciosas promessas. Os crentes viverão tendo alimentação, segurança e habitação. Os anelos de seu coração serão alcançados. Quem confia em Deus deleita-se nEle, agradando-o em tudo, absorve a vontade do Senhor. Os desejos de seu coração descobrem-se de pleno acordo com os desejos do coração de Deus.”

(Inspirado em devocional obtida no endereço:
(com adaptações)


Marco Antônio Ribeiro da Cruz

PAI NOSSO QUE ESTÁS NO CÉU...


Texto Bíblico: Mateus 6:9-13


“Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas,
 também vosso Pai celeste vos perdoará;
se, porém não perdoardes aos homens [as suas ofensas],
tampouco vosso Pai vos perdoará as vossaofensas.” (Mateus 6:14,15)

A oração do Pai nosso é realizada com grande frequência por pessoas de diversas crenças e, tanto estas pessoas como nós cristãos muitas vezes a fazemos sem observar o real significado das palavras ditas. Contudo quando oramos o Pai Nosso:
  • “Pai nosso, que estás no céu” (v.9): reconhecemos que Deus é nosso Pai, porque os que o aceitaram são chamados de filhos de Deus, “Mas agora, ó Senhor, tu és nosso Pai, nós somos o barro, e tu, nosso oleiro; e todos nós, obra das tuas mãos.” Is.64:8.
  • “Santificado seja o teu nome” (v.9): declaramos que é Deus é Santo e seu nome está sobre todo nome, assim a Ele seja toda honra, glória e louvor, “Tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome.” Sl 96:8.
  • “Venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu” (v. 10): estabelecemos que a vontade de Deus é que deve ser feita e não a nossa, assim abrimos mão do nosso querer para que o de Deus se realize, reconhecendo a autoridade Dele tanto na terra como no céu, “E esta é a que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve.” 1 Jo 5:14.
  • “O pão nosso de cada dia dá-nos hoje” (v. 11): pedimos a Deus o nosso sustento, para que Ele satisfaça as nossas necessidades, e como nosso Pai ele garante a provisão necessária aos seus filhos, “Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanha, pois o amanha trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.” Mt 6: 34
  • “E perdoa-nos” (v. 12): pedimos para Deus perdoar os nossos erros ou falhas, mostrando um coração de arrependimento e confissão perante o Pai, “Tende convosco palavras de arrependimento e convertei-vos ao Senhor; dizei-lhe: Perdoa toda iniquidade, aceita o que é bom e, em vez de novilhos, os sacrifícios dos nossos lábios.” Os 14:2
  • “E não nos deixe cair em tentação, mas livra-nos do mal” (v. 13): o Senhor nos conhece, Ele sabe das nossas fraquezas, assim pedimos que o Pai não nos deixe andar por caminhos de perversão e tentação e que, estejamos longe de todo mal que o mundo possa nos oferecer e contaminar, “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.” 1 Co 10:13.
  • “Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre” (v. 13): e após concluir a oração, reconhecemos a grandeza e a glória de Deus, que são eternas, “Teu, Senhor, é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade; porque teu, é tudo quanto há nos céus e na terra; teu, Senhor, é o reino, e tu exaltaste por chefe sobre todos.” 1 Cr 29: 11.

Reflita: Faça a oração do Pai Nosso com o coração convicto das palvras proferidas, para que não seja apenas uma oração por costume ou prática mas, de total comunhão e sinceridade com o Pai. “Bem sei, me Deus que tu provas os corações e que da sinceridade te agradas .” 1 Cr 29: 17.


Hélia Mendes de Oliveira

DESÇA, ANTES QUE VOCÊ CAIA.


Texto Bíblico: II Samuel 11: 1-27

 
“O Senhor detesta os orgulhosos de coração. Sem dúvida serão punidos”. (Provérbios 16:5)


Nas férias, eu e meu esposo, viajamos para o Rio de Janeiro. E um dos pontos turísticos que fomos foi o Cristo Redendor, eleito uma das maravilhas do mundo. Lindo e emocionante o trajeto é de aproximadamente 3.800 metros até alçar o lugar mais alto do morro do Corcovado. Quando chegamos ao topo, a vista é bela. Mas, tudo se torna muito pequeno...as pessoas na praia eram como pontos numa folha de papel e os barcos na enseada de Botafogo como barquinhos de brinquedo. Só que percebi que ficar muito tempo em altas altitudes, causa sofrimento de dois dos nossos sentidos: audição e visão. Isso porque é difícil ouvir e focalizar as pessoas quando se está acima delas. Você não consegue distinguir umas das outras. Você não as ouve, não as vê. Você está acima delas.
Essa experiência define muito bem a palavra ARROGÂNCIA. Segundo o dicionário Aurélio, arrogância é orgulho que se manifesta por atitudes altivas; soberba. É quando você está acima das pessoas. Você pensa em si mesmo. E vou utlizá-la para explicar o que aconteceu com Davi em II Samuel. Davi está no auge do sucesso. Israel está se expandindo. A nação está prosperando. Não há derrotas no campo de batalha. Não há manchas em sua administração. Davi é amado pelo povo e servido pelos soldados. Davi está lá no alto. E é no alto que ele vê Bate-Seba tomando banho. E ele gosta do que vê. Por isso ele pergunta sobre ela. Um servo volta com a seguinte informação com uma adverdência: “É Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o hitita” (II Sm 11: 3). Mas, Davi não ouve a dica do servo, e manda buscá-la, e se deita com ela. E manda Urias para a frente da batalha para ser morto. Preste atenção no que Deus declara a Davi por meio de Natã: “Eu o ungi rei de Israel, e livrei-o das mãos de Saul. Dei-lhe a casa e as mulheres do seu senhor. Dei-lhe a nação de Israel e Judá. E, se tudo isso não fosse suficiente, eu lhe teria dado mais ainda. Por que você desprezou a palavra do Senhor, fazendo o que ele reprova? Você matou Urias, o hitita, com a espada dos amonitas e ficou com a mulher dele.” (II Sm 12:7-9).
A história de Davi e Bate-Seba é mais uma história de poder do que uma história de luxúria. Não gosto desse Davi que manda demais, que envia, que exige, que usa as pessoas. Prefiro o Davi que adora, que escreve salmos....o Davi simples. Davi estava lá no alto havia muito tempo. O ar rarefeito mexeu com seus sentidos. Ele não pôde ouvir as advertências do servo ou a voz da sua consciência. Nem pôde ouvir seu SENHOR. O pico ensurdeceu seu ouvidos e cegou seus olhos. Davi não viu simplesmente Bate-Seba. Ele viu Bate-Seba tomando banho. A viu como uma conquista e não como a esposa de Urias, a filha de Israel, a criação de Deus. Davi se torna uma pessoa arrogante. Deve ser por isso que Deus odeia a arrogância. “O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda”. (Pv 16:18). Deus detesta ver seus filhos caírem.

Reflita: Não cometa o erro de Davi. É muito mais prudente descer a montanha do que cair dela. Seja humilde - pense menos em si mesmo e mais nos outros. Veja e ouça as pessoas. “...ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, pelo contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu.” (Rm 12: 3).

Pense: Quando se é arrogante só se perde.


Fabiana Moraes Pereira