Pesquisar no blog

sexta-feira, 6 de agosto de 2010


“Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.” Mt: 6: 28-29

MATEUS 6: 25-34

Vivemos sempre pensando no que faremos amanhã, preocupados com trabalho, família, estudo, contas a serem pagas, no que preciso comprar, dentre diversas outras coisas que devemos fazer ou almejamos conquistar.

Mas, neste texto de Mateus podemos ver claramente como Deus diz que não devemos viver ansiosos pelo que há de acontecer, mais importante para Deus não são as coisas materiais que conquistamos na terra e, sim a nossa vida, a nossa salvação. Como diz no versículo 30: “Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?”, e assim, se Deus, nosso Pai cuida e promove o sustento das plantas que são lançadas ao fogo, e nós que somos seus filhos Ele concederá cuidado e graça sem medidas.

O que precisamos é entregar e confiar nossa vida, sonhos, planos (tudo o somos e temos) a Deus e, esperar que no tempo e momento certo Ele agirá. Temos o grande defeito de achar que tudo deve acontecer ao nosso tempo, porém, Deus responde de três formas “sim”, ”não” e ”espere”, sendo o último o mais difícil de compreender pela nossa ansiedade de não saber entregar o amanhã nas mãos de Deus.

Tenha fé, creia que o Senhor te sustentará e proverá todos os desejos e sustento da sua vida, “Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará.” Sl 37:5. Que possamos ser como as aves do céu e os lírios do campo, buscar viver sem ansiedade pelo amanhã, porque o Senhor conhece nossa vida, nossas necessidades...o que Ele espera é confiemos Nele.

"Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal." Mt 6:34


"Buscai primeiro o reino de Deus,
e a sua justiça,
e todas estas coisas vos
serão acrescentadas
A l e l u i a , A l e l u i a, A l e l u i a..."

Hélia Mendes de Oliveira

VONTADE DE DEUS


Texto Bíblico: Efésios 5:17

Em vários momentos da vida, nos deparamos com decisões importantes e às vezes não colocamos tais decisões na presença de Deus o que resulta em grandes frustrações no futuro.

De que adianta então fazermos a oração do Pai Nosso se não a cumprimos? – “venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu.” (MT.6:10).

Como lemos no texto bíblico, precisamos buscar e compreender a vontade de Deus em nossas vidas, e assim, deixá-lo agir, mas isso realmente não é fácil, pois para chegarmos a esse ponto de entrega a Deus e deixar a vontade Dele se cumprir precisamos estar em constante comunhão com o Pai, através da oração e um compromisso de conhecer mais da sua Palavra.

Porém quando a dificuldade chega não nos lembramos disso e nos revoltamos contra Deus e todo mundo, mas tudo tem um propósito, até mesmo as dificuldades, pois é nos momentos difíceis que o Senhor mede o tamanho da nossa fé e é passando por esses momentos que Ele nos fortalece para seguirmos em frente deixando o Senhor agir em nós e compreender que: Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor. (PV.19:21).

Sarah Mendes de Oliveira

RECIPIENTES DA GRAÇA DE DEUS


Textos Chave: (I Samuel 24:3-15, 26:22-25)

Louvar significa elogiar, exaltar, enaltecer, glorificar e bendizer.
Davi louvava a Deus de todo seu coração. Ele foi chamado de “um homem segundo o coração de Deus”.
Mas, o que Davi tinha de tão especial para atrair o coração de Deus?
Ele se tornou um recipiente da Graça de Deus.
E como nos tornamos recipientes da Graça de Deus? Como atraímos o coração de Deus? Como louvar a Deus como Davi louvava?
Quando reconhecemos o dono do líder - Deus. E quando perdoamos e temos misericórdia dos inimigos que se levantam contra nós “os Sauls”.
Davi primeiramente reconhece o dono de Saul ao dizer: “Ele te entregou nas minhas mãos hoje, mas eu não levantaria a mão contra o ungido do SENHOR” (I Samuel 26:23). Mesmo que não aprovemos o comportamento do líder, devemos reconhecer o dono do líder – Deus. “Pois não há autoridade que não venha de Deus” (Romanos 13:1).
E posteriormente, Davi perdoa Saul reconhecendo que a vingança pertence a Deus. “O SENHOR julgue entre mim e ti. Vingue ele os males que tens feito contra mim, mas não levantarei a mão contra ti...O SENHOR seja o juiz e nos julgue” (I Samuel 24:12-15). Perdoar não é justificar, não é fingir, não é loucura. Perdão é optar por ver o ofensor com olhos diferentes. Você não justifica ou aceita o ofensor. Você simplesmente coloca o que pensa sobre ele diante de Deus. Você vê seu inimigo como um filho de Deus e a vingança como algo que cabe a Deus. Não desista dos “Sauls” que se levantam contra ti. Mesmo que tenham feito coisas inconcebíveis, inaceitáveis e imperdoáveis. O seu trabalho ainda não terminou. Pois Deus não desiste de nenhum deles. Talvez eles estejam fora da vontade de Deus, mas não fora do alcance de Deus.

Pense: Você tem perdoado os “Sauls” que se levantam contra você? Você tem reconhecido o seu líder como um ungido de Deus? Você tem se posicionado como Saul ou como Davi?

Reflita: Nós, como Saul, recebemos Graça.

Nós, como Davi, podemos transmiti-la gratuitamente.

Fabiana Moraes Pereira

CADA UM DE NÓS É ESPECIAL PARA DEUS


Leia Lucas 15:1-2

Jesus estava disposto a se relacionar com todo tipo de pessoa – não importava o que os outros pensavam delas. Isto mostra a disposição de Deus em aceitar todas as pessoas e a nossa condição igualitária diante de Deus. Jesus só condenava as pessoas, se elas se considerassem melhores do que o seu próximo (Lucas 18:9-14).

Em nosso trabalho com pessoas e comunidades, precisamos trabalhar com o pobre e o oprimido – e não por eles. Precisamos valorizar cada pessoa e ajudá-las a se sentirem mais positivas sobre si mesmas. Precisamos desenvolver a nossa capacidade de ouvir e compreender.

Quão bom você é em ouvir as preocupações de outras pessoas? Você realmente ouve e incentiva as pessoas a compartilharem as suas preocupações, ajudando-as a descobrir o que devem fazer? Ou você só fica esperando uma pausa na conversa para dar-lhes o seu conselho?

O que você gostaria que fosse diferente em sua vida? O que você está disposto a fazer para que mudanças aconteçam? Você precisa de ajuda e apoio de outros? Ou de Deus?

O que você acha de si próprio? Você acha que o seu conhecimento e treinamento foram alcançados por esforço e trabalho árduos? Ou você considera as suas capacidades um presente de Deus – para serem compartilhadas livremente com os outros?

Pense sobre como você trata as pessoas com quem trabalha. Elas são pessoas com potencial – ou pessoas com problemas enormes? Como Deus as considera?

Ore para que possamos sempre ver as pessoas como Deus as vê.

Tayene de Sena Ferreira

A PAZ!


"Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz.
Neste mundo vocês terão aflições;
contudo, tenham bom ânimo. Eu venci o mundo." João 16:33


"Pode acontecer que o dia não amanheça bem. A má notícia que chegou,
a alegria que partiu e a paz se foi..." Davi Sacer/Ronald Fonseca

Quem nunca teve vontade de dizer: "_ Para o mundo que eu quero descer!"?
Incertezas, medo, abandono, desamor, solidão, injustiça, ódio, rancor, mágoa, angústias, violência, dor, tristeza...
E aí? O que fazer?
Tentamos soluções das mais variadas, porém... sem sucesso!
Mas, eu tenho uma BOA NOTÍCIA pra você e pra mim!!!
Um dia, passando por uma angústia muito grande, ouvi a voz suave de Jesus me dizendo "vinde a mim e eu te darei descanso..."
E eu fui, contei a ele minha dor, e ele me ouviu!!!
Foi então que experimentei o milagre da paz! A verdadeira paz! Nesse dia, pude fazer como Jesus fez, dormir durante a tempestade!!!

Ao nos apropriarmos das promessas do Senhor, podemos desfrutar de bênçãos que o mundo jamais conhecerá!

Senhor, como é bom saber que em Ti encontramos a paz. A tranqüilidade que vem mesmo em meio as lutas e aflições. Contigo sei que não estou só e se uma tempestade me atingir não preciso temer, pois os ventos e o mar lhe obedecem. Quero confiar em Ti e nunca desanimar e, assim como Davi posso dizer também: "Eu clamo pelo Senhor na minha angústia e Ele me responde." (Sl 120:1)

Amém!
Juliana Ribeiro Barbosa